Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica: I Encontro Numem/IFRS recebe inscrições de trabalhos para apresentação
Início do conteúdo da página

História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica: I Encontro Numem/IFRS recebe inscrições de trabalhos para apresentação

Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2023, 12h17 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2023, 15h34 | Acessos: 434

O encontro ocorrerá nos dias 03 e 04 de outubro, no formato virtual, e terá como temática “Memórias e Acervos da Educação Profissional e Tecnológica” 

O primeiro Encontro do Núcleo de Memória do IFRS: História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica ocorrerá nos dias 03 e 04 de outubro de 2023, com o tema central “Memórias e Acervos da Educação Profissional e Tecnológica”. O evento terá palestras e sessões de apresentações de trabalhos direcionadas a estudantes, servidores, pesquisadores e extensionistas de instituições de ensino técnico e tecnológico, assim como pesquisadores ou interessados na história da educação de todo o Brasil.

As atividades serão on-line, transmitidas pelo canal do YouTube do Núcleo de Memória do IFRS

Submissões de trabalhos

Os interessados em submeter trabalhos podem obter mais informações na página do evento, no site do Numem. O prazo para inscrições vai até 31 de agosto de 2023. São esperados trabalhos sobre temáticas da história da educação profissional e tecnológica, entre elas: patrimônio e cultura escolar, história e memória institucional, história do currículo, história dos profissionais da educação e estudantes.

As pesquisas e ações apresentadas deverão contribuir para a conscientização histórica, o desenvolvimento de ações de cidadania e de políticas voltadas ao aprimoramento do ensino profissional no país. Os artigos apresentados e aprovados nas sessões de comunicação serão publicados em livro eletrônico. 

As sessões de apresentação de trabalhos ocorrerão pelo Google Meet, sem transmissão pelo YouTube. 

Abertura do evento

A conferência  de abertura abordará o tema: “O Rio dos Trabalhadores” e a História de Trabalho-educação e será proferida pela professora Maria Ciavatta, titular em trabalho-educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Confira todas as informações na página do evento, no site do Numem IFRS. Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail: ifrs.numem@ifrs.edu.br.

O encontro é organizado pelo Núcleo de Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Numem IFRS).

 

 

Programação

03 de outubro de 2023

14h – Abertura e Conferência

O trabalho como fonte de pesquisa – “O Rio dos Trabalhadores” e a História de Trabalho-educação

Profa. Dra. Maria Ciavatta

Professora Titular em Trabalho-educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – Currículo Lattes

16h às 18h – Sessões de apresentação de trabalhos

19h – Mesa Redonda: Acervos em Educação Profissional e Tecnológica

Profa. Dra. Olivia Morais de Medeiros Neta

Centro de Educação UFRN/PPG em Educação Profissional IFRN – Currículo Lattes

Profa. Dda. Júlia Naomi Kanazawa

Centro Paula Souza/SP – Currículo Lattes

 

04 de outubro de 2023

14h às 18h – Sessões de apresentações de trabalhos

19h – Mesa Redonda: Experiências de história e memória da Educação Profissional e Tecnológica

Profa. Dra. Maria Cristina Caminha de Castilhos França – PPG Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) IFRS Campus Porto Alegre – Currículo Lattes

Prof. Dr. Mário Lopes Amorim – PPG em Tecnologia e Sociedade UFTPR – Currículo Lattes

 

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->