Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Catálogo de serviços
Início do conteúdo da página

Catálogo de serviços de TI

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2017, 12h35 | Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2024, 09h46 | Acessos: 31214
Instalação Config. Equip.
Manutenção Equipamentos
Manutenção Impressoras
Inst. Config. Software
Alteração Sala
Espaço Servidor
Unifica SIGAA
Moodle
Rede PoA Computador
Senhas
E-mail Servidor
E-mail Discente
Office 365
CAFe
Capes
WhatsApp Business
[_]
Manutenção Rede
Rede Wi-Fi
Rede MetroPoA
Conferência-web
Eduroam
Fone@RNP


[_] (TI-Tecnologia da Informação)
Serviços
:

Instalação e Configuração de Equipamentos [Voltar ao Topo]

A Instalação e configuração de equipamentos de TI, em apoio às atividades acadêmicas e administrativas do campus, podem ser solicitada pelos servidores (docentes e técnicos administrativos) através da abertura de chamado pelo sistema SACs, na categoria Suporte Técnico (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). O serviço está condicionado à disponibilidade de equipamento e de infraestrutura elétrica e de rede e a presença do solicitante durante o atendimento.

Manutenção de Equipamentos [Voltar ao Topo]

O serviço é provido através de atendimento (remoto ou local), podendo haver ou não necessidade de recolhimento do equipamento em caso de manutenção. Fornece ao usuário suporte para configuração e manutenção (preventiva, corretiva e/ou preditiva) dos computadores administrativos e acadêmicos.  

Importante: Apenas computadores com patrimônio do IFRS POA estão cobertos por este serviço.

 Quem pode e como solicitar o serviço

  • Servidores efetivosSubstitutos (docentes e técnicos administrativos).
  • Alunos(as) em laboratório devem solicitar ao professor ou técnico responsável a abertura de um chamado.

Através de abertura de chamado pelo SACs, categoria Suporte Técnico (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 Requisitos

  • Ter em mãos o número de patrimônio do equipamento.
  • Informar em qual espaço físico o equipamento se encontra.
  • Informar o(s) dia(s) e horário(s) em que o suporte pode ser efetuado com a presença do solicitante.

Manutenção de impressoras [Voltar ao Topo]

O serviço é provido através de atendimento (remoto ou local), podendo haver ou não necessidade de recolhimento do equipamento em caso de manutenção. Fornece ao usuário suporte para manutenção das impressoras que estão ligadas em rede no Campus.

 Quem pode e como solicitar o serviço

  • Servidores efetivosSubstitutos (docentes e técnicos administrativos): Através de abertura de chamado pelo SACs, categoria Suporte Técnico (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Atenção: Para reposição de Toner contatar "diretamente" a Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio.

Instalação e configuração de software (em apoio às atividades acadêmicas e administrativas do campus) [Voltar ao Topo]

 Quem pode e como solicitar o serviço

  • Servidores efetivosSubstitutos (docentes e técnicos administrativos): Através de abertura de chamado pelo SACs, categoria Suporte Técnico (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 Requisitos

  • O solicitante deve listar o(s) software(s) necessário(s).

Para o caso de instalação de software em laboratórios de informática, o solicitante deverá atentar para as seguintes políticas:

  • Suporte Técnico do campus realiza a atualização dos sistemas operacionais e dos pacotes de softwares nos períodos de férias (ao final de cada semestre).
  • Antes dessas atualizações nos laboratórios, será enviado um e-mail para a lista de docentes com a data limite para envio de solicitações de instalação de novos softwares.
  • Softwares solicitados fora do prazo serão instalados e disponibilizados na etapa subsequente.
  • Poderão ser instalados nos computadores de laboratório: 1) softwares livres ou licenciados para uso em instituições e ambiente multiusuário; e 2) softwares proprietários, desde que devidamente licenciados e para ambiente multiusuário, com permissão para o número necessário de usuários. Em ambos os casos, os softwares devem ser compatíveis com os sistemas operacionais utilizados nos laboratórios da instituição.
  • Em caso de necessidade de download do software, especificar no chamado a versão do mesmo e o link para download.
  • Os casos de software com controle de licenciamento gerenciado por servidor também devem ser reportados antecipadamente para adequação de infraestrutura. Neste caso, há necessidade de indicação de contato do fornecedor para atendimento e suporte.

Alteração de sala [Voltar ao Topo]

Quando surge a necessidade da mudança de sala do usuário para outro local, o serviço pode ser solicitado ao Suporte Técnico (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) da DTI do Campus POA. Neste serviço é oferecida a troca de local do computador, e/ou a estruturação de cabo de redes, se necessário.

 Quem pode e como solicitar o serviço

  • Servidores efetivosSubstitutos (docentes e técnicos administrativos).
  • Alunos(as) em laboratório devem solicitar ao professor ou técnico responsável a abertura de um chamado
  1. Através de abertura de chamado pelo SACs, categoria Suporte Técnico (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
  2. A solicitação de alteração de sala deve ser efetuada com antecedência mínima de 15 dias.

 Requisitos

  • Serviço condicionado à viabilidade técnica de infraestrutura elétrica e de rede do novo local. Para isso, anterior ao chamado ao Suporte Técnico, deve ser solicitada uma consulta, através do SACs, categoria Redes e Telefonia (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Manutenção de infraestrutura de redes [Voltar ao Topo]

Este serviço abrange: Fornece suporte técnico à infraestrutura física de redes de computadores pertencentes ao IFRS POA. A infraestrutura física aqui citada se subdivide em cabeamento físico (rede cabeada) e conexões Wi-Fi (conexão sem fio).

