Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Participe do Scratch Day dia 25/05 no Campus Porto Alegre

Participe do Scratch Day dia 25/05 no Campus Porto Alegre

Publicado: Terça, 16 de Mai de 2023, 07h37 | Última atualização em Quarta, 24 de Mai de 2023, 12h43 | Acessos: 887

No evento, gratuito, serão realizadas atividades destinadas a docentes e discentes, com e sem o uso de recursos computacionais, de modo a apresentar possibilidades de uso do Scratch no contexto educacional

O IFRS - Campus Porto Alegre, através do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE), realiza atividades que envolvem aprendizagem criativa com Scratch. Nesse sentido, toda a comunidade está convidada a participar de evento gratuito que será realizado no dia 25 de maio, das 10h às 12h e das 14h às 16h, no átrio do Campus Porto Alegre (R. Cel. Vicente, 281, andar térreo). Serão realizadas atividades destinadas a docentes e discentes, com e sem o uso de recursos computacionais, de modo a apresentar possibilidades de uso do Scratch no contexto educacional.

O Scratch é uma ferramenta on-line que foi desenvolvida pelo Grupo de pesquisa Lifelong Kindergarten no MIT Media Lab (EUA) e pela Scratch Foundation. O Scratch pode ser acessado on-line: scratch.mit.edu , ou de modo off-line, baixando para o computador ou tablet. No Brasil, várias escolas de Educação Básica têm utilizado essa ferramenta para criar animações, jogos e histórias interativas, usando a programação em blocos.

O Scratch Day é um evento mundial incentivado pelo MIT Media Lab e pela Scratch Foundation, cujo objetivo é disseminar o uso do Scratch e seu impacto no desenvolvimento da fluência computacional e da computação criativa por pessoas de diversas idades. Em 2023, o tema da campanha no Dia do Scratch é o poema “As cem linguagens da criança”, de Loris Malaguzzi, criador da abordagem educacional italiana das escolas Reggio Emilia.

Todos são bem-vindos no evento: professores, estudantes, entidades vinculadas aos núcleos, associações, ONGs, familiares e demais interessados!

Acesse aqui o link para fazer sua inscrição no evento ou pelo QR code na imagem abaixo: