Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Campanha dos Bancos Vermelhos de combate à violência contra a mulher teve continuidade na manhã desta quarta-feira
Início do conteúdo da página

Campanha dos Bancos Vermelhos de combate à violência contra a mulher teve continuidade na manhã desta quarta-feira

Publicado: Sexta, 27 de Março de 2026, 16h02 | Última atualização em Quarta, 01 de Abril de 2026, 18h48 | Acessos: 256

Na manhã desta terça-feira, 1º de abril, o IFRS Campus Porto Alegre viveu um momento de profunda reflexão, mobilização e compromisso social. Às 10 horas, estudantes, servidores e servidoras interromperam suas atividades para participar do lançamento da campanha Banco Vermelho, uma iniciativa de conscientização e enfrentamento ao feminicídio e à violência contra a mulher.

Inspirada em um movimento internacional que simboliza a ausência deixada por mulheres vítimas de feminicídio, a campanha propõe não apenas visibilidade, mas também sensibilização da comunidade acadêmica para a urgência do tema. O banco vermelho, enquanto símbolo, convida ao silêncio, à memória e à ação.

A atividade foi conduzida pela professora Ioli, representando o Núcleo de Estudos, Pesquisa em Sexualidade e Gênero, que apresentou detalhadamente a proposta da campanha, seus objetivos e a importância de ações educativas contínuas dentro do ambiente institucional. Em sua fala, destacou a necessidade de transformar informação em atitude, promovendo uma cultura de respeito, equidade e proteção à vida.

O momento reuniu diferentes vozes e olhares, reafirmando o papel do IFRS Campus Porto Alegre como um espaço de formação integral, comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, humana e segura para todas as pessoas.

Mais do que um ato simbólico, o lançamento da campanha Banco Vermelho marca o início de um movimento permanente de conscientização no campus — um chamado coletivo para que a indiferença nunca ocupe o lugar da responsabilidade.

CAMPANHA TEVE INÍCIO NO DIA 27 DE MARÇO COM A PINTURA DOS BANCO

Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) aderiu à Campanha dos Bancos Vermelhos no IFRS. A atividade ocorreu na tarde desta sexta-feira, 27 de março de 2026.

O ato simbólico de pintura dos bancos aconteceu na área externa do campus. A atividade foi organizada NEPGS, NAC e pela Diretoria de Extensão e contou com a participação de estudantes, servidoras e servidores do campus.

SOBRE A CAMPANHA DOS BANCOS VERMELHOS

A iniciativa tem origem na mobilização internacional Red Bench Project e foi incorporada formalmente no Brasil por meio da Lei nº 14.942/2024, que prevê a instalação de bancos vermelhos em espaços públicos como símbolo de memória, conscientização e denúncia do feminicídio.

As artes dos cartazes utilizados pelo IFRS na campanha foram elaboradas pelo Instituto Banco Vermelho. A ação busca dar visibilidade ao tema e incentivar a reflexão sobre a violência contra a mulher.

 

Texto adaptado de https://ifrs.edu.br/campanha-dos-bancos-vermelhos-de-combate-a-violencia-contra-a-mulher-e-lancada-no-ifrs/.

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->