  • Instalação de novo ponto (equipamento) de rede (cabeado ou Wi-Fi);
  • Lançamento de novos enlaces;
  • Manutenção de ponto de rede;
  • Manutenção de cabeamento de rede;
  • Manutenção de infraestrutura de rede Wi-Fi.

 Quem pode e como solicitar o serviço

  • Servidores efetivosSubstitutos (docentes e técnicos administrativos).
  • Alunos(as) em laboratório devem solicitar ao professor ou técnico responsável a abertura de um chamado
  1. Através de abertura de chamado pelo SACs, categoria Redes e Telefonia (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Rede Wi-Fi [Voltar ao Topo]

O serviço de Rede Wi-Fi do IFRS POA visa permitir um avanço na infraestrutura atual, no sentido de fornecer acesso Wireless (sem fio) à rede a partir de diversos pontos espalhados pela sede do campus. Wireless (rede sem fio), também chamada de Wi-Fi (Wireless Fidelity), é uma alternativa às redes convencionais com fio, que fornece as mesmas funcionalidades, mas de forma flexível. Esta tecnologia é destinada a equipamentos portáteis, como notebooks, netbooks, tablets e smartphones, para garantir sua mobilidade sem perder o acesso à Rede-Internet. Qualquer acesso especial será tratado de forma pontual, como no caso de congressos, simpósios e eventos em geral na Instituição.

Nas dependências do Campus, com o seu equipamento móvel, o usuário deve detectar a rede Wi-Fi IFRS-POA. Efetuando a conexão, o mesmo será redirecionado para o portal de autenticação CAPTIVE PORTAL. Se o redirecionamento não ocorrer automaticamente - acesse o endereço www.google.com, que o redirecionamento acontecerá.

 Quem pode e como solicitar o serviço

  • Servidores efetivosSubstitutos (docentes e técnicos administrativos) e Estagiários: Através da criação prévia de credenciais na rede do Campus.
  • Alunos(as) com vínculo ativo no campus. As credencias são criadas automaticamente no ato da matrícula. O aluno deve realizar o primeiro acesso com as seguintes informações:
  1. ++Usuário(a)CPF (SIGAA) - Matrícula (Campus Digital-SCA) - (somente números)
    ++SenhaRG (Padrão)
  • Pessoas com vínculo formal em atividades desenvolvidas no Campus: As credenciais devem ser solicitadas pelo setor ou curso responsável pelo vínculo, através do SACs, setor Operações e Sistemas ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Usuários visitantes: o acesso funciona sem credenciais e está restrito às salas que estão liberadas para este tipo de usuário. Utilize o Voucher, que pode ser solicitado nos seguintes locais:
  1. Apoio Acadêmico.
  2. Gabinete da Direção.
  3. Coordenadoria de Suporte Técnico (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
  4. Coordenadoria de Redes e Telefonia (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
  5. Prelúdio.

Rede MetroPoA [Voltar ao Topo]

O IFRS POA está conectado à primeira rede Metropolitana de fibras óticas Gigabit-Ethernet do Estado (MetroPoA), participante desde abril de 2013, voltada para a comunidade brasileira de ensino e pesquisa. Esta rede faz parte do projeto de Redes Comunitárias de Alta Velocidade do Ministério da Ciência e Tecnologia, conhecido como Projeto REDECOMEPAs organizações usuárias da MetroPoA podem usufruir da infraestrutura de interconexão entre os outros participantes e para acesso aos serviços disponíveis pela Rede Ipê, através do Ponto de Presença da RNP no Estado (PoP-RS).

Conferência-web [Voltar ao Topo]

O acesso ao serviço a conferência-web (RNP) é feito através de um navegador web e a comunicação de áudio e vídeo se dá através de webcam e headset (fone de ouvido e microfone) conectados ao computador do usuário. Do ponto de vista do usuário, o serviço pode ser entendido como uma alternativa de baixo custo em relação às videoconferências, já que não exige uma sala física com um terminal de acesso específico. Para participar de uma conferência-web (RNP), basta que o usuário disponha de um computador com acesso à Internet e um headset. O serviço de conferência-web (Reitoria) traz também uma série de recursos para o trabalho colaborativo como, por exemplo, o compartilhamento de desktops, apresentações, quadro de notas, chat, sendo um instrumento ideal para palestras a distância.

 Quem pode e como solicitar o serviço

  • Servidores efetivosSubstitutos (docentes e técnicos administrativos).
  1. Através de abertura de chamado pelo SACs, categoria Redes e Telefonia (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Eduroam (Rede Educacional Nacional e Internacional) [Voltar ao Topo]

Eduroam (education roaming) é um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa. Por meio do eduroam, estudantes, pesquisadores e equipe das instituições participantes obtêm acesso à Internet na rede sem fio de seu campus e também quando visitam as instituições parceiras no Brasil e no exterior, usando a mesma configuração de acesso em seu laptop, tablet ou smartphone, sem a necessidade de múltiplos logins e senhas. O serviço eduroam tem presença em mais de 60 países e mais de 10.000 pontos de acesso, dos quais 840 no Brasil dispostos em todas as regiões do país. Além de autenticação segura, o serviço tem como benefício a sua integração à CAFe ReitoriaO IFRS POA participa do eduroam - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) - desde novembro de 2014.

