Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Certificados
Início do conteúdo da página

Certificados

Publicado: Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 14h19 | Última atualização em Segunda, 24 de Janeiro de 2022, 15h01 | Acessos: 5191

Conforme a Instrução Normativa PROEXT 03/2019, compete à Diretoria de Extensão a emissão dos certificados das ações de extensão. 

O que é?

Certificado é o documento que comprova que uma pessoa participou ou foi membro da equipe executora de uma ação de extensão.

Como é feito?

 •A DEXT preparou um fluxograma com o passo a passo da certificação que pode ser acessado clicando aqui.

A certificação das ações de extensão é feita de forma eletrônica, através do Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos (SGCE). Para que uma ação seja certificada é necessário que o(a) coordenador(a) tenha o Relatório Final submetido no SigProj e aprovado pela Comissão de Gerenciamento das Ações de Extensão (CGAE). Todos os dados deverão ser anexados em planilha específica, conforme a IN PROEX 03/2019.

Orientações aos participantes de eventos e cursos ou membros das equipes executoras dos projetos e programas:

O certificado é encaminhado para o endereço eletrônico informado no momento da inscrição, por esta razão o e-mail utilizado  deverá ser válido e de uso pessoal.  

Não recebi o meu certificado, e agora?  

Se mesmo após conferir a Lixeira e a Caixa de Spam da sua conta de e-mail, você constatar que não recebeu o seu certificado, é possível gerá-lo através do SGCE. Informando o seu CPF neste link, você terá acesso aos certificados já emitidos em seu nome.

Erro: o sistema não está autenticando o meu CPF: 

Apesar de ser raro, pode acontecer do SGCE não validar o seu CPF. Neste caso, você deverá encaminhar um e-mail para a Diretoria de Extensão (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), relatando o ocorrido e solicitando o certificado desejado. 

Este e-mail deverá conter as seguintes informações: seu nome completo, CPF, nome da ação de extensão e ano em que ela ocorreu. Caso você não lembre exatamente do título da ação, procure reunir as maiores informações possíveis sobre ela, como o nome do coordenador, o tema e outras informações pertinentes.

Orientações aos coordenadores de Ações de Extensão:

Ratificamos que a certificação somente poderá será realizada após a aprovação do relatório final pela CGAE.

Encerrada a ação, o coordenador deverá encaminhar ao endereço eletrônico da DEXT a seguinte documentação:

- relatório final submetido no SigProj; e

- planilha de certificação devidamente preenchida e em consonância com o relatório. 

Com intuito de facilitar este processo, publicamos o Tutorial de Certificação, onde procuramos elucidar, de forma simples, as dúvidas mais frequentes.  Nele também se encontra o passo a passo do preenchimento da planilha de certificação.  Boa leitura!

Importante: Antes de submeter o relatório, o coordenador deverá verificar o status da ação no SigProj. O relatório só deverá ser submetido se a ação estiver sob o status "em andamento - normal". Caso a ação esteja sob o status "a reformular" ou "cadastrada", o coordenador não submeterá o relatório, uma vez que o desenvolvimento da ação depende da aprovação da CGAE. Nestes casos, a DEXT deverá ser comunicada para melhor orientar  a possível regularização da ação.

Dica: o coordenador pode coletar os dados que deverão constar na planilha no momento da inscrição dos participantes. Assim, chegada a hora de preencher a planilha, os dados necessários já estarão sob sua guarda e o processo é agilizado. Pode-se também designar um membro da equipe executora como responsável pela emissão da planilha. Sempre que necessário a equipe da DEXT poderá auxiliá-los com os trâmites. Contem conosco!

Compete ao coordenador: submeter o relatório final da ação no SigProj até 10 dias após o seu encerramento; encaminhar para o e-mail da extensão o relatório final e a planilha de certificação devidamente preenchida e, quando necessário, realizar as reformulações solicitadas pela CGAE.  O coordenador também deverá acompanhar o status da sua proposta no SigProj e estar atento ao seu e-mail, uma vez que é através dele que receberá os pareceres e outras informações pertinentes. 

Compete à Diretoria de Extensão: conferir a documentação e encaminhar o relatório para aprovação da CGAE; emitir os pareceres no SigProj e encaminhá-los ao coordenador; emitir os certificados após aprovação do relatório. 

Compete à CGAE: avaliar os relatórios observando as normativas vigentes. A CGAE poderá aprovar o relatório final ou solicitar reformulações que deverão ser atendidas. 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->