Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Ministro da Educação prestigia centenário de instituição de ensino tecnológico

Ministro da Educação prestigia centenário de instituição de ensino tecnológico

Publicado: Terça, 22 de Dezembro de 2009, 13h18 | Última atualização em Terça, 22 de Dezembro de 2009, 13h18 | Acessos: 2215

O ministro da Educação, Fernando Haddad, esteve presente no último dia 18 de dezembro nas comemorações do centenário da antiga Escola Técnica da UFRGS, atualmente Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Além de Haddad, também estiveram presentes o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, a presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Deputados, deputada Maria do Rosário e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Prof. Jorge Guimarães.

O evento teve início às 15h, com a premiação dos trabalhos destacados pela 10ª Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica, bem como dos alunos participantes do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Brasília em novembro, com a presença de mais de 140 países. Após a premiação, o ministro, em conjunto com as demais autoridades presentes, descerrou a placa comemorativa dos 100 anos da Instituição, fundada em 1909 sob o nome de Escola de Comércio de Porto Alegre.

As comemorações seguiram às 19h, com a homenagem aos ex-diretores, servidores ativos e inativos do Campus. Além de Pacheco e de Rosário, estavam presentes o Deputado Henrique Fontana, líder do governo na Câmara dos Deputados, além dos deputados estaduais Adão Villaverde e Stella Farias; representando o Prefeito de Porto Alegre, estava presente a Secretária de Educação Cleci Jurach. O evento contou com a importante presença do Ministro da Justiça, Tarso Genro.

Em seu discurso, o Ministro Haddad ressaltou que o evento, pela magnitude e pela presença de um grande número de autoridades, tornou-se a maior comemoração do Centenário da Rede de Educação Técnica e Profissional. Destacou a importância que o governo federal tem dado aos Institutos Federais, expresso pelos vultosos recursos do orçamento federal destinados a este fim. Por fim, o Ministro Tarso Genro relembrou sua trajetória pelo Ministério da Educação, quando iniciou-se a gestação deste novo modelo de educação profissional, que culminou, em dezembro de 2008, com a publicação da Lei 11.892, que criou 38 Institutos Federais no país com a finalidade de estimular o ensino profissional e tecnológico, a partir da formação de técnicos e tecnólogos alinhados com as demandas do mercado de trabalho. “Celebramos uma verdadeira transformação no ensino técnico e profissional”, afirmou o ministro Tarso Genro.

Os investimentos do Governo Federal no ensino profissional já estão sendo sentidos na Instituição, que viu a procura por seus cursos crescer em 500% em um ano. "O Brasil despertou para a importância de formarmos e qualificarmos profissionais na área técnica", acredita o diretor geral do Campus Porto Alegre do IFRS, Paulo Roberto Sangoi. "Nosso aniversário coincide com a celebração do centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica", lembra. "O ápice desta comemoração nacional culmina com a consolidação dos Institutos Federais, que marca a expansão do ensino profissional e tecnológico no país."

A Reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, em seu pronunciamento, homenageou servidores e aposentados e elogiou o Campus Porto Alegre pela organização do evento, que contou com tantas autoridades ilustres, dizendo: “Ter a presença de dois Ministros de Estado em evento não é para qualquer um. Isto demonstra a importância da Educação para o atual Governo Federal.”

O ministro da Educação, Fernando Haddad, acompanhado da deputada Maria do Rosário,
do diretor geral do Campus, Paulo Roberto Sangoi, e do vice-diretor geral, Júlio Xandro Heck