Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Campus Porto Alegre oferece “Oficinas de Música de Verão”

Campus Porto Alegre oferece “Oficinas de Música de Verão”

Publicado: Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 17h00 | Última atualização em Sexta, 06 de Janeiro de 2023, 18h55 | Acessos: 1241

Entre os dias 9 e 15 de janeiro, o IFRS - Campus Porto Alegre recebe inscrições para o evento “Oficinas de Música de Verão”, vinculado ao Projeto Prelúdio. São oferecidas quatro opções de oficinas de música, gratuitas, que ocorrerão entre 17 de janeiro e 22 de fevereiro de 2023, no Espaço Prelúdio (Rua Coronel Vicente, 281, Centro Histórico).

Confira a seguir cada uma das oficinas e mais detalhes:

Oficina: Desmistificando a Teoria Musical: Leitura, Escrita e Harmonia

Professor: Bruno Duarte

A oficina visa desenvolver conhecimentos sobre a Teoria Musical - Leitura, Escrita e Harmonia. Os principais tópicos a serem trabalhados serão: Leitura de Notas na Pauta, Composição de Acordes, Campo Harmônico, entre outros. A oficina contará com atividades de escrita e percepção musical, tendo como objetivo capacitar os alunos a compreenderam textos musicais simples, bem como a construção de acordes e suas relações.

A atividade ocorrerá nas terças-feiras, entre 09h30 e 11h30, entre 17/01 e 14/02, totalizando cinco encontros.

Público: a partir de 15 anos de idade.

Inscrições no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando nome, CPF e data de nascimento.

Oficina: Corpo-voz e dramaturgias na canção

Professora: Simone Rasslan

A intenção da oficina é oferecer aos participantes uma experiência de criação musical em que o protagonismo está na voz-corpo. Através de uma coleção de canções da Música Popular Brasileira, determinado roteiro será produzido coletivamente culminando em um pocket show (envolvendo elementos teatrais como foco e triangulação) a ser apresentado para convidados no último dia de oficina.

A atividade ocorrerá nas terças-feiras, das 18h às 20h, entre 17/01 e 14/02, totalizando cinco encontros.

Público: a partir de 15 anos.

Oficina: Descomplicando a leitura de partitura e a técnica no teclado

Professora: Nayane Nogueira Soares

A oficina visa ofertar uma imersão em dois aspectos: leitura de partitura e técnica no teclado. Os participantes terão a oportunidade de aprimorar a fluência nestes dois pontos tão relevantes da execução musical no instrumento. O objetivo é expor estratégias de prática para que os participantes possam adquirir uma boa destreza de leitura e execução musical, bem como alcançar independência no aprendizado de uma nova música por conta própria.

A atividade ocorrerá nas terças-feiras, das 10h às 12h, entre 17/01 e 14/02, totalizando cinco encontros.

Público: a partir de 15 anos e com conhecimento prévio de leitura de partitura.

Oficina: Acompanhamento de Teclado para Música Sacra e Litúrgica

Professora: Thaís Ross Ribeiro Euzébio

A oficina visa preparar tecladistas iniciantes e intermediários para o desempenho da música em congregações cristãs. O repertório estudado será sacro e litúrgico e os alunos também poderão trazer seus livros e hinários cristãos. Serão abordados conceitos teóricos musicais e a prática do instrumento de teclas.

A atividade ocorrerá nas quartas-feiras, de 15h até 17h, entre 01/02 e 22/02, totalizando quatro encontros.

Público: a partir de 11 anos.