Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > IFRS Campus Porto Alegre sedia Polo Olímpico de Robótica Educacional e fortalece impacto social na educação pública
Início do conteúdo da página

IFRS Campus Porto Alegre sedia Polo Olímpico de Robótica Educacional e fortalece impacto social na educação pública

Publicado: Domingo, 01 de Junho de 2025, 09h22 | Última atualização em Domingo, 01 de Junho de 2025, 09h33 | Acessos: 171

O IFRS – Campus Porto Alegre celebra a conquista de uma das cinco vagas nacionais no edital nº 01/2024 da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) para criação de Polos Olímpicos do Conhecimento. A seleção teve 27 instituições inscritas, e o projeto aprovado deu origem ao Polo Olímpico de Robótica Educacional (POORE), um marco para a robótica educacional no estado.

Coordenado pelo professor André Peres (IFRS – Campus Porto Alegre), o POORE é uma articulação entre três instituições da Rede Federal: IFRS – Campus Restinga, coordenado pelo prof. Iuri Albandes, e o IFSUL – Campus Gravataí, coordenado pelo prof. Ademir Dorneles de Dorneles. Essa aliança institucional fortaleceu a realização da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no Campus Porto Alegre em 2024, trazendo visibilidade à robótica como estratégia de engajamento educacional.

Formação para professores e juízes: educação que transforma

Ampliando sua atuação, o POORE lançou duas iniciativas inovadoras com impacto direto na rede pública:

  • Curso de Robótica para Professores da Rede Pública, voltado àqueles que desejam atuar com seus alunos na OBR.
  • Curso para Formação de Juízes da OBR, essencial para a sustentabilidade das competições educacionais.

Com mais de 200 inscritos para apenas 40 vagas, os cursos estão sendo oferecidos simultaneamente nos campi Gravataí e Porto Alegre. Com 10 encontros presenciais, os participantes vivenciam experiências práticas, desde a montagem de pistas até simulações de desafios robóticos e artísticos.

🤖 Robótica e pesquisa: conexão com o Mestrado do IFRS

O POORE também se destaca por integrar ensino e pesquisa. Dois projetos do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do Campus Porto Alegre estão diretamente envolvidos:

  • Alexandre Silva de Oliveira e Luciane Amaral Kirchner, mestrandos do MPIE, desenvolvem pesquisas que utilizam a robótica e a Aprendizagem Criativa como base metodológica para formação docente e engajamento de estudantes.

Essa sinergia entre extensão, pesquisa e formação reafirma o papel do IFRS como agente transformador da educação pública por meio da ciência e da tecnologia.

🚀 Próximos passos: mais formação, mais impacto

A expectativa é que o Polo continue expandindo suas ações, oferecendo novas edições dos cursos e outras atividades formativas, sempre com foco em:

  • Democratizar o acesso à robótica educacional;
  • Incentivar a participação de escolas públicas nas Olimpíadas do Conhecimento;
  • Estimular o protagonismo juvenil em iniciativas científicas e tecnológicas.
  • 🔗 Para saber mais sobre o POORE e futuras atividades, acompanhe o site e as redes do IFRS Campus Porto Alegre.
Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->