NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
Apresentação
Os NAPNEs, no IFRS, foram criados por portaria. O objetivo da iniciativa foi o de ampliar estratégias para consolidar uma política de educação inclusiva na Instituição, atuando diretamente no contexto escolar, disseminando conceitos, divulgando experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a questão das necessidades educacionais específicas.
Nesse sentido, o NAPNE visa à instrumentalização dos campi
do IFRS para o atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas (PNEE). Sua função principal é articular pessoas e setores para o desenvolvimento de ações de implantação e implementação da inclusão no âmbito interno do Campus.
Localização e Contatos
- Local: Sala 921 - 9º andar - Torre Norte
- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Telefone: (51) 3930-6003
- Equipe (Gestão 2022/2023 - Portaria nº 312/2022):
-
Ana Rosaura Moraes Springer, técnica administrativa em educação, Coordenadora;
-
Suzana Prestes de Oliveira, técnica administrativa em educação, Vice-coordenadora;
-
Sani Farofa Marques de Oliveira, discente, Secretária;
-
Alex Dias Gonsales, docente, colaborador;
-
Anderson Natanael de Lima Fagundes, discente, colaborador;
-
Bianca Vianna Irigoyen, docente, colaboradora;
-
Caren Cristiane Gomes da Silva, representante da comunidade externa;
-
Carla Santos Padilha, representante da comunidade externa;
-
Carolina Comerlato Sperb, docente, colaboradora;
-
Cinara dos Santos Costa, técnica administrativa em educação, colaboradora;
-
Cristine Stella Thomas, técnica administrativa em educação, colaboradora;
-
Ethiene Ribeiro Bilhalva, representante da comunidade externa;
-
Ibá Souza da Costa, técnico administrativo em educação, colaborador;
-
Inajara Piedade da Silva, docente, colaboradora;
-
Jaqueline Martins da Rosa, representante da comunidade externa;
-
Juliana Pitt Cardoso, discente, colaboradora;
-
Josiara Medeiros Santos De Bastiani, representante da comunidade externa;
-
Karina Silva da Silva Borba, representante da comunidade externa;
-
Leonardo Afonso de Farias, técnico administrativo em educação, colaborador;
-
Liliane Costa Birnfeld, técnica administrativa em educação, colaboradora;
-
Liliane Dufau da Silva, docente, colaboradora;
-
Maria Cláudia Kirsch Bíssigo, docente, colaboradora;
-
Márcio Fernandes Cortes, discente, colaborador;
-
Vanessa Marocco, professora visitante AEE;
-
Yuri Ferreira Machado, técnico administrativo em educação, colaborador.
-
Metas para 2021/2, 2022/1 e 2022/2
- (Re)Estruturação do NAPNE;
- Treinamento e formação de professores e técnicos administrativos sobre a temática inclusiva;
- Realização de eventos sobre temática inclusiva;
- Promover junto à gestão do campus a contratação de profissionais de apoio escolar à PNEE, em cumprimento à lei nº 13.146, de 06/07/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência);
- Buscar junto à Reitoria (ao CTA) assessoria técnica conforme a demanda dos alunos com NEE para conhecimento e orientação a professores e equipe pedagógica acerca das necessidades destes estudantes;
- Promover ações e parcerias com instituições de Porto Alegre que desenvolvam ações inclusivas, articulando as atividades desenvolvidas pelo NAPNE com as ações de outras instituições voltadas ao trabalho com as PNEE;
- Promover e participar de estudos, discussões e debates sobre Educação Inclusiva e Educação Especial;
- Contribuir para a inserção da pessoa com NEE nos demais níveis do ensino, no mundo do trabalho e nos demais espaços sociais;
- Assessorar os processos seletivos para ingresso de pessoas com NEE;
- Incentivar a implementação de conteúdos, disciplinas permanentes e/ou optativas referentes à Educação Especial, nos cursos oferecidos pelo campus.
Links importantes
-
Formulário de solicitação de interpretação e tradução em Libras
-
Acervo de materiais de estudo elaborado pelo NAAf - Reitoria - Material elaborado pelos membros do Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) da Reitoria na plataforma padlet, através do perfil do Padlet do NAAf Reitoria. Trata-se de um acervo de materiais de estudo (biblioteca digital) onde podem ser encontrados variados formatos de conteúdo (textos, imagens, vídeos, podcasts, playlists entre outros) de diversas fontes sobre ações afirmativas, inclusivas e de diversidade.
Redes Sociais