"Uma outra economia é possível" foi tema do Dia da Economia Solidária promovido pela Incubadora Tecno-Social
Na terça-feira, 27 de agosto, foi realizado o Dia da Economia Solidária no Câmpus Porto Alegre. Com o tema “Uma outra economia é possível”, o evento foi uma ação de Extensão da Incubadora Tecno-Social do IFRS – Câmpus Porto Alegre.
A programação contou com diversas atividades ao longo do dia, das 10h às 21h, incluindo Feira de Produtos da Economia Solidária, palestras, painel e apresentação cultural do Projeto Prelúdio.
Durante o evento, também foi celebrada a assinatura dos Termos de Compromisso de Incubação com a Associação Portoalegrense de Condutores Ambientais - APACA, e a Central de Cooperativas de Reciclagem do Vale do Sinos – Coopetsinos.
As atividades tiveram início pela manhã, com a abertura da Feira de Produtos da Economia Solidária, continuando pela tarde com as palestras “Reciclagem da Região Sul do Brasil: Cenários, Configurações e Sujeitos”, ministrada pelo professor do IFRS Cassiano Pamplona Lisboa, e “O Papel da Incubadora Tecno-Social do IFRS – Porto Alegre no desenvolvimento da Economia Solidária”, com o professor do IFRS e coordenador da Incubadora Tecno-Social, Duílio Castro Miles.
No intervalo da tarde para a noite, por volta das 19h, uma apresentação da Orquestra Infato-juvenil do Projeto Prelúdio ocorreu no Espaço Cultural do 2º andar, antecedendo a assinatura do convênio com a APACA e Coopetsinos, celebrado em seguida, na sala da Incubadora Tecnno-Social, no andar Térreo.
Logo após, novamente no auditório do 9º andar, foi realizado o painel da Economia Solidária, que teve como painelistas a professora especialista em Cooperativismo Vera Schmitz, que abordou O Universo da Economia Solidária; e a professora Maria Isabel Lima, apresentando Experiências e Práticas na Economia Solidária.
Entre os grupos que participaram da Feira de Economia Solidária expondo seus produtos estiveram o Clube de reciclagem do Morro da Cruz (Customização, artesanato em geral, e objetos decorativos feitos a partir de materiais reaproveitados), Misturando Arte, D’Arte – Mercado Público (EVA), - Brincando com Arte (brinquedos em madeira), Mãos Mágicas, Raio de Sol (roupas de boneca), Mãos e Artes (chinelos e bordados), Grupo das Santinhas (guardanapos), Toque de anjo (couro), Artes Baby (ponto cruz, roupinhas), Juntando Arte, Reunindo Artes e o projeto de Aproveitamento de resíduos eletrônicos do IFRS – Câmpus Porto Alegre.
Eva Fátima de Jesus, Diretora do Clube de Reciclagem do Morro da Cruz, afirma que participar do Dia da Economia Solidária do Campus Porto Alegre é uma ótima oportunidade para ajudar na divulgação do trabalho do grupo além de ajudar na auto-estima dessas mulheres.
- Ver nosso trabalho reconhecido é algo que sempre nos faz bem. Arranjamos os materiais em fábricas, lojas, tudo o que seria jogado no lixo. Mas a costura, os detalhes, a venda, tudo é com a gente. Não é fácil, mas é algo que gostamos de fazer. Faz bem para todas nós -, explicou Eva.
Galeria de fotos do Dia da Economia Solidária:
Redes Sociais