Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Primeiro encontro "Círculos de Consciência: Esperançar é preciso!" aborda documentário sobre Paulo Freire no dia 01/03

Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 19h09 | Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 16h15 | Acessos: 1384

Atividade dá continuidade à série de ações indissociáveis promovidas pelo Campus com temática alusiva ao centenário de Paulo Freire

Será realizado no dia 1º de março de 2021, segunda-feira, às 19h, o primeiro encontro da ação Círculos de Consciência: Esperançar é preciso! A atividade faz parte da série de ações integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre com a temática Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando Saberes, em alusão ao centenário do educador brasileiro, celebrado neste ano.

A proposta dos Círculos é promover rodas de conversa para discutir textos e vídeos que dialoguem com a obra e o legado de Paulo Freire. Para esta primeira roda de conversa, a sugestão é o documentário "O mundo não é, está sendo", quinto episódio da série documental Paulo Freire - Um homem do mundo, dirigida por Cristiano Burlan e exibida no site do SescTV, canal cultural do Sesc.

Assista ao vídeo:

A partir de elementos do documentário, a roda de conversa pretende socializar as experiências de leitura e o significado da leitura na vida cotidiana e na formação de cada um. Convidamos a todos para compartilhar conosco suas impressões e vivências com o ato de ler: amplas ou restritas, antigas ou recentes, globais ou locais.

A atividade será on-line, gratuita e aberta ao público em geral mediante inscrição, com vagas limitadas. Para participar, é necessário inscrever-se até o dia 28 de fevereiro pelo formulário disponível no link: bit.ly/inscricaocirculos1. Os participantes inscritos receberão o link de acesso à plataforma virtual no dia do evento, através do e-mail cadastrado na inscrição.

Dúvidas e sugestões, entre em contato com a Comissão organizadora “Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando Saberes”: anopaulofreire@poa.ifrs.edu.br .

Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando Saberes

Em 19 de setembro de 2021 celebra-se o centenário de nascimento do educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire - o Patrono da Educação Brasileira. Para marcar a data, as equipes da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre promoverão uma série de ações indissociáveis ao longo do ano, com a temática Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando saberes. As atividades são coordenadas por uma comissão que já está trabalhando na concepção das propostas.

Toda a comunidade acadêmica - estudantes, servidoras, servidores e, também, comunidade externa - está convidada a participar e a contribuir com proposições, tais como palestras, exposições, mostras, oficinas, encontros temáticos transversais com essa temática, leituras e textos trabalhados em componentes curriculares, entre outras tantas possibilidades que abrangem a vida e a obra de Paulo Freire.

No ano em que se completa o centenário do nascimento de Freire, considera-se relevante as instituições de ensino promoverem um amplo debate sobre a herança teórica, cultural e educacional deste que é um dos mais influentes pedagogos, mundialmente conhecido e influenciador do movimento Pedagogia Crítica. Ressalta-se, ainda, que as contribuições do educador vão ao encontro da criação e dos princípios norteadores dos Institutos Federais.

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail da comissão: anopaulofreire@poa.ifrs.edu.br