Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Projetos e Programas > Prelúdio
Início do conteúdo da página

Prelúdio

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 08h49 | Última atualização em Sábado, 23 de Março de 2024, 16h21 | Acessos: 7684

Apresentação

O Projeto Prelúdio é um programa de extensão do IFRS – campus Porto Alegre que oferece educação musical para crianças e jovens de 5 a 17 anos. Tem como proposta desenvolver a musicalidade de estudantes da comunidade, ensinando-os a cantar, tocar e integrar a música no cotidiano, por meio de aulas e da participação em conjuntos musicais.

Histórico

O Prelúdio teve sua origem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1982, e desde 2009 faz parte do IFRS – campus Porto Alegre. O projeto foi concebido e liderado desde a criação pela professora Nídia Kiefer.

A ideia norteadora era criar uma escola de música que permitisse a inclusão de todos, sem provas, sem competições, onde a prática fosse a parte mais importante e que a teoria musical viesse por consequência. O Projeto Prelúdio foi, ano a ano, criando sua identidade própria, tendo suas propostas educacionais discutidas entre os professores e com o aporte pedagógico realizado por meio de cursos e leituras de seus integrantes. 

Em 2008, ano da criação dos Institutos Federais - entre eles o IFRS -, a Escola Técnica da UFRGS tornou-se o campus Porto Alegre do IFRS. Logo após, em 2009, o Prelúdio foi transferido da UFRGS e passou a fazer parte do IFRS, tornando-se um Programa Permanente de Extensão. Seus docentes são também professores do curso Técnico em Instrumento Musical.

Desde que passou a fazer parte do IFRS, de 2009 a 2011 o Prelúdio funcionou em um prédio alugado, localizado na rua Andaraí, bairro Passo d’Areia, pois a antiga sede do campus Porto Alegre, na rua Ramiro Barcelos (prédio da antiga Escola Técnica da UFRGS), não dispunha de espaço físico para comportar o projeto. Em agosto de 2011, o campus Porto Alegre se muda para sede própria, no Centro Histórico de Porto Alegre. Em agosto do ano seguinte, o Prelúdio é instalado temporariamente no 6º andar do prédio. Finalmente, em maio de 2013, o Prelúdio se muda novamente, mas dessa vez para o seu espaço definitivo, localizado na Torre Sul do campus Porto Alegre. Em homenagem ao projeto, a sede recebe o nome de Espaço Prelúdio.

Durante seus mais de 40 anos de história, a proposta de educação musical do Prelúdio, voltada para crianças e jovens entre 05 e 17 anos, tem formado musicalmente centenas de jovens. Muitos deles tornaram-se profissionais da música e hoje são instrumentistas, regentes, compositores, cantores e professores de música. Outros tantos, seguem tendo a música como parte importante de suas trajetórias de vidas.

Atividades do Prelúdio

Atualmente, as atividades do Prelúdio são divididas em duas grandes áreas:

    • Cursos de Música (Flauta Doce, Flauta Transversal, Teclado, Violão, Canto em Conjunto, Laboratório Musical e Iniciação Musical):

Os Cursos proporcionam uma educação musical estruturada, partindo de uma musicalização integrada para crianças de 5 a 6 anos, e prosseguindo com o estudo sistemático de música, em suas diferentes abordagens, de acordo com o curso escolhido. A criança ou jovem pode escolher fazer um ou mais cursos. Essa estrutura é um grande diferencial da proposta pedagógica do Projeto Prelúdio, contemplando diversos aspectos do desenvolvimento musical.

    • Grupos Musicais (Coro Infantil, Coro JuvenilConjunto de Flautas DocesConjunto de Violões, Banda Mista e Banda das Gurias):

Nos Grupos Musicais, as crianças e jovens têm uma vivência mais aprofundada na prática musical coletiva, ampliando experiências em audições, apresentações públicas e conhecimentos de repertório característico de cada da música em conjunto.

O Projeto Prelúdio atende mais de 200 crianças e jovens por ano. Atualmente conta com um quadro de 8 docentes do quadro efetivo e um docente substituto, que dão aulas nos Cursos e coordenam os Grupos Musicais, além de atuarem no curso Técnico em Instrumento Musical do campus.

 

PRELÚDIO 2024 - Informações

 

INÍCIO DAS AULAS - As aulas iniciam em 25 de março de 2024.

 

Documentos

Acesse abaixo a Lista de Turmas de Alunas/os antigas/os no Prelúdio após o período de reajustes. (publicado em 23/03/2024)

Acesse abaixo o Resultado do Sorteio das inscrições de Alunas/os novas/os no Prelúdio. (publicado em 23/03/2024)

Acesse abaixo a Lista Preliminar de Turmas dos Cursos de Música do Prelúdio 2024 - após inscrições de Alunas/os antigas/os e Sorteio Público (publicado em 16/03/2023; excluído em 23/03/2024)

CONTATO

E-mail
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone/WhatsApp

(51) 99347 8969

 

SECRETARIA

Fabiana Bonato Gonçalves
Marcel Eduardo Batista dos Santos

Sala 8 - Espaço Prelúdio (Térreo)

 

COORDENAÇÃO

Iuri Correa Soares

Sala 103 - Espaço Prelúdio (1o andar)

 

DOCENTES

Áudrea da Costa Martins
(Iniciação Musical e Laboratório Musical)

Bruno Felipe Duarte*
(Violão)

Clarissa de Godoy Menezes
(Flauta Doce)

Cláudia Schreiner
(Flauta Doce e Flauta Transversal)

Fernanda Krüger Garcia
(Violão)

Iuri Correa Soares
(Canto em Conjunto)

Maria Amélia Benincá Farias
(Teclado)

Pablo Alberto Lanzoni
(Canto em Conjunto)

Suelena de Araujo Borges Horn**
(Teclado)

* substituto
** em afastamento

 

 

 

Attachments:
FileDescriptionFile size
Download this file (Turmas Prelúdio - 2024 - Lista de Turmas ANTIGOS após Reajuste.pdf)Turmas Prelúdio 2024 ANTIGOSLista de Turmas ANTIGOS Prelúdio 2024 - após Reajuste80 kB
Download this file (Prelúdio 2024 - Lista de Turmas NOVOS após Sorteio.pdf)Turmas Prelúdio 2024 NOVOSResultado Sorteio NOVOS Prelúdio 2024 - por turma115 kB
Download this file (Processo de Seleção - Iniciação Musical 2024.docx.pdf)PS Iniciação MusicalProcesso Seletivo - Iniciação Musical67 kB
Download this file (Processo de Seleção - Laboratório Musical 2024.docx.pdf)PS Laboratório MusicalProcesso Seletivo - Laboratório Musical67 kB
Download this file (Processo de Seleção - Canto em Conjunto 2024.docx.pdf)PS Canto em ConjuntoProcesso Seletivo - Canto em Conjunto67 kB
Download this file (Processo de Seleção - Violão 2024.docx.pdf)PS ViolãoProcesso Seletivo - Violão67 kB
Download this file (Processo de Seleção - Teclado 2024.docx.pdf)PS TecladoProcesso Seletivo - Teclado67 kB
Download this file (Processo de Seleção - Flauta Transversal 2024.docx.pdf)PS Flauta TransversalProcesso Seletivo - Flauta Transversal67 kB
Download this file (Processo de Seleção - Flauta Doce 2024.docx.pdf)PS Flauta DoceProcesso Seletivo - Flauta Doce67 kB
Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->