 Quem pode e como solicitar o serviço

  • Servidores efetivosSubstitutos (docentes e técnicos administrativos), Estagiários: campos Identidade e Senha utilize seu nome de usuário seguido de @poa.ifrs.edu.br, e sua senha da rede interna do Campus.
  • Alunos(as) com vínculo ativo no IFRS POA: campos Identidade e Senha, utilize sua matrícula (somente números), seguido de @poa.ifrs.edu.br, e sua senha da rede interna do Campus.
  • Participantes da CAFe (RNP): campos Identidade e Senha utilize o nome de usuário e senha da sua instituição de origem.

Nas dependências do Campus, em posse de um equipamento móvel, o usuário deve detectar a rede Wi-Fi EDUROAM. A mesma irá direcionar para uma tela de autenticação, onde deverá informar as suas credenciais.

Fone@RNP [Voltar ao Topo]

O IFRS POA participa do projeto fone@RNP (Reitoria) desde novembro de 2013. Esse é um serviço notoriamente conhecido pelo seu potencial de economia nas ligações interurbanas, sobretudo quando a instituição destino completa chamadas para a rede pública de telefonia. Porém, mais do que isso, o fone@RNP (RNPpermite que o usuário final faça uso da telefonia convencional por meio de uma mobilidade própria dos serviços de Internet.

Espaço do Servidor [Voltar ao Topo]

Abaixo, breve espaço com informações e links dos principais sistemas do IFRS, além de tutoriais e documentações que poderão ser úteis em seu dia-a-dia ...

Sistemas, sites:
2. Espaço Servidor - Reitoria (Campus Bento)acesso rápido à informações e formulários.
3. Projeto Unifica IFRS Conteúdos SIGDocumentação Módulos SIG - SIGAASIPACSIGRH: Sistemas Integrado de Gestão (SIG) [de Atividades Acadêmicas], [de Patrimônio, Administração e Contratos], [Recusos Humanos] ... (Reitoria).
3. Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional): Sistema Acadêmico do Campus Porto Alegre.
4. Reservas de salas: Sistema de Salas do campus Porto Alegre.
5. Biblioteca (Pergamum Reitoria): Acervo Online.
6. Campus DigitalSistema Acadêmico do Campus Porto Alegre - Currículos Antigos.
8. SIGACSistema de Gestão de Acesso do Ministério do Planejamento. Gerencia os acessos ao Sigepe Servidor e Pensionista, Sigepe Gestor e aplicativo Sigepe mobile.
9. Repositório de Documentos Atom: Permite consultar, a partir de setembro de 2016, Instruções Normativas, Resoluções do Conselho do Campus, Portarias (Afastamento Integral Stricto Sensu, Incentivo a Qualificação, Progressão Funcional, Progressão por Capacitação, Licença Capacitação, Remoção, Retribuição por RSC, Retribuição por Titulação, etc) e demais documentos da instituição (Campus Porto Alegre). Portarias produzidas a partir de maio de 2024 podem ser consultadas em Boletim de Gestão de Pessoas.
10. Urna VirtualSistema para Votações Eletrônicas do Campus Porto Alegre.

Orientações:
 I. Site SIGAA (Reitoria)
1. Novos Servidores e Funcionários, que não possuem acesso SIGAAlink de cadastro. Após o cadastro, recuperar a sua Senha neste link de recuperação.
Nota: A conta do  SIGAA apenas estará disponível alguns dias após o recebimento do primeiro vencimento, pois depende da consolidação do Governo Federal. Como o sistema é controlado pela Reitoria e governo federal, o setor não consegue interferir no procedimento (caso não seja o caso, desconsidere).
++Demais auxílios e dúvidasEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (DGP) (Diretoria de Gestão de Pessoas).
2. (CGE) Coordenadoria-Gestão-Ensino (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) (PoA): Setor responsável pela "Gestão de Disciplinas" (registrar cursos e turmas e associá-las aos docentes) e o "Cadastro de Horários".
Editais e Documentos:
b] Estágios curriculares (não obrigatórios e obrigatórios).
cFormulários para abertura de processo academico (Orientação e assessoramento a coordenadores de cursos, docentes e discentes na tramitação de processos acadêmicos).
3. (CRECoordenadoria-Registros-Estudantis (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) (PoA): Algumas das Atribuições junto ao Estudante (Para mais assuntos acesse o link da coordenadoria e a página Dúvidas e Respostas) ...
  • organizar e efetivar as "matrículas" nos cursos regulares de nível médio (Técnico) e superior (Graduação);
  • emitir atestados, históricos, declarações, certificados, certificação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), diplomas, certidões, relatórios e outros requerimentos pertinentes à Coordenadoria;
  • efetuar registros nos "sistemas acadêmicos", tais como: Ajuste de matrícula (Atualização de dados ou informações do Estudante - como Nome, RG, E-mail ...), Atividade de estágio, Revisão de conceitos, Aproveitamento de estudos, Certificação de Conhecimentos, Conteúdo Programático, Exercícios domiciliares, Transferência de turno, Justificativa de faltas (fora do prazo), Validação de Atividades Complementares, Oferta Especial de Disciplina, Reingresso, Trancamento de matrícula, entre outros;
  • receber e arquivar os "diários de classe".
4. (DPPI) Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PoA): Apresentação, Atribuições, Localização e Contato ... acesse a página da DPPI.
5. Suporte da TI Reitoria (GLPI) (Credencial SIGAA+inf.): O sistema SIG e seus módulos são gerenciados (hospedados) pela DTI Reitoria (Campus Bento Gonçalves). A DTI Porto Alegre possui gestão limitada do "SIGAA" Acadêmico e demais módulos, em geral, apenas consultas e atribuição de papéis ou permissões básicas (ou específicas).
No preenchimento do chamado, atenção ao selecionar a "Categoria" correta ("SIGAA", "SIPAC" ...) a fim de direcionar o chamado para a equipe específica e agiliza o atendimento. Sempre que possível - adicione Anexos (Documentos, Prints ou imagens de Tela) ao chamado.

