Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Campus Porto Alegre tem 75% dos seus estudantes inscritos para as Atividades Pedagógicas Não Presenciais

Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2020, 16h13 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2020, 10h49 | Acessos: 1389

O IFRS deu início no dia 14 de setembro às Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), que serão ofertadas durante o período de pandemia de Covid-19 de forma optativa aos estudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação dos 17 campi.

No Campus Porto Alegre, o número de estudantes que aderiram às APNPs foi bastante significativo: segundo dados da Coordenadoria de Registros Estudantis, dos 1.731 estudantes matriculados em 2020/1 no campus, 1.301 se inscreveram para participar das APNPs – o que corresponde a 75% do total desses alunos.

Nos cursos técnicos, 70% dos estudantes se inscreveram para as atividades não presenciais, e nos cursos superiores, 82% . Já nos cursos de pós-graduação (que incluem dois mestrados profissionais e uma especialização), a adesão dos alunos foi de 100%.

O período de inscrição de estudantes do IFRS – Campus Porto Alegre para as APNPs foi aberto de 03 a 07 de setembro, por meio do Edital nº 16/2020. O resultado das homologações dos inscritos foi divulgado no dia 11 de setembro e, após prazo de pedido de recursos, nova homologação foi publicada no dia 17 de setembro, finalizando o processo.

No momento, as APNPs estão em andamento e o Campus está mobilizado para que tenham êxito.

Sobre as APNPs

As atividades pedagógicas não presenciais, chamadas de APNPs, são equivalentes a componentes curriculares (disciplinas) e poderão ser computadas na carga horária dos cursos (ou seja, os estudantes que concluírem com êxito poderão aproveitar esses componentes, integralizando-os em seus históricos). No entanto, o calendário acadêmico permanece suspenso. É como se o semestre 2020/1 tivesse sido “congelado” em março.

Quando o IFRS considerar que há condições de retornar presencialmente de forma segura, todas as atividades serão retomadas de onde pararam. Por isso, aqueles que não conseguirem acompanhar as APNPs têm garantido o direito à matrícula em todos os componentes que estavam matriculados no semestre 2020/1. Isso significa que as matrículas seguem vigentes, e apenas o calendário está suspenso.

Saiba mais:

Começam as Atividades Pedagógicas não Presenciais nos campi do IFRS

Dicas para estudar de forma não presencial