Inicia o Curso de Operador de Computador do Projeto Mulheres Mil para Artesãs da Economia Solidária
O IFRS – Campus Porto Alegre iniciou, no dia 17 de setembro, o Curso de Operador de Computador, com carga horária de 160 horas. A formação é destinada a 25 mulheres artesãs vinculadas à economia solidária.
As aulas acontecem às quartas e quintas-feiras, no turno da tarde, no IFRS Campus Porto Alegre. As estudantes recebem auxílio de passagem, condicionado à frequência integral, como forma de incentivo à permanência e conclusão do curso.
Na primeira semana de aulas, as participantes já tiveram contato direto com os computadores, iniciando as atividades práticas de informática. Também receberam uma prévia do que será trabalhado ao longo da formação, que contará com currículo dinâmico, com conteúdos atualizados e direcionados à preparação para o trabalho e a cidadania, preparando as alunas para o uso da tecnologia em suas atividades profissionais e comunitárias.
Formação multidisciplinar e cidadã
O curso integra o Programa Mulheres Mil e tem como objetivo qualificar as participantes para o trabalho de operadoras de computador, ao mesmo tempo em que promove formação cidadã. O currículo contempla conteúdos técnicos de informática e temas voltados para o desenvolvimento pessoal e comunitário, incluindo:
- relações de gênero e questões étnico-raciais,
- mundo do trabalho e economia solidária,
- educação financeira,
- saúde da mulher,
- comunicação e, principalmente, inclusão digital.
A proposta pedagógica busca ampliar as oportunidades de geração de renda, fortalecer a atuação comunitária e incentivar o protagonismo feminino, valorizando as histórias e os saberes das participantes.
A ação é desenvolvida pela Diretoria de Extensão do IFRS – Campus Porto Alegre, sob a direção da professora Cíntia Mussi Alvim Stocchero, responsável por planejar e supervisionar as políticas de extensão do campus. A coordenação geral, a cargo de Marisa Dutra Paz, acompanha a execução do curso, organiza as atividades pedagógicas e garante a articulação entre as turmas e a equipe de professores. A supervisão do professor Timoteo Alberto Peters Lange acompanha de perto o desenvolvimento das aulas, oferecendo suporte técnico e pedagógico, além de avaliar os resultados e impactos da formação. Essa atuação integrada reforça o compromisso institucional do IFRS com a inclusão social, a valorização do protagonismo feminino e a promoção de uma formação cidadã de qualidade, garantindo que as participantes tenham oportunidades concretas de aprendizado, geração de renda e atuação comunitária.
Sobre o Programa Mulheres Mil
O Mulheres Mil é um programa nacional que visa promover inclusão social, acesso à educação e exercício da cidadania, além de defender a igualdade de gênero e combater a violência contra a mulher. A iniciativa contribui para reduzir desigualdades sociais e econômicas e desenvolver estratégias que garantam maior acesso das mulheres ao mundo do trabalho.
Redes Sociais