 II. Site Moodle (PoA)
1. Professores(as): No primeiro acesso ao Moodle - preencher "Nome", "Sobrenome" e "E-mail" (Institucional, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e clicar no botão "Atualizar Perfil".
Em seguida, contate a TI (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para atribuição de "permissão" ou "papel" de Professor(a) (Criação-Edição de Disciplinas) em seu usuário.
2. Tutoriais para criação-edição de disciplinas:
 https://moodle.poa.ifrs.edu.br/course/view.php?id=1826.
 https://poa.ifrs.edu.br/index.php/tutoriais#criando-curso-do-inicio.
3. Método de inscrição na disciplina (Curso - Usuários (Aba Participantes) - Métodos de inscrição):
a) "Público", qualquer estudante tem livre acesso para a consulta do material e matrícula. 
b) "Privado", acesso restrito. Somente o professor concede o acesso ou matrícula aos seus(as) alunos(as).
+ Atendimento TI (Porto Alegre):

 Setor (DTI)Catálogo-de-ServiçosTutoriais.
Links úteis (Internet-Redes, Segurança, Atividades-Serviços, Boas-Práticas, Tecnologias):
cgi.br-sobrenic.br (nic.br-sobrenic.br-atividadesnic.br-boas-praticas), cert.br (cert.br-cartilha), registro.br (registro.br-quem-somos), ceweb.brw3c.br.
Local: sala 720 (Diretoria de Tecnologia da Informação) e sala 723 (Coordenadoria de Suporte Técnico).

  •  (TI)  (TI)  (TI)  (TI (TIOperações e Sistemas (PoA)
    Auxílios e dúvidas nos sistemas-sites em geral, banco de dados, atendimento junto ao estudante, contatos Reitoria ...: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou chamado via SACs, categoria Operações e Sistemas.
    Nota:
    1. MoodleComputadores e SACs "sempre" compartilham a mesma credencial e a senha pode ser ajustada e recuperada pelo site de senhas do Campus PoA ou Moodle.
    2. Para alteração da senha Wi-Fi e nos sistemas Campus digital e Reservas de Salas (RG, padrão) ... encaminhe uma senha de sua preferência para a TI PoA, via E-mail ou SACs, ou passe presencialmente na sala 720 ou sala 723 (DTI).
    3. A TI não realiza alteração de "coordenação", ou "unidade", "exercício", "vínculo" ou "setor" nos módulos do SIG ("SIGAA", "SIPAC", "SIGRH"). Solicite este ajuste-acesso junto ao RH do Campus Porto Alegre - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (DGP) (Diretoria de Gestão de Pessoas).
  •  (TIRedes e Telefonia (PoA)
    Para suporte técnico à infraestrutura física (rede cabeada e conexão sem fio - Wi-Fi) de redes de Computadores pertencentes ao IFRS POA (com Patrimônio):
    Abrir chamado pelo SACs, categoria Redes e Telefonia (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
  •  (TI) Suporte Técnico (PoA)
    Para instalação, configuração e manutenção de Computadores pertencentes ao IFRS POA (com Patrimônio), instalação de Softwares e acesso à Impressoras:
    Abrir chamado pelo SACs, categoria Suporte Técnico (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
    Nota:
    1. Para reposição de Toner contatar "diretamente" a Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio.
    2. Para auxilios ou problemas de recurso Audiovisual (ProjetoresSom ...), em Salas de Aula, Eventos, Laboratórios, etc, utilizar o sistema de chamados SACs, categoria "CAC-Audiovisual" (Coordenadoria de Assuntos Comunitários).
+ Atendimento TI Reitoria (Bento Gonçalves): Suporte TI Reitoria (GLPI)(Credencial SIGAA+inf.).

+ Sistemas ReitoriaMoodle (Reitoria)SIG (tutoriais e módulosSIGAA, SIPAC e SIGRH), PergamumCAFeCapesConferência-webFone@RNP, etc.

+ RNPMoodle (RNP)Cursos-ESRCAFeFone@RNPConferência-webeduroamedudnsRede IpêICPEdu (Pessoal).

UniFica (Conteúdos SIGDocumentação Módulos SIG - SIGAA, SIPAC, SIGRH) [Voltar ao Topo]

Buscando se fortalecer como instituição, o IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) está trabalhando na integração dos sistemas de gerenciamento de dados de todos os seus setores e unidades, desde de 2014, com a implantação de um Sistema Integrado de Gestão (SIG, link Reitoria) para agilizar e agregar confiabilidade aos processos e às estatísticas institucionais, dar mais transparência e auxiliar na tomada de decisões. O projeto UnIFica IFRS foi desenvolvido para facilitar essa implantação. O SIG escolhido para concretizar esse projeto foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e vem há dez anos sendo aprimorado. Já é utilizado por várias instituições da Rede Federal. Para viabilizar a implantação do SIG-UFRN, o IFRS contará com a participação da empresa AVMB, de Santa Maria (RS). Todos os servidores cadastrados no SIGRH têm acesso a este módulo com permissões para movimentar processos. 

