Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > IFRS é avaliado como o melhor Instituto Federal do Brasil

IFRS é avaliado como o melhor Instituto Federal do Brasil

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 10h23 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2024, 10h27 | Acessos: 401

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foi avaliado com a maior nota no Índice Geral  de Cursos (IGC) entre os 38 Institutos Federais do país. O IGC é um indicador de qualidade da educação, avaliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Os dados foram divulgados em 02 de abril de 2024.

O IFRS figura na faixa 4 do índice, que é medido numa escala de 1 a 5 em ordem crescente. Os dados referentes ao ano de 2022 estabeleceram nota 3,3878 para a Instituição. Ao longo das últimas avaliações, o IFRS pulou da quarta colocação para o topo do ranking dos Institutos Federais.

Para calcular o Índice Geral de Cursos se usa a média de desempenho de cursos de graduação, nos últimos três anos, combinada com conceitos de programas de pós-graduação, avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com o reitor, Júlio Xandro Heck, a conquista é fruto do empenho e constante busca pela melhoria. “Chegarmos ao maior IGC entre todos os IFs do Brasil é resultado de um trabalho intenso, coordenado e organizado que acontece há muitos anos e que agora se materializa nisso. É fruto de investimentos em políticas e ações de ensino, pesquisa e extensão!  Mas, principalmente, é resultado da dedicação e do comprometimento das gestões institucionais e dos nossos servidores, em todas as unidades!”

Para o Diretor-Geral do Campus Porto Alegre, Sérgio Wesner Viana, essa conquista “corresponde a todo o esforço que nossa instituição tem feito, tanto os professores como os técnicos administrativos. Demonstra também o compromisso que nós temos com nossos cursos técnicos, superiores, tanto os de graduação como os de pós-graduação, com a pesquisa e a extensão que acaba refletindo no Índice. É um resultado que todos nós, enquanto comunidade, devemos nos orgulhar, pois é o reflexo do nosso trabalho, que retrata o engajamento do IFRS, de fato, na sua missão, que é oferecer uma educação pública, gratuita e de qualidade.”

O INEP também divulgou os CPCs de 12 cursos de graduação do IFRS referentes ao ano de 2022. Através do Enade, o indicador considera o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação, a infraestrutura e os recursos didáticos do curso, o número de alunos matriculados e o corpo docente por meio de sua titulação e regime de trabalho.

“Os resultados globais são motivo de orgulho e de satisfação para todos nós. Além disso, vimos o SPG melhorar alcançando a faixa 4 no CPC e superando o resultado da avaliação anterior que nos colocava na faixa 3. Esse resultado é fruto do trabalho desenvolvido por todos os docentes do Curso em parceria com nossos alunos. Mas também é preciso reconhecer o trabalho das coordenações que me antecederam, afinal assumi esta Coordenação recentemente, quando a avaliação já estava concluída. Agora, fica o desafio de seguir melhorando, tendo por objetivo chegar no inédito conceito 5", destaca Clúvio Soares Terceiro, coordenador do curso superior em Processos Gerenciais.

Saiba mais em www.ifrs.edu.br