Processo seletivo 2018/1: IFRS recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição até 29/9
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebe, de 18 a 29 de setembro de 2017, solicitações de isenção na taxa de inscrição do processo seletivo de ingresso de estudantes 2018/1. As informações, a lista com a documentação necessária, o requerimento a ser preenchido, bem como os cursos que serão ofertados, já estão disponíveis no Portal de Ingresso.
Os 17 campi do IFRS disponibilizam computador com acesso à internet para que os candidatos possam acessar o edital e seus anexos. A isenção do pagamento da taxa de inscrição é um benefício concedido às pessoas que comprovarem carência socioeconômica, mediante o atendimento aos critérios estabelecidos por lei e conforme as orientações previstas no edital.
É importante lembrar que a concessão de isenção não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá realizar a inscrição no período definido (9 de outubro a 7 de novembro de 2017), conforme orientações que serão publicadas posteriormente.
Sobre o Processo Seletivo 2018/1
O IFRS está ofertando mais de 4 mil vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos nos 17 campi, para ingresso no primeiro semestre do ano de 2018. As inscrições estarão abertas de 9 de outubro a 7 de novembro de 2017. Já a prova ocorrerá no dia 3 de dezembro.
Os cursos técnicos são oferecidos nas formas integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio; e os superiores, nas formas bacharelado, licenciatura e tecnologia (veja definições abaixo). Para os cursos superiores e os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, os candidatos também poderão optar por utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para classificação ou concorrer nas duas modalidades: prova e nota do Enem.
Datas importantes
Isenção de taxa de inscrição: 18/9 a 29/9/2017
Inscrições: 9/10 a 7/11/2017
Prova: 3/12/2017
Conheça as modalidades de cursos oferecidos:
Técnicos integrados – permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.
Técnicos subsequentes – formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.
Técnicos concomitantes – formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.
Superiores de tecnologia – cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.
Bacharelados – cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.
Licenciaturas – cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.
Redes Sociais