 
SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, Reitoria): Informatiza os procedimentos da área acadêmica (lançamento de notas e frequências dos alunos) através dos módulos de: graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino técnico, ensino médio e infantil, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual.

1. Tutoriais SIGAA (Passo a Passo ... Auto Cadastro, Matrícula Online, Consultar Histórico, Atestado de Matrícula, entre outros.): UniFica Conteúdos.

O sistema acadêmico no qual você e o curso estão registrados é o SIGAA, e o primeiro acesso ao sistema requer o preenchimento de formulário neste link de cadastro. O cadastro só será validado se os dados digitados forem iguais aos dados informados no processo seletivo.
(preencha todos os campos atentamente e, se tiver alguma dúvida, acesse o tutorial neste link: Unifica Estudante-Auto-Cadastro) ou contate via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

2. (CRECoordenadoria-Registros-Estudantis (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.): Algumas das Atribuições junto ao Estudante (Para mais assuntos acesse o link da coordenadoria e a página Dúvidas e Respostas) ...

  • emitir atestados, históricos, declarações, certificados, certificação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), diplomas, certidões, relatórios e outros requerimentos pertinentes à Coordenadoria;
  • efetuar registros nos "sistemas acadêmicos", tais como: Ajuste de matrícula (Atualização de dados ou informações do Estudante - como Nome, RG, E-mail ...), Atividade de estágio, Revisão de conceitos, Aproveitamento de estudos, Certificação de Conhecimentos, Conteúdo Programático, Exercícios domiciliares, Transferência de turno, Justificativa de faltas (fora do prazo), Validação de Atividades Complementares, Oferta Especial de Disciplina, Reingresso, Trancamento de matrícula, entre outros;
  • receber e arquivar os "diários de classe".

3. (DPPIDiretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação: Apresentação, Atribuições, Localização e Contato ... acesse a página da DPPI.

 Quem pode e como solicitar o serviço

  • Servidores efetivossubstitutos (docentes e técnicos administrativos), funcionários (terceirizados e estagiários) e alunos(as) com vínculo ativo no IFRS POA:

    Servidores e Funcionários, que não possuem acesso SIGAAlink de cadastro. Após o cadastro, recuperar a sua Senha neste link de recuperação.

    - Estudantes com matrícula SIGAAsem acesso ou que ainda não foram registrados(as) pela Gestão de Ensino (CGE): link de cadastro.

  1. ++Usuário(a)CPF (somente números)
    ++Senha: (definida pelo usuário no cadastro)
  2. ++Auxílios e dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (TI Setor de Operações e Sistemas - Campus Porto Alegre).
  3. Ou contate diretamente o Suporte da TI Reitoria (GLPI)(Credencial SIGAA+inf.).
    No preenchimento do chamado, atenção ao selecionar a "Categoria" correta ("SIGAA", "SIPAC" ...) a fim de direcionar o chamado para a equipe específica e agiliza o atendimento. Sempre que possível - adicione Anexos (Documentos, Prints ou imagens de Tela) ao chamado.

Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA) [Voltar ao Topo]

Ambiente oficial da instituição (moodle.poa.ifrs.edu.br) destinado a apoiar os cursos presenciais e a distância (EaD), vinculados às atividades técnicas, de graduação, pós-graduação e de extensão do Campus PoA.

 Quem pode e como solicitar o serviço

  • Servidores efetivos, Substitutos (docentes e técnicos administrativos): Através da criação prévia de credenciais na rede do Campus.
  • Alunos(as) com vínculo ativo no campus. As credencias são criadas automaticamente no ato da matrícula. Primeiro acesso:
  1. ++Usuário(a)CPF (SIGAA) - Matrícula (Campus Digital-SCA) - (somente números)
    ++SenhaRG (Padrão)
  • Pessoas com vínculo formal em atividades desenvolvidas no Campus: As credenciais devem ser solicitadas pelo setor ou curso responsável pelo vínculo, através do SACs, setor Operações e Sistemas ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Usuários visitantes: o acesso funciona sem credenciais e está restrito às salas que estão liberadas para este tipo de usuário.
Nota:

1. Após o primeiro login no ambiente, será solicitado o preenchimento do seu "Perfil". Campos com asterisco vermelho são obrigatórios: nome, sobrenome e endereço de email ("Pessoal" ou "Institucional"). Após salvar o cadastro, um "link para validação" será encaminhado ao "E-mail" cadastrado. Verifique a Lixeira ou Spam, caso não esteja na Caixa de entrada.

2. Professores(as): No primeiro acesso ao Moodle - preencher nomesobrenome e endereço de email (Institucional) e clicar no botão "Atualizar Perfil". Em seguida, contate a TI (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.para atribuir permissão ou papel de Professor(a) (Criação-Edição de Disciplinas) ao seu usuário.

Rede PoA (Moodle, Computadores, SACs, Wi-Fi, Campus Digital, Reserva-de-Salas) [Voltar ao Topo]

A criação de credenciais para acesso à rede do campus permite utilizar os recursos, sistemas-sites e aplicações oferecidos pela DTI PoA, como Moodle (Plataforma de Ensino a Distância), computadores da instituição, internetCampus DigitalSACs, compartilhamentos de arquivos na rede, etc.

