Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Seduc realiza Seminário Nacional das Escolas Criativas nos dias 22 e 23 de novembro no Campus Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Seduc realiza Seminário Nacional das Escolas Criativas nos dias 22 e 23 de novembro no Campus Porto Alegre

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 20h00 | Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2022, 11h54 | Acessos: 491

Encontro reunirá especialistas nacionais e internacionais no IFRS Campus Porto Alegre das 9h às 17h

A Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) realiza, nos dias 22 e 23 de novembro, o Seminário Nacional das Escolas Criativas, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre (IFRS/POA). O evento, que ocorre das 9h30 às 17h, nos dois dias, contará com painelistas nacionais e internacionais e celebrará os resultados do Programa Escolas Criativas, implementado em uma parceria entre a Seduc e a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). Acontece, também, na ocasião, o Festival de Invenção e Criatividade (FIC), onde serão exibidos mais de 30 projetos da rede estadual de ensino no festival organizado pela RBAC.

Estarão presentes mais de 300 autoridades e educadores como a secretária da Educação, Raquel Teixeira; o professor e pesquisador Mitchel Resnick; o pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e diretor executivo da RBAC, Leo Burb; o secretário da Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin; e o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck.

 

PROGRAMAÇÃO

Na terça-feira (22), às 9h, Mitchel Resnick, professor de pesquisa de aprendizado da Lego Papert, diretor do Okawa Center e diretor do grupo Lifelong Kindergarten no MIT Media Lab, e Leo Burd, doutor pelo MIT Media Laboratório de Desenvolvimento de Iniciativas Tecnológicas Para o Empoderamento Social, realizarão uma fala introdutória do evento remotamente.

Após, será realizado o primeiro painel do dia, com a presença da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira; da secretária da Educação de São Bernardo do Campo, Silvia de Araújo Donnini; e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin. O tema abordado durante o encontro, das 10h30 às 11h30, será a Inovação e Aprendizagem Criativa.

No período da tarde, Jaderson Costa, médico, mestre e doutor em Ciências Biológicas, tratará da temática Neurociência e Aprendizagem, das 13h30 às 14h30, no segundo painel do seminário.

No segundo dia de encontro, a Drª Letícia Azambuja, pesquisadora com foco no repensar do ensino e suas tecnologias, estará presente no painel 3, com o tema “Professores reinventados ou professores que não se cansam de aprender? Potencialidades da Aprendizagem Criativa”, das 9h às 10h.

Entre às 9h e às 10h, Natália Lamaison Borges, diretora pedagógica adjunta da Seduc; Madga Motta, diretora do Departamento de Tecnologia e Informação (DTI) da Seduc; e Suziane Toffoli, professora e coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Gravataí; participam do Painel 4 “Expedição Criativa ao MIT – O que trouxemos nas bagagens?”.

Dando sequência aos eventos da manhã de quarta-feira, o Dr. José Filipe de Quadros Nunes, diretor geral da Ulbra/Campus Guaíba; e a Drª Maria Adelina Raupp Sganzerla, coordenadora dos cursos de Computação presenciais e EAD da Ulbra; estarão presentes no painel 6, intitulado “Ensinando de forma criativa e significativa – um caminho para a inclusão”, das 10h às 11h.

André Peres, coordenador do Fab Lab POALAB e articulador do Núcleo da Região Metropolitana de Porto Alegre da RBAC; Fabiana Lorenzi, articuladora nacional da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC); Carol Rodeghiero, coordenadora pedagógica da RBAC no Brasil e integrante do grupo Lifelong Kindergarten no MIT; e Verônica Gomes dos Santos, que integra a equipe do Hackeduca; participam ativamente do Núcleo Regional de Aprendizagem Criativa do RBAC e farão parte do painel 6, que aborda o papel da RBAC Nacional e a difusão da Aprendizagem Criativa, às 10h.

 

Sobre o Programa Escolas Criativas

O programa tem abrangência nacional e atende mais de 15 redes de ensino do Brasil, com o objetivo de tornar a Educação mais criativa. A proposta é fundamentada na abordagem chamada Aprendizagem Criativa, idealizada por Mitchel Resnick do MIT Media Lab. Ela baseia-se principalmente no construcionismo de Seymour Papert, também do MIT, que se inspirou nas ideias de Piaget, Paulo Freire, Montessori e outros pensadores em Educação.

No Rio Grande do Sul, o programa teve seu início com a participação de 10 escolas no ano de 2021. Atualmente, está em seu 3º ciclo, abrangendo 70 Escolas e impactando mais de 25 mil estudantes nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

 

(Texto: Comunicação/Seduc-RS)

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->