Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > IFRS promove aula magna do projeto de capacitação profissional para egressos do sistema prisional

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 11h11 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 11h11 | Acessos: 371

Ocorreu na sexta-feira, 2 de setembro de 2022, no Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), a aula magna do Projeto Alvorada. A iniciativa visa à inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional. São 20 estudantes, indicados pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e pelo Conselho Penitenciário Estadual (Conspen), que estão realizando o curso de microempreendedor individual no Campus Porto Alegre.

Com o tema “Desafios da Segurança Cidadã”, a aula magna foi ministrada pelo sociólogo e professor Dr. José Vicente Tavares dos Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no auditório do 9º andar do Campus. A abertura do evento contou com a presença do reitor do IFRS, Julio Xandro Heck, do pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, do diretor-geral do Campus Porto Alegre, Fabrício Sobrosa Affeldt, além do coordenador do projeto Alvorada no IFRS e servidor do Campus Viamão, Robério Corrêa, e do juiz da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da Capital, magistrado Sandro Luz Portal. Antes da palestra, houve uma apresentação musical dos artistas W. Negro e Gean Andrade, proporcionando um momento cultural.

O projeto, que está em desenvolvimento desde maio deste ano e vai até dezembro, é uma parceria entre IFRS e Ministério da Justiça por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A iniciativa envolve os campi Porto Alegre, Alvorada e Viamão e tem por objetivo instrumentalizar o estudante para a abertura do seu próprio negócio, considerando que são um público que têm dificuldade de se recolocar no mercado de trabalho e conseguir um emprego formal, pela condição de serem ex-apenados.

A ideia do curso é que eles possam desenvolver modelos de negócios e trabalhar por conta própria. O curso é composto por 500 horas, incluindo as aulas durante cinco meses, mais três meses de incubação, totalizando 8 meses no IFRS. Esse é o diferencial, além de serem capacitados, depois do curso eles recebem um recurso financeiro de custeio para iniciar seu próprio negócio. E um período de incubação onde terão suporte e apoio da instituição e tutoria dos professores para dar os primeiros passos até que consigam caminhar com as próprias pernas. Essa incubação é iniciada dentro do IFRS, explica o Pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini.

Os estudantes recebem também durante o curso um recurso de fomento de custeio de seus projetos mensal de R$ 1.115,00, além de apoio psicossocial o projeto conta também com psicólogo e atendente social para dar uma atenção e fazer o acompanhamento desses estudantes.