NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
Apresentação
Os NAPNEs, no IFRS, foram criados por portaria. O objetivo da iniciativa foi o de ampliar estratégias para consolidar uma política de educação inclusiva na Instituição, atuando diretamente no contexto escolar, disseminando conceitos, divulgando experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a questão das necessidades educacionais específicas.
Nesse sentido, o NAPNE visa à instrumentalização dos campi do IFRS para o atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas (PNEE). Sua função principal é articular pessoas e setores para o desenvolvimento de ações de implantação e implementação da inclusão no âmbito interno do Campus.
Localização e Contatos
- Local: Sala 921 - 9º andar - Torre Norte
- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Telefone: (51) 3930-6003
- Equipe (Gestão 2024/2025 - Portaria CPOA/IFRS no 436, de 12 de novembro de 2024):
- Ana Rosaura Moraes Springer, matrícula SIAPE no 1008744, Coordenadora;
- Suzana Prestes de Oliveira,matrícula SIAPE no1811459, Vice -coordenadora;
- Sani Farofa Marques de Oliveira, discente, matrícula no 2023322715, Secretária;
- Adaias dos Santos Kilppe, representante da comunidade externa;
- Alex Dias Gonsales, matrícula SIAPE no 1785689;
- Anderson Natanael de Lima Fagundes, discente, matrícula no 2018006429;
- Bianca Pereira Farias,discente, matrícula no 2023325029;
- Carolina Comerlato Sperb, matrícula SIAPE no 1688506;
- Denírio Itamar Lopes Marques, matrícula SIAPE no 2756727;
- Gelson de Casser Timotheo, discente, matrícula 202330612;
- Ibá Souza da Costa, matrícula SIAPE no 2169654;
- Janaína Ferreira Viegas, matrícula SIAPE 2405598;
- Karina Silva da Silva Borba, representante da comunidade externa;
- Leonardo Afonso de Farias, matrícula SIAPE no 1874116;
- Liliana Arrue Marques, discente, matrícula no 0171/22-0;
- Liliane Dufau da Silva, matrícula SIAPE no 1135374;
- Luísa Gil Almeida, matrícula SIAPE no 4950654;
- Maria Cláudia Kirsch Bíssigo, matrícula SIAPE no 1799047;
- Marta Albêa Gigante Baldi, representante da comunidade externa;
- Sheyla Werner Freitas, matrícula SIAPE no1097982;
- Timoteo Alberto Peters Lange, matrícula SIAPE no 2115392;
- Vanessa Marocco, público representante da comunidade externa;
- Yuri Ferreira Machado, matrícula SIAPE no 3789570.
Metas para 2021/2, 2022/1 e 2022/2
- (Re)Estruturação do NAPNE;
- Treinamento e formação de professores e técnicos administrativos sobre a temática inclusiva;
- Realização de eventos sobre temática inclusiva;
- Promover junto à gestão do campus a contratação de profissionais de apoio escolar à PNEE, em cumprimento à lei nº 13.146, de 06/07/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência);
- Buscar junto à Reitoria (ao CTA) assessoria técnica conforme a demanda dos alunos com NEE para conhecimento e orientação a professores e equipe pedagógica acerca das necessidades destes estudantes;
- Promover ações e parcerias com instituições de Porto Alegre que desenvolvam ações inclusivas, articulando as atividades desenvolvidas pelo NAPNE com as ações de outras instituições voltadas ao trabalho com as PNEE;
- Promover e participar de estudos, discussões e debates sobre Educação Inclusiva e Educação Especial;
- Contribuir para a inserção da pessoa com NEE nos demais níveis do ensino, no mundo do trabalho e nos demais espaços sociais;
- Assessorar os processos seletivos para ingresso de pessoas com NEE;
- Incentivar a implementação de conteúdos, disciplinas permanentes e/ou optativas referentes à Educação Especial, nos cursos oferecidos pelo campus.
Links importantes
-
Formulário de solicitação de interpretação e tradução em Libras
-
Acervo de materiais de estudo elaborado pelo NAAf - Reitoria - Material elaborado pelos membros do Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) da Reitoria na plataforma padlet, através do perfil do Padlet do NAAf Reitoria. Trata-se de um acervo de materiais de estudo (biblioteca digital) onde podem ser encontrados variados formatos de conteúdo (textos, imagens, vídeos, podcasts, playlists entre outros) de diversas fontes sobre ações afirmativas, inclusivas e de diversidade.
Fatos importantes
Redes Sociais