 Quem pode e como solicitar o serviço

  • Servidores efetivosSubstitutos (docentes e técnicos administrativos): Através de encaminhamento da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP, Campus Porto Alegre).
  • Alunos(as) com vínculo ativo no campus: As credencias são criadas automaticamente no ato da matrícula. Primeiro acesso:
  1. ++Usuário(a)CPF (SIGAA) - Matrícula (Campus Digital-SCA) - (somente números)
    ++SenhaRG (Padrão)
  • Estagiários(as) e bolsistas com vínculo ativo no IFRS POA: O responsável ou chefe imediato deverá realizar a "solicitação de credenciais" através do SACs, informando ainda:
  1. Nome completoCPFRG, Setor e e-mail pessoal.
  2. Quais pastas compartilhadas da rede o estagiário ou bolsista poderá ter acesso.
  3. O tempo em que o mesmo ficará vinculado ao setor.
  • Colaboradores (terceirizados, temporários, etc.).
Nota:

1. Para auxílios e dúvidas referentes ao 1o acesso - contate Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (DTI Porto Alegre, sala 720 ou sala 723), informando "Nome Completo""CPF""RG""Matrícula" e "Curso-ou-Setor"Ou anexando um documento de identificação com foto digitalizado ou comprovante de matrícula do IFRS.

2. "Procedimento" para o uso de computadores - por partes de Visitantes ou Pessoas sem vínculo ativo no IFRS POA (Atividades e Cursos de Extensão, Eventos ...):
O coordenador do curso ou evento, deverá solicitar a credencial "previamente" junto a DTI (via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou chamado SACs, setor Operações e Sistemas) - informando: 1. Nome do curso ou evento. 2. Dias em que ele irá ocorrer.
3. Janela de horário das aulas ou seminário, "em que pode logar" (hora início e hora fim).
4. Apenas um, ou quantos usuários temporários necessários? (Exemplo, um usuário para os alunos(as) e um para o professor(a) ...).

Senha: Troca e Recuperação [Voltar ao Topo]

TI Campus Porto Alegre

1. A troca e recuperação da senha da rede do campus (MoodleComputadores SACs) pode ser feita pelo serviço: https://senhas.poa.ifrs.edu.br (Site de Senhas do Campus):
 Digite sua senha atual e escolha uma nova.
 Insira seu login para redefinir sua senha: Um e-mail será enviado para o endereço associado ao nome de usuário fornecido. Quando receber este e-mail, clique no link dentro para concluir a redefinição da senha.

2. A troca e recuperação de senha (assim como o E-mail) - pode ser feita pelo site Moodle:

a) Após autenticado, para trocar, clique na sua foto de perfil (direita superior da tela):
 (primeira opção) menu "Preferências" > link "Mudar a senha". Informar os três campos: "Senha atual", "Nova senha" e "Nova senha (novamente)".
 (segunda opção) menu "Perfil" > link "Modificar perfil": constará o campo "Nova senha", bem como "Nome", "Sobrenome" e "Endereço de e-mail".

b) Se precisar recuperar clique em "Perdeu a senha?":
 Informar campo usuárioCPF (SIGAA) - Matrícula (Campus Digital-SCA) - (somente números)
 Ou preencher o campo e-mail.

3. Para recuperar a senha do e-mail institucional, acesse a página de login do Google Gmail e-ou Office 365 clique em "Esqueci minha senha". Em seguida digite o seu e-mail pessoal.

++Demais auxílios e dúvidas: via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.informando: Nome CompletoCPFRGMatrícula e Curso-ou-Setor. Ou anexando um documento de identificação com foto digitalizado ou comprovante de matrícula do IFRS.

TI Reitoria, Campus Bento

1. Recuperar Senha SIGAA (neste link): digite seu Login (CPF - somente números), E-Mail cadastrado no sistema e o conteúdo da imagem (seis números) que consta no site.
Um e-mail será enviado solicitando a confirmação da recuperação.
Verifique a Lixeira ou Spam, caso não esteja na Caixa de entrada.

Nota: Se não receber a mensagem ou conseguir recuperar ... necessário requisitar Nova Senha Temporária ("ifrs1234") junto ao Suporte da TI Reitoria (GLPI)(Credencial SIGAA+inf.).
No preenchimento do chamado, atenção ao selecionar a "Categoria" correta ("SIGAA", "SIPAC" ...) a fim de direcionar o chamado para a equipe específica e agiliza o atendimento. Sempre que possível - adicione Anexos (Documentos, Prints ou imagens de Tela) ao chamado.

2. Alterar Nova Senha "Temporária" SIGAA: Para alterar a Nova senha "Temporária" ("ifrs1234"), criada pela TI Reitoria, por uma de sua preferência - no canto superior direito da tela clique no link "Alterar a Senha". Na sequência constará o link "Clique Aqui para Alterar sua Senha". Após clicar, preencher os campos Nova senha e Repetir nova senha.

Nota: No 1o acesso ao - Moodle, Computadores, SACs, Campus digital, Wi-Fi e Reservas de Salas - a senha inicial será o RG (Padrão).
Na alteração da Senha (por uma de sua preferência) - Moodle, Computadores e SACs - sempre compartilham da nova Senha (mesmas credenciais = usuário e senha).
Porém - Wi-Fi, Reservas de Salas e Campus digital - não compartilham e permanecem com a antiga Senha (RG) ... e vice-versa (Para Alteração e Recuperação (Wi-Fi, RS e CD), contate a TI).

|_ _ _| Crie uma Senha Forte
(Sugestão de Senha Segura, Exemplo: %=IFrs987):
 Combinação de letras maiúsculas e minúsculas (a, E..), números (0, 2, 5..) e caracteres especiais.
 Mínimo de 8 dígitos.
 Ao menos uma (1) letra maiúscula (E, F..).
 Um (1) ou mais símbolos, caractere(s) especiais (não alfanuméricos):
! @ # $ % ^ & * ( ) _ + - = { } [ ] | \ : ; ’ " < > . ? /

E-mail Institucional Servidor [Voltar ao Topo]

A instituição utiliza o serviço da plataforma Google Gmail, para a criação de e-mail institucional dos servidores, além de "grupos" de discussão - registrado no domínio poa.ifrs.edu.br.

