Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Proposta de Calendário acadêmico 2020/2021 do Campus é aprovada pelo Concamp

Proposta de Calendário acadêmico 2020/2021 do Campus é aprovada pelo Concamp

Publicado: Terça, 06 de Abril de 2021, 14h42 | Última atualização em Terça, 06 de Abril de 2021, 14h47 | Acessos: 1231

A proposta de calendário acadêmico 2020/2021 do IFRS - Campus Porto Alegre foi aprovada pelo Conselho do Campus Porto Alegre (Concamp) em reunião extraordinária realizada por webconferência na tarde da segunda-feira, 05 de abril. A proposta, construída pela equipe da Diretoria de Ensino, foi apresentada para as coordenações de cursos e teve participação de outros setores do campus, em especial da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

De acordo com o calendário do Campus que foi aprovado, as aulas iniciam no formato de ensino remoto, no dia 17 de maio de 2021, com término previsto para 17 de janeiro de 2022. Com o retorno do calendário, também serão retomados processos como reingresso, transferência e ingresso de diplomado. O cronograma completo, com todas as datas previstas, estará disponível em breve no site do campus, assim que for publicada a resolução do Concamp que o aprovou.

Antes do início das aulas, haverá um período de rematrículas, e todos os estudantes que pretendem continuar no ensino remoto, deverão se rematricular. Os alunos podem ainda solicitar o trancamento da matrícula, se assim desejarem.

Resolução nº 015/2021 do Conselho Superior do IFRS (Consup) determinou a retomada do calendário acadêmico, que foi suspenso em março de 2020 em razão da pandemia, e a substituição das aulas presenciais por ensino remoto, a partir do final do segundo ciclo de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) e enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus -Covid-19, conforme legislação vigente. Também permitiu a cada campus a reelaboração do seu calendário, promovendo os ajustes necessários conforme regulamenta a resolução e aprovando-o no respectivo Conselho de Campus.

Com o encerramento das APNP e a volta do calendário, as aulas no campus serão retomadas por ensino remoto. A principal mudança com relação às APNP, é que essas eram opcionais aos estudantes do IFRS. Já nas aulas de ensino remoto, a partir da retomada do calendário acadêmico, todos os estudantes matriculados devem acompanhar as disciplinas.

A retomada do calendário acadêmico não significa o retorno de aulas presenciais: essas seguem sem previsão de retorno. Com a retomada do calendário acadêmico, serão ofertadas aulas por ensino remoto para os estudantes de cursos técnicos e superiores. O formato é semelhante ao das APNP, mas os estudantes poderão agora aproveitar as APNP realizadas com êxito, progredir em disciplinas, semestres ou, dependendo da situação, até ano do curso. Além disso, serão retomados o registro de frequência e as avaliações nos sistemas acadêmicos utilizados.

Estudante: participe da reunião no dia 08/04 que tratará sobre a retomada do calendário acadêmico