Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Três Irmãos Conquistam Título de Mestre em Informática na Educação no MPIE-IFRS

Três Irmãos Conquistam Título de Mestre em Informática na Educação no MPIE-IFRS

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 15h53 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 15h54 | Acessos: 465

Três Irmãos Conquistam Título de Mestre em Informática na Educação no MPIE-IFRS

Em um feito notável que destaca o comprometimento com a excelência acadêmica, três irmãos da família Rodrigues alcançaram um marco significativo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no Campus Porto Alegre. Em 19/12/2023, no Auditório Rui Manuel Cruse, Luciano da Silva Rodrigues e Graziele da Silva Rodrigues defenderam suas dissertações de mestrado no mesmo dia, no Mestrado Profissional em Informática na Educação.

Às 14h, Luciano apresentou sua pesquisa intitulada "Um modelo de criação de jogos do tipo Role Playing Game (RPG): dois estudos de caso no Ensino Médio". Sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Augusto Rauh Schmitt. Luciano desenvolveu um modelo inovador visando combater a falta de interesse dos alunos na educação básica, facilitando a produção de jogos educacionais do gênero RPG.

Às 16h, Graziele trouxe sua dissertação, "O Pensamento Computacional presente de forma intencional no planejamento do professor, atuante na educação infantil: uma metodologia de ensino apoiada nas diretrizes da BNCC". Sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Yoshimitsu Okuyama. Graziele contribuiu para o desenvolvimento de competências essenciais para os estudantes do século XXI, com foco na Educação Infantil.

Destacamos ainda a terceira irmã, Greyce da Silva Rodrigues, que defendeu sua dissertação no mesmo programa de mestrado em 2020, intitulada "Gestão pedagógica escolar apoiada no uso de tecnologias digitais: o caso de uma escola de educação infantil municipal em Gravataí/RS", orientado pela Profa. Drª Josiane Carolina Soares Ramos Procasko. Consolidando a tradição da família Rodrigues no comprometimento com a pesquisa e a educação.

As defesas de Luciano e Graziele, foram avaliadas por renomados membros de bancas, incluindo Marcelo Augusto Rauh Schmitt (orientador), Márcia Hafele Islabao Franco, Márcia Amaral Correa Ughini Villarroel, João Ricardo de Bittencourt Menezes (Unisinos) para Luciano; Fabio Yoshimitsu Okuyama (orientador), Márcia Hafele Islabao Franco, André Peres, Lucia Maria Martins Giraffa (PUCRS) para Graziele.

Com orgulho o Campus Porto Alegre, especialmente o Mestrado Profissional em Informática na Educação - MPIE-IFRS, parabeniza os irmãos Rodrigues por essa conquista notável e pela valiosa contribuição à pesquisa e à educação no Brasil.