Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Formação pedagógica 2023/1 do Campus Porto Alegre acontece nos dias 23 e 24/02

Formação pedagógica 2023/1 do Campus Porto Alegre acontece nos dias 23 e 24/02

Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 07h35 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 14h10 | Acessos: 1064

Evento é voltado a servidores do IFRS - Campus Porto Alegre e estão programadas palestras, reuniões e outras atividades paralelas

O ano letivo está quase começando e os servidores do IFRS - Campus Porto Alegre já estão se preparando!

Conforme previsto no Calendário Acadêmico vigente, será realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro, a Formação Pedagógica 2023/1, destinada a servidores docentes e técnico-administrativos do Campus Porto Alegre. Toda a programação será realizada presencialmente, nos turnos manhã e tarde, das 8h às 17h. Estão previstas palestras, reuniões e atividades paralelas, que acontecerão tanto no átrio do Campus quanto em salas de aula e laboratórios de informática.

O evento começa às 8h com uma apresentação musical do artista Jimi Barba (@jimibarba), que será seguida pela fala de abertura com a Direção-geral do Campus. Logo depois, a Diretoria de Ensino apresenta as atividades programadas para os dois dias de formação e orientações sobre elas. Na sequência, está prevista uma atividade de integração, incluindo momento de ginástica laboral. Após, acontece a palestra de abertura Comunicação Não Violenta: perspectivas para a Educação e para o Trabalho, com o psicólogo Tiago da Rocha Ribeiro, da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS).

Servidor/a! Na manhã do dia 23, haverá também um café da manhã colaborativo. Colabore trazendo um lanche coletivo e sua caneca/xícara indívidual!

A organização da Formação Pedagógica está a cargo da Comissão Organizadora designada pela Portaria nº 013/2023.

Confira AQUI a programação completa (formato PDF).

Sobre os palestrantes

Para dia 23, às 9h30, no átrio, está programada a palestra Comunicação Não Violenta: perspectivas para a Educação e para o Trabalho, com o psicólogo Tiago da Rocha Ribeiro, membro da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS). Ele será acompanhado por equipe da SPRGS composta pelos colegas Alice Weidle, Carolina Castanheira Rego, Ketlin Costa, Silvia Andréia Marmontel Matos e Viviane Castelli. Tiago é Psicólogo graduado pela Ulbra Guaíba, Mestrando em Psicologia Social pela PUC/RS, Especializando em Terapia Cognitiva Comportamental pela Wainer Psicologia e em Sexologia Clínica pelo CEFI - Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, Docente dos Cursos de Psicologia da Ulbra Guaíba e São Jerônimo e Coordenador Geral da Liga de Estudantes e Recém-formados da SPRGS.

Já no dia 24, às 8h, também no átrio, ocorre a palestra Direitos indígenas, reconhecimento e inserção no espaço escola, que trará como palestrante a professora Suzana Kaingang, mestre em Direito e em Educação e assessora jurídica da organização indígena Instituto Kaingáng (Inka). Essa atividade conta com a parceria da Assessoria de Relações Étnico-Raciais (ARER) da Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFRS, e colaboração do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Porto Alegre.

Ainda no dia 24, à tarde, entre as atividades paralelas com início às 13h30, no auditório 923 da Torre Sul está prevista a palestra Possibilidades da EaD no Campus POA, com Júlia Marques Carvalho da Silva, professora do Campus Bento Gonçalves e Coordenadora de Educação a Distância (CEaD) do IFRS. Júlia é Bacharel em Ciência da Computação, Mestre em Ciência da Computação, Doutora em Informática na Educação e pós-doutora em Computação.