Formação Pedagógica 2026/2 reúne servidores do Campus em debate sobre planejamento e inteligência artificial
O Campus Porto Alegre realizou, na terça-feira (6), a 1ª etapa da Formação Pedagógica 2026/2, sob o lema "Planejar juntos para transformar realidades". Durante a manhã, das 8h às 12h, servidores e servidoras participaram de uma programação voltada à reflexão sobre o momento atual da instituição e sobre os desafios e as possibilidades que a tecnologia traz para o ensino.
Para o diretor de ensino, Profº. Denirio Marques, o encontro tem um significado que vai além da programação. "A Formação Pedagógica é um importante momento de encontro, diálogo e reflexão coletiva, que fortalece os vínculos entre os servidores e contribui para pensar os desafios e os caminhos da educação no Campus Porto Alegre", destacou.
Café pedagógico
A manhã começou com o Café Pedagógico, momento de acolhimento e integração entre colegas. A proposta incluiu um convite à sustentabilidade: os participantes foram incentivados a levar a própria caneca, gesto simples que contribui para a redução de resíduos.
Nosso Campus em perspectiva
Na sequência, o diretor-geral do Campus, Profº. Sérgio Viana, apresentou "Nosso Campus em Perspectiva: presente, desafios e caminhos". Ele apresentou um panorama institucional com informações sobre orçamento, matrículas e composição das demandas, além dos desafios atuais.
Um dos pontos abordados foi a matriz orçamentária da Rede Federal. O diretor explicou como os recursos são distribuídos entre os Institutos Federais e, dentro do IFRS, entre os campi e a Reitoria. Também apresentou a parcela destinada ao Campus Porto Alegre, comparando as matrizes de 2026 e 2027, o que ajudou a situar o grupo sobre o cenário em que o planejamento institucional vai se desenvolver.
Tecnologias educacionais e inteligência artificial
Após o intervalo, o professor Dr. Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho, do IFSul, ministrou a palestra "Tecnologias Educacionais e Inteligência Artificial: possibilidades, desafios e perspectivas para a Educação Profissional e Tecnológica". Ele apresentou um panorama de como a inteligência artificial vem se desenvolvendo no mundo e ressaltou que ela deve ser vista como uma ferramenta para facilitar o dia a dia. Para mostrar isso na prática, o palestrante demonstrou o uso de IAs em tarefas do cotidiano, como a construção de formulários.
A manhã terminou com um espaço aberto para perguntas, diálogo e compartilhamento de reflexões a partir dos temas discutidos, reforçando a construção coletiva que marca a Formação Pedagógica.
A 2ª etapa da Formação Pedagógica 2026/2 será realizada no dia 5 de novembro, no turno da tarde.


Redes Sociais