Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Convite: Inauguração da nova Biblioteca na sede Centro do Campus Porto Alegre ocorre nesta sexta-feira

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2011, 19h27 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2011, 19h27 | Acessos: 3209

Será realizada nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, às 16 horas, a inauguração da nova Biblioteca Clovis Vergara Marques, na sede Centro do IFRS Campus Porto Alegre (entrada ao lado do acesso principal do prédio, na Rua Voluntários da Pátria, 506). Toda a comunidade do IFRS está convidada a participar.

Após a inauguração, haverá um bate-papo com escritores destacados da comunidade gaúcha, entre eles Antônio Xerxenesky, finalista do Prêmio Açorianos de Literatura deste ano na categoria CONTO, e Lú Thomé, vencedora na categoria DESTAQUES DO ANO no Prêmio Açorianos de Literatura de 2010.

Entre os investimentos feitos na montagem da nova biblioteca do Campus Porto Alegre, foram adquiridos cerca de R$ 500 mil em livros para todos os cursos do IFRS (técnicos e superiores), sendo duas mil novas obras, totalizando 15 mil novos exemplares no acervo.

Somados aos antigos 20 mil exemplares já existentes na biblioteca, entre livros, folhetos, Produções Intelectuais, Multimeios, com as novas aquisições e mais o acervo da ULBRA que ficou no prédio, no final de 2011 a biblioteca contará com um acervo de aproximadamente 38 mil exemplares.

De acordo com o servidor Filipe Xerxenesky da Silveira, bibliotecário e coordenador da biblioteca Clovis Vergara Marques desde 2009, no prédio antigo o espaço possuía metragem de aproximadamente 150 m2 e não contava com sala de estudos para os usuários. Já a nova biblioteca ocupará uma área de cerca 400 m2, com espaços para estudos em grupo e individual para os usuários e, além disso, todos os computadores para acesso ao catálogo e pesquisas na internet são novos.

“Na maioria das instituições, a biblioteca é só mais um espaço de visitas semanais, onde os alunos escolhem um livro e sentam-se individualizados, fazendo a leitura silenciosa do livro escolhido e sendo reforçados quanto à questão do silêncio que se deve manter no local. Estamos repensando a idéia de biblioteca, a fim de torná-la um espaço de troca de experiências, de novas formas de lidar com a leitura, de circulação do conhecimento, já que nela encontra-se um rico acervo bibliográfico”, ressalta Filipe.

Atualmente a equipe da biblioteca conta com dois bibliotecários, dois auxiliares de biblioteca, sete bolsistas de bolsa permanência e seis estagiários curriculares do curso Técnico em Biblioteconomia do Campus Porto Alegre, atuando no atendimento ao público e organização do ambiente.

Ainda segundo o bibliotecário, em julho de 2010 foi realizada uma pesquisa para avaliar a satisfação dos usuários da biblioteca. As principais reclamações foram sobre o espaço reduzido, dos computadores que não funcionavam e do acervo desatualizado.

Conforme observa ele, com o apoio constante da Direção do IFRS Campus Porto Alegre e da equipe da biblioteca, todos estes problemas estão sendo solucionados para melhor atender os usuários, pois o principal objetivo de uma biblioteca é sem dúvida a satisfação dos mesmos.

“Queremos ser uma biblioteca excelência na prestação de serviços ao público, oferecendo aos nossos usuários um acervo de qualidade e quantidade, pois no caso dos títulos de bibliografia básica temos dez exemplares de cada. Estamos trabalhando para mudar a conceituação de nossa biblioteca", destaca Filipe.

Ele ainda acrescenta: "Não seremos apenas uma biblioteca escolar, universitária, especializada, pública, etc; buscamos ser uma BIBLIOTECA ACESSÍVEL, ou seja, que esteja preparada para atender a todos os tipos de público: uma biblioteca que terá a responsabilidade de garantir e de facilitar o acesso às manifestações do conhecimento e da atividade intelectual; uma biblioteca que será acessível a todos os usuários, todos os materiais e todos os serviços. Não haverá discriminação por razão de raça, religião, sexo, idade ou por qualquer outro motivo. Queremos construir juntos uma biblioteca que irá contribuir para a formação de uma sociedade mais justa, com oportunidades iguais de acesso às informações a todos”.

Convite Inauguração Biblioteca