O NEABI do Campus POA promove evento sobre o Tambor de Sopapo
O NEABI do Campus POA promove evento sobre o Tambor de Sopapo
Evento: "O Tambor de Sopapo: personagens e possibilidades"
Data: 5/11 (terça-feira)
Hora: 19h30
Local: YouTube do NEABI POA
Obs.: em anexo você encontra o flyer eletrônico
O Tambor de Sopapo é um dos poucos instrumentos considerados genuinamente sul-rio-grandense e um dos principais representantes da cultura afrodiaspórica do nosso estado, e tem sido um símbolo da ancestralidade, cultura e resistência negra.
O NEABI do IFRS Campus POA promove um bate-papo online sobre este instrumento, em que Lucas Kinoshita (professor de percussão do Campus) apresentará os resultados de sua dissertação de mestrado intitulada "A educação musical na cena do Tambor de Sopapo no RS: personagens e suas práticas pedagógico-musicais" (disponível no link: https://lume.ufrgs.br/ handle/10183/266752) e conversa com dois mestres griôs deste instrumento que foram entrevistados nesta pesquisa: Mestre Edu do Nascimento e Mestre José Batista.
Este evento está ligado a outro evento do NEABI, o de lançamento do livro "O Sopapo Contemporâneo: um elo com a ancestralidade", de José Batista, gravado ao vivo no dia 16 de dezembro de 2021, e que pode ser assistida através do link abaixo:
https://www.youtube.com/live/ dbuXXlgx97I?si=8- mHmTMMgD5BQaK9 e precede e contextualiza a distribuição de exemplares deste livro, gentilmente doados pelo autor e pela MS2 Editora, aos 17 campi do IFRS. Serão distribuídos dois exemplares por campus, um para a biblioteca e outro para o NEABI local.
O NEABI deseja que este evento possa auxiliar a disseminar o conhecimento sobre este importante instrumento musical e símbolo da cultura, história e resistência afro-gaúcha!
Sobre os convidados:
Edu do Nascimento: é produtor cultural, tocador de Sopapo e educador social. Idealizador do Projeto “CABOBU” – Pelotas 2023, tocou com seu pai, mestre Giba Giba, por mais de 15 anos. É fundador da Banda Lugarejo, onde ressalta o legado e historicidade de sua família. Criador do grupo SOPAPARIA, também é responsável pelo “Bloco Cuidado Que já nos viram”. Tocou com Serrote Preto, Banda anos Blues, Gerônimo Jardim, Toneco da Costa, Fernando do Ó, Jorginho do trompete, Marcos Farias, Bloco Areal do Futuro entre outros.
é construtor de tambores, projetista do modelo do Sopapo no Projeto CaBoBu em 1999, e desenvolvedor da metodologia contemporânea do Grande Tambor. Escreveu o livro “O sopapo contemporâneo: um elo com a ancestralidade”, recentemente tornou-se Mestre Cultura Viva pelo Ministério da Cultura do Brasil e recebeu o Prêmio Palmares de Arte pela Fundação Palmares.
Redes Sociais