 Quem pode e como solicitar o serviço

  • Servidores efetivosSubstitutos (docentes e técnicos administrativos), FuncionáriosEstagiários e Bolsistas: O e-mail institucional será solicitado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) via SACs, após a admissão e posse do servidor no Campus.
  • ++Demais auxílios e dúvidasEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

E-mail Institucional Discente [Voltar ao Topo]

O E-mail institucional é regido pela Resolução nº 10/CONSUP-IFRS de 05 de fevereiro de 2021. Os estudantes do Campus terão à disposição "uma" conta de e-mail institucional discente (@aluno.poa.ifrs.edu.br) para uso em suas atividades letivas durante o seu vínculo ou período acadêmico. Leia, a seguir, todas as informações necessárias para à recuperação de senha da sua nova conta.

a) Passo a Passo Descritivo: Você possui "um" e-mail institucional (@aluno.poa.ifrs.edu.br). Acesse-o fazendo login em http://www.gmail.com. Adicione seu número de matrícula: 2025123456@aluno.poa.ifrs.edu.br e clique em "Avançar". Em seguida clique na opção "Esqueceu a senha?". O Gmail solicitará o seu e-mail pessoal de recuperação, apresentando parte dele.

Confirme-o digitando-o corretamente - para receber o "código de verificação". Copie o "código de verificação" e cole para ativação da conta. Para acessar e começar a usar o seu novo e-mail institucional discente, você precisa aceitar e confirmar o aceite dos termos, clicando no botão "Entendi".

Importante: Alteração do e-mail institucional da antiga para a nova matrícula - será feita "somentea pedido (interesse) do estudante. Cada aluno terá à disposição "apenas" "um" e-mail (@aluno.poa.ifrs.edu.br), indiferente do número de matrículas. Na alteração, todos os dados da antiga conta serão perdidos (mensagens do Gmail, dados no Google Sala de Aula, arquivos do Drive, Agenda, Contatos, .. etc). Assim, importante, salve todos os seus trabalhos da antiga conta (E-mail, Anexos, Contatos ...) - "antes" de solicitar a alteração para nova matrícula.

b) Passo a Passo Ilustrativo(Eventuais diferenças poderão ocorrer entre dispositivos ou devido à atualização das interfaces do Gmail).

 Passo 1 - Site Google Gmail (http://www.gmail.com): clique em "Fazer Login". Se já tiver outra(s) conta(s) de e-mail (pessoal ou institucional) em seu Gmail, conforme imagem, clique no canto superior direito da tela - para Adicionar outra conta.

 Passo 2 - Digite o novo E-mail: Na tela ao lado, campo "endereço de e-mail" - informe o seu nº de matrícula (SIGAA ou Campus Digital-SCA) seguido do domínio "@aluno.poa.ifrs.edu.br" (Exemplo: 2025123456@aluno.poa.ifrs.edu.br). A sequir, clicar em "Próxima" ou "Avançar":

 Passo 3 - Recuperar senha: o Google Gmail identificará o seu novo e-mail mas você ainda não tem uma senha definida ou cadastrada. Clique em "Esqueceu a senha?".

 Passo 4 - Fornecer o e-mail pessoal: Na tela ao lado o Google Gmail solicitará seu e-mail pessoal (de recuperação, apresentando parte dele - "mar*****@gmail.com"). Você precisa confirmá-lo digitando-o corretamente para receber o "código de verificação" (seis números temporários).

 Passo 5 - Código de ativação: copie e cole ou digite o "código de verificação(seis números temporários) - recebido no seu e-mail pessoal (Caixa de entrada, Spam ou Lixeira) - para a ativação. Após a digitação do código, você receberá no seu e-mail pessoal a confirmação de conta recuperada (última imagem):

 Passo 6 - Aceite dos termos e Bem-vindo à sua nova conta: para utilizar seu novo e-mail institucional, confirme o aceite dos termos de serviços da Google clicando em "Entendi". A seguir será solicitado o cadastro de nova uma senha (da sua preferência). Clique em "Mostrar senha" para facilitar a digitação. Após registrar, seu novo e-mail estará disponível.

++Demais auxílios e dúvidas: chamado-ticket SACs, setor Operações e Sistemas ou encaminhe mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Facilidade e Agilidade).

Office ou Microsoft 365 [Voltar ao Topo]

Alunos(as) e Professores(as) de instituições de ensino elegíveis podem inscrever-se gratuitamente no Office 365 Educação (Microsoft 365), que inclui o Word, Excel, PowerPoint, OneNote e agora o Microsoft Teams, entre outras ferramentas. Para acesso utilize o mesmo e-mail institucional utilizado no Google Gmail.

Como Criar uma Conta?: encaminhe mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando: Nome CompletoE-mail institucionalE-mail pessoal e Curso-ou-Setor.

Após a confirmação de registro pela TI (Porto Alegre), acesse https://www.office.com. O procedimento de recuperação de senha é praticamente "idem" ou "similar" ao Google Gmail.

a) Passo a Passo Ilustrativo: (Eventuais diferenças poderão ocorrer entre dispositivos ou devido à atualização das interfaces do Office365).

