Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Dia Nacional da Botânica é comemorado no campus Porto Alegre

Dia Nacional da Botânica é comemorado no campus Porto Alegre

Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2024, 08h13 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2024, 08h13 | Acessos: 70

Em17 de abril foi celebrado, no Campus Porto Alegre, o Dia Nacional da Botânica. Foi realizada uma roda de conversa sobre a história e a relevância da exuberante flora nativa do Brasil promovida pelo  projeto de Ensino “Pra não dizer que não falei das flores”.

A roda de conversa contou com a participação de estudantes do curso técnico em Meio Ambiente, curso técnico em Biotecnologia, Tecnólogo em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências da Natureza, além da profa. Helen Scorsatto Ortiz e do Diretor de Ensino, Denírio Marques.

O projeto, que é desenvolvido pela professora Márcia Bündchen e pelo bolsista Leonardo Correa Barros, consiste em um grupo de estudo sobre a flora nativa que realizará, periodicamente, diferentes atividades embasadas pelas premissas da aprendizagem significativa e da educação adaptativa. A proposta visa aumentar a motivação para o estudo, melhorar o interesse e a participação da(o)s aluna(o)s, além de ampliar o conhecimento de conceitos e eventos biológicos, relacionando-os com outros aspectos da vida cotidiana.

O Dia Nacional da Botânica foi instituído em 1994, em comemoração ao nascimento do botânico Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), que percorreu o Brasil entre 1817 e 1820 realizando uma das mais importantes pesquisas botânicas do mundo.

Um dos resultados mais impactantes de seu trabalho foi a publicação da Flora Brasiliensis, obra com 15 volumes, que descreve 22.767 espécies de plantas brasileiras. A Flora Brasiliensis foi publicada entre 1840 e 1906 por Martius e outros eminentes colaboradores e hoje encontra-se totalmente digitalizada e acessível para consulta.

Acesse a Flora Brasiliensis aqui: https://florabrasiliensis.cria.org.br/index

Quer saber mais sobre Martius? Acesse a Biblioteca Brasiliana Guita e José MIndlin: https://www.youtube.com/watch?v=sQcXwAo1KSQ