Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Formação Pedagógica 2023/1 teve como tema comunicação e diálogo como caminho para qualificar a educação

Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 14h46 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 15h15 | Acessos: 559

Evento abordou temas diversos de interesse de docentes e técnicos administrativos em educação

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, quinta e sexta-feira, aproximadamente 200 servidores do IFRS - Campus Porto Alegre participaram da Formação Pedagógica do semestre 2023/1, atividade prevista no Calendário Acadêmico 2023. Foram realizadas palestras e diferentes atividades paralelas com temas de interesse de docentes e técnicos administrativos em educação do Campus, com intuito de aprimorar a atuação desses segmentos e prepará-los para o novo ano letivo.

O tema central da formação, "Comunicação e diálogo, um caminho para qualificar a educação", norteou os assuntos abordados nas atividades. Na manhã do dia 23, às 8h, houve a abertura oficial da Formação. Os participantes foram recepcionados com uma apresentação musical do artista Jimi Barba (@jimibarba).

Na sequência, o diretor-geral do Campus, Fabrício Sobrosa Affeldt, iniciou sua fala, dando as boas-vindas aos participantes e apresentou informações orçamentárias entre outras atualizações sobre o Campus. Logo depois, a diretora de Ensino, Márcia Bündchen, explicou acerca da programação organizada para os dois dias de formação e orientações para as atividades. Às 9h, foi realizada uma atividade de integração, ministrada pela estudante de Educação Física Thassiane Jachstet, estagiária no projeto Mais Movimento, Mais Saúde, coordenado pela professora Cíntia Stocchero.

A palestra de abertura, intitulada "Comunicação Não Violenta: perspectivas para a Educação e para o Trabalho", teve início às 9h30  e foi ministrada pelo psicólogo Tiago da Rocha Ribeiro e sua equipe da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS), composta pelas estudantes de psicologia Alice Weidle, Carolina Castanheira Rego, Ketlin Costa, Silvia Andréia Marmontel Matos e Viviane Castelli.

Após um café da manhã colaborativo no intervalo, houve a apresentação "Permanência e êxito: resultados do diagnóstico discente no Campus Porto Alegre", ministrada pela diretora de Ensino Márcia Bundchen e pelo psicólogo do Campus, José Longo, em que foram apresentados dados levantados pela Comissão de Avaliação de Ações de Permanência e Êxito do Campus (CIAAPE ), referentes a 2022.

"Direitos indígenas, reconhecimento e inserção no espaço escola", que foi palestra na manhã de sexta-feira, 24/02, com a professora Suzana Kaingang, mestre em Direito e em Educação e assessora jurídica da organização indígena Instituto Kaingáng (Inka). Essa atividade teve parceria da Assessoria de Relações Étnico-Raciais (ARER) da Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFRS, e colaboração do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Porto Alegre.

No final da manhã de sexta, após as apresentações das diretorias de Ensino, de Pesquisa e de Extensão na atividade "Diálogos Indissociáveis", os servidores técnico-administrativos participaram de reunião com o diretor de Gestão de Pessoas do IFRS, Marc Emerim, que abordou sobre o trabalho remoto no IFRS, enquanto docentes estiveram nas reuniões das áreas acadêmicas.

O tema "Possibilidades da EaD no Campus POA", foi abordado em palestra na tarde de 24/02 com Júlia Marques Carvalho da Silva, professora do Campus Bento Gonçalves e Coordenadora de Educação a Distância (CEaD) do IFRS.

As atividades paralelas, oferecidas nos turnos da tarde nos dois dias, contaram com oficinas de temas variados, entre eles: Plano de Emergência; Metodologia para o ensino de lógica e matemática para estudantes surdos; Inovação e Registro de Patentes, como fazer?; Primeiros Cuidados Psicológicos; Edição de Páginas dos Cursos no site do Campus para coordenadores de cursos; Pensando os Planos Educacionais Individualizados para Estudantes Indígenas (PEI); e Ferramentas informatizadas para uso administrativo. Na tarde do dia 23, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, esteve visitando o Campus e passou nas salas onde ocorriam oficinas.

Em ambos os dias, na parte da tarde, também correram reuniões de colegiados de cursos, bem como encontros das coordenações de curso com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).

Confira mais fotos da Formação Pedagógica 2023/1 clicando neste link.