Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Estude no IFRS: Último dia de inscrições para mais de 150 cursos gratuitos

Estude no IFRS: Último dia de inscrições para mais de 150 cursos gratuitos

Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2022, 13h56 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 11h20 | Acessos: 1377

Mais de 150 opções de cursos gratuitos têm vagas nos 17 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para ingresso no primeiro semestre de 2023. Há possibilidades para quem quer fazer o ensino médio junto com um curso técnico, para quem busca apenas o curso técnico ou para aqueles que pretendem fazer um curso superior de graduação.

Os cursos são presenciais, ofertados nos campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. No total, são em torno de 5.400 vagas.

É possível conferir a lista de cursos e outras informações no site ingresso.ifrs.edu.br.

Para estudar no IFRS

Para estudar no IFRS, é preciso passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus de interesse. Pode ser uma prova aplicada pelo Instituto; um sorteio entre os candidatos; o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde o ano de 2017 até o atual; ou ainda, para os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a participação em uma palestra e em uma entrevista. O detalhamento sobre a forma de seleção de cada curso está publicado na lista de cursos ou nos editais disponíveis no site ingresso.ifrs.edu.br.

Sobre as inscrições:

As inscrições do Processo Seletivo de estudantes 2023/1 vão até segunda-feira, dia 24 de outubro de 2022, e são feitas no sistema eletrônico. O link está disponível na capa do site de ingresso.

Os cursos do IFRS são de graça, mas para participar do Processo Seletivo de estudantes é cobrada uma taxa: de R$ 20,00 para a seleção “por sorteio” ou pela “nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)” ou ainda “por sorteio e nota do Enem”; R$ 40,00 para a seleção por “prova” ou por “prova e nota de Enem” (para cursos técnicos); ou ainda R$ 60,00 para “prova” ou “prova e nota do Enem” (para cursos de graduação).

O candidato precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral – RG).  É necessário também estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

Vale saber:

No Processo Seletivo 2023/1, o IFRS está reservando 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos devem ter feito todo o ensino fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas. Essas vagas reservadas para estudantes de escolas públicas são divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas (saiba mais sobre a reserva de vagas). Os demais podem se inscrever igualmente e concorrerão nas vagas de acesso universal ou nas vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD), se for o caso do candidato.

Confira as possibilidades para estudar no IFRS:

> Quem tem o ensino fundamental completo pode fazer um curso técnico integrado ao ensino médio no IFRS, que dá a formação de nível médio e técnica profissionalizante ao mesmo tempo. Quem está fazendo o ensino médio em outra instituição de ensino (pública ou privada) pode cursar somente a formação técnica no IFRS, em um técnico concomitante ao ensino médio.

Confira o edital dos cursos integrados e concomitantes ao ensino médio

> Quem tem 18 anos de idade ou mais e o ensino fundamental completo tem a opção de fazer no IFRS o ensino médio mais o curso técnico integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Confira o edital dos cursos EJA

> Quem tem ensino médio completo pode optar por um curso técnico subsequente ao ensino médio para ter uma formação técnica ou por uma graduação, para uma formação superior.

Confira o edital dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e o edital dos cursos superiores de graduação

Principais datas do Processo Seletivo de estudantes 2023/1:

Inscrições para concorrer no Processo Seletivo: até o dia 24 de outubro de 2022

Pagamento da taxa de inscrição: até 25 de outubro de 2022

Divulgação dos locais de prova: 29 de novembro de 2022

Prova para os cursos que optaram por esse formato de seleção: 04 de dezembro de 2022

Sorteio público entre os inscritos: 08 de dezembro

Para acompanhar e saber das novidades do processo seletivo o candidato deve acessar seguidamente o site ingresso.ifrs.edu.br