Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Histórico do Curso Técnico em Instrumento Musical
Início do conteúdo da página

Histórico do Curso Técnico em Instrumento Musical

Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 20h06 | Última atualização em Segunda, 27 de Junho de 2022, 14h19 | Acessos: 431

Breve histórico do Curso Técnico em Instrumento Musical 

O Curso Técnico em Instrumento Musical existe no IFRS - Campus Porto Alegre desde 2011 e atualmente transcorre de forma presencial, ofertado nas modalidades concomitante e subsequente ao Ensino Médio, com carga horária de 821 horas distribuídas em quatro semestres. Esse curso oferece a sistematização e a complementação de habilidades e conhecimentos musicais para aqueles que possuem formação e experiência musical prévias, proporcionando aperfeiçoamento, profissionalização e preparação para estudos posteriores.

O curso foi criado numa época de transição e transformação: o que era a antiga Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a lei n⁰ 11.892, de 29/12/2008, passou a ser Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Nessa transição, muitos cursos foram criados. Os professores que atuavam na área de música na Escola Técnica da UFRGS e que optaram por migrar para o IFRS já atuavam no Projeto Prelúdio, programa de extensão que visava à educação musical de crianças e jovens, existente desde 1982, proporcionando formação musical ampla a crianças e jovens em diferentes níveis de desenvolvimento musical. O Projeto Prelúdio foi mantido nessa transição, mas esses professores e a gestão da nova instituição sentiam a necessidade de fortalecer ainda mais a área da música dentro do IFRS, em Porto Alegre, e, considerando a experiência na formação básica do corpo docente, a necessidade de oferta de formação básica em música e a possibilidade de verticalização do ensino, propuseram a criação do Curso Técnico em Instrumento Musical, que também possibilitou a ampliação do corpo docente da área.

A primeira turma ingressou em 2011, com um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) um pouco diferente do atual. Desde o seu início, o curso já passou por três mudanças de PPC, buscando se adequar às demandas dos discentes, a novas possibilidades de oferta e às exigências institucionais e do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação do Brasil. Assim, o curso, que iniciou como subsequente noturno, oferecendo flauta doce e violão como instrumentos elegíveis para formação, atualmente é um curso concomitante  - o primeiro no Campus Porto Alegre - e subsequente ao ensino médio, ofertando os instrumentos de formação: flauta doce, flauta transversa, violão e teclado. 

De 2011 a 2021, já ingressaram 180 estudantes, e o curso formou 70 técnicos em instrumento musical de 2012 a 2020. O curso tem atendido alunos da região metropolitana, de 15 a 70 anos, com percursos variados de formação e atuação na área da música. Dentre os caminhos seguidos por alunos egressos estão o prosseguimento de estudos em cursos de graduação e/ou especialização na área de música, a atuação como professores de instrumento e musicalização e como instrumentistas. Relatos mostram que alunos, ainda durante o curso, são bem-sucedidos na busca por oportunidades de trabalho na área da música e no prosseguimento dos estudos musicais em outros níveis de ensino. O curso tem se mostrado, portanto, um importante meio de transformação da participação dos seus alunos e egressos no mundo do trabalho. Dada a proximidade com o Projeto Prelúdio - Cursos de Extensão em Música e Grupos Musicais, o Curso Técnico em Instrumento Musical vem se tornando um excelente exemplo da verticalização do ensino e da indissociabilidade entre Ensino e Extensão no Campus Porto Alegre, quando alunos do Projeto Prelúdio migram para o Curso Técnico e quando alunos do Curso Técnico atuam como extensionistas no Projeto Prelúdio. 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->