Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Docentes do Campus podem se inscrever para a primeira atividade da Formação Continuada 2022

Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 14h46 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 16h14 | Acessos: 449

Primeira oficina acontece no dia 26 de setembro

Vem aí mais uma ação de formação continuada para docentes do IFRS - Campus Porto Alegre. Desta vez, a formação docente contará com três momentos.

O primeiro deles será a oficina "Planejamento docente: Para além da burocracia", ministrada pelos docentes Dra. Andreia Modrzejewski Zucolotto, Dr. Denirio Itamar Lopes Marques e Dra. Liliane Madruga Prestes. A atividade buscará refletir sobre a importância do planejamento docente com vistas à concretização do plano de ensino. Pretende-se discutir os desafios e as possibilidades dos documentos obrigatórios para os processos formais da instituição e o quanto esses mecanismos contribuem na consolidação dos objetivos do componente curricular do curso.

A oficina ocorre no dia 26 de setembro, das 14 às 17h, no laboratório de informática 803, na Torre Sul. São oferecidas 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas neste link.

Para o mês de outubro está prevista a "Oficina docente de metodologias ativas de ensino e aprendizagem", ministrada remotamente pela professora Dra. Michelle Guiot Mesquita, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). No mês de novembro, a ação será finalizada com o tema "Avaliar: como e por quê?"desenvolvido pela Dra. Clarice Monteiro Scott, docente do IFRS - Campus Porto Alegre. As inscrições dessas atividades serão abertas nas semanas que as antecedem.

A certificação dos participantes será realizada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).

Em 2020 e 2021, a Diretoria de Ensino, por meio da Comissão para Organização da Formação Inicial e Continuada em Educação, promoveu a ação intitulada “Educação para a Educação Digital e Remota”, que proporcionou cerca de 20 oficinas para atender às demandas no contexto de apropriação e uso de novas tecnologias e também de metodologias e práticas educacionais que foram desenvolvidas, principalmente, no ensino remoto.

A partir de 2022, a ação de capacitação está sendo implementada pela equipe do Ensino que, com isso, objetiva consolidá-la no âmbito da gestão, de modo permanente.

Essas formações e capacitações são de livre escolha e adesão dos docentes e visam atender às demandas oriundas da comunidade e também aos objetivos institucionais, ampliando as possibilidades formativas voltadas ao aprimoramento das práticas de docentes e demais servidores em educação e de qualificação metodológica e tecnológica para atuar no contexto da diversidade da comunidade acadêmica do IFRS - Campus Porto Alegre.