Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > NAPNE homenageia o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência - 03 de dezembro

Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 11h56 | Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 11h57 | Acessos: 454

Neste dia 03 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas - ONU, com o objetivo de conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos voltados à pessoa com deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e, também, refletir sobre a inclusão dessa pessoa na sociedade para que possa atuar e participar nos programas e políticas que a afetem.

No Brasil, no ano de 2015, foi publicada a Lei nº 13.146 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Essa lei é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais pela pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e plena cidadania.

No Campus Porto Alegre do IFRS, o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE atua junto a estudantes com algum tipo de necessidade educacional específica, na perspectiva de fazer valer os seus direitos a uma educação inclusiva, atualmente se propondo a trabalhar no acolhimento desse estudante quando do seu ingresso e buscando acompanhá-lo até a conclusão do curso.