Exposição Katakata (2013)
Uma realização entre a Coordenadoria de Projetos Culturais e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRS – Campus Porto Alegre a exposição fotográfica “KATAKATA” foi exposta o 2º andar do prédio da sede Centro do Campus entre os dias 29 e 30 de outubro de 2013.
Esta exposição, que integrou a programação da 7ª Primavera de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e faz parte do acervo do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) é uma das atrações do Encontro de NEABIs que acontece neste período no Campus Porto Alegre do IFRS.
Com curadoria do professor Walter Karwatzki, a exposição apresenta a multiplicidade étnica e cultural constitutiva do que se convencionou chamar de “raça negra”. Nas fotografias desta exposição coletiva, indivíduo e raça não são contrapontos, mas uma justaposição reveladora de identidades afirmativas, que resistem ao processo de esvaziamento cultural que vêm sofrendo.
Em KATAKATA, que significa “Aqui e Lá” na língua iorubá, a pele, esta fronteira que delimita um homem e também sua raça, estabelece o ponto inicial de uma jornada aos permeáveis mundos daqueles que, longe de sua terra, constroem, com suas expressões artísticas, memórias e anseios, um novo chão, segundo o jornalista e escritor Benhur Bortolotto.
Redes Sociais