 Utilize o seu e-mail institucional para Entrar no Office 365. Na tela seguinte, clique no link "Esqueceu minha senha". A seguir, terceira imagem, insira os "caracteres que aparecem na imagem" (HNJK).

Na quarta imagem, o Office 365 solicitará o seu e-mail pessoal (de recuperação), apresentando parte dele.

 Na sequência, receberá em seu e-mail um "código de verificação" (seis números temporários, idem ao Gmail). Este código será digitado na tela da direita.

 Por último, preencha os campos - "nova senha" e "confirme a nova senha" e link "Concluir". Estando tudo Ok, um aviso será apresentado em tela ("Sua senha foi redefinida") e no seu e-mail pessoal.

 Boas-Vindas ao Microsoft 365 ...

Capes (Portal de Periódicos) [Voltar ao Topo]

Criado em novembro de 2000 para democratizar o acesso a conteúdos científicos de alto nível produzido no mundo, o Portal de Periódicos oferece acesso a mais de 36.000 títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases exclusivas para patentes e mais de 250.000 e-books. O portal ainda oferece conteúdo gratuito selecionado, como bases de livre acesso, periódicos nacionais com boa classificação no Programa Qualis-Capes, além dos resumos de teses e dissertações defendidas no país.O usuário vinculado ao campus (servidor ou aluno) deverá seguir as orientações abaixo para se autenticar e acionar o acesso remoto ao Portal Capes.

a) Passo a Passo Descritivo:

  • Acesse o Portal de Periódicos Capeswww.periodicos.capes.gov.br.
  • Clique no link "Acesso CAFe(menu superior)
  • A seguir, no espaço "Acesso remoto via CAFe", digite "IFRS" e selecione a instituição IFRS - INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Botão Enviar.
  • Autenticação (Após identificado(a), você poderá consultar o Portal de Periódicos.):
  1. ++Usuário(a): CPF@ifrs.edu.br (somente números, Reitoria (Edu Person) = 97701020397@ifrs.edu.br)
    ++SenhaIdem a utilizada no SIGAA

b) Teste Credencial Capeshttps://sp.rnp.br/cafe (Importante: Encaminhe prints de tela em casos de Erro, Homologação de atributos - CAFe).

c) Alterar a "Senha": https://sistemas.ifrs.edu.br/login/esqueci_senha (Nota: altera a "senha" de todos os acessos Usuário(a): CPF ou Usuário(a)CPF@ifrs.edu.br.

Após ser identificado pela instituição IFRS, você poderá optar em realizar o cadastro no Portal de Periódicos. Quando o usuário é reconhecido ele é automaticamente direcionado para a Página Inicial. Seu nome é apresentado na parte superior da tela e terá o acesso remoto liberado para fazer suas pesquisas. Quando finalizar sua sessão de uso do Portal, clique no link "Sair" - na parte superior da tela - e feche seu navegador.

d) Passo a Passo Ilustrativo:

e) Erros: "Tempo de pesquisa esgotado" (imagem), "usuário ou senha inválida", "sem a informação de e-mail no SIG" ... = Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou contatar Suporte da TI Reitoria (GLPI)(Credencial SIGAA+inf.).
No preenchimento do chamado, atenção ao selecionar a "Categoria" correta ("SIGAA", "Sistemas" ...) a fim de direcionar o chamado para a equipe específica e agiliza o atendimento. Sempre que possível - adicione Anexos (Documentos, Prints ou imagens de Tela) ao chamado.

Aviso na pesquisa ...:

"Tempo limite de busca esgotado", devido por vezes - a alta demanda, de momento.

Nesta situação, tente pesquisar em 10 minutos ou daqui a uma hora.

Persistindo faça novas tentativas no período da tarde.

WhatsApp (Pessoal (Padrão) e Business) [Voltar ao Topo]

(Em contrução ...)

Whats Comunidade: Converse com facilidade nos "grupos" e na "comunidade" para manter contato com as pessoas mais próximas.

Disponibilidade: "Setores" em posse de Celulares solicitados na Reitoria ou recebidos de outra instituição (com patrimônio do IFRS POA).

  1. Reúna "grupos" relacionados: Com as "Comunidades" do WhatsApp (Normal ou Business), você pode reunir "grupos" relacionados em um só lugar e alternar facilmente entre eles.
  2. Envie avisos: Envie mensagens para todos os membros da "comunidade" usando o "grupo" de avisos.
  3. Crie conversas para assuntos específicos: Mantenha conversas focadas em um assunto específico com "grupos" grandes e pequenos.

a) Ocultar o número de telefone:
Para maior privacidade e segurança nas "comunidades", seu número de telefone será exibido apenas para:

  • Administradores da "comunidade".
  • Pessoas que têm seu número salvo na lista de contatos.
  • Pessoas com quem você já conversou no WhatsApp.

As demais pessoas na "comunidade" não terão acesso ao seu número de telefone completo quando você reagir ou responder às mensagens recebidas no "Grupo" de avisos. Os administradores da "comunidade" têm acesso ao número de telefone completo de todos os membros.

Nota:

  • Os usuários do WhatsApp que você salvou como contato ou com os quais já interagiu em uma conversa ou "grupo" podem ver seu número de telefone completo.
  • Os membros da "comunidade" têm acesso ao número de telefone dos administradores.
  • Somente o código do país e os dois últimos dígitos do seu número de telefone serão exibidos para as pessoas que não têm acesso ao seu número completo.
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->