Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Aula Magna on-line "O legado de Paulo Freire e os desafios contemporâneos" será realizada no dia 19/01
Início do conteúdo da página

Aula Magna on-line "O legado de Paulo Freire e os desafios contemporâneos" será realizada no dia 19/01

Publicado: Segunda, 11 de Janeiro de 2021, 19h09 | Última atualização em Quinta, 14 de Janeiro de 2021, 15h20 | Acessos: 2430

Atividade abre série de ações indissociáveis promovidas pelo Campus com temática alusiva ao centenário de Paulo Freire

O Campus Porto Alegre do IFRS promove na terça-feira, 19 de janeiro de 2021, às 19h, a Aula Magna virtual intitulada "O legado de Paulo Freire e os desafios contemporâneos", ministrada pela professora Dra. Fernanda dos Santos Paulo. O evento será transmitido on-line pelo canal do Campus Porto Alegre no YouTube, com acesso aberto a todos os interessados. A atividade marcará a abertura da série de ações integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre com a temática Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando Saberes, em alusão ao centenário do educador brasileiro, celebrado neste ano.

Sobre a palestrante - Fernanda dos Santos Paulo é Doutora em Educação (Unisinos), Mestra em Educação (UFRGS), Especialista em Educação Popular: Gestão de Movimentos Sociais (Brava Gente e Instituto Ivoti) e Graduada em Pedagogia (Centro Universitário Metodista/IPA). É Educadora Popular na Associação de Educadores Populares de Porto Alegre/AEPPA e coordenadora do Núcleo de formação política e do Grupo de Trabalho de construção de Propostas de Cursos de Extensão, Graduação e Especialização para Educadores Populares. Também é professora do Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente em parceria com a Faculdade Santo Augusto/FAISA, atuando nos cursos de Especialização e Extensão, Professora Tutora da Uniasselvi/IERGS no curso de Pedagogia e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNOESC, orientando Mestrado e Doutorado, com ênfase em Educação Popular. Integra o Grupo de Pesquisa: Mediações Pedagógicas e Cidadania, na Unisinos. Fernanda tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação não Escolar; Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Universidade Popular, Pedagogia Freiriana, Formação de Educadores Populares e Educadores Sociais, Movimentos Sociais, Políticas Públicas educacionais e história e memória da Educação Popular, e ainda participa como membro da coordenação do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos do Rio Grande do Sul (FEJARS) desde 2017.

 

Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando Saberes

Em 19 de setembro de 2021 celebra-se o centenário de nascimento do educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire - o Patrono da Educação Brasileira. Para marcar a data, as equipes da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre promoverão uma série de ações indissociáveis ao longo do ano, com a temática Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando saberes. As atividades são coordenadas por uma comissão que já está trabalhando na concepção das propostas.

Toda a comunidade acadêmica - estudantes, servidoras, servidores e, também, comunidade externa - está convidada a participar e a contribuir com proposições, tais como palestras, exposições, mostras, oficinas, encontros temáticos transversais com essa temática, leituras e textos trabalhados em componentes curriculares, entre outras tantas possibilidades que abrangem a vida e a obra de Paulo Freire. 

No ano em que se completa o centenário do nascimento de Freire, considera-se relevante as instituições de ensino promoverem um amplo debate sobre a herança teórica, cultural e educacional deste que é um dos mais influentes pedagogos, mundialmente conhecido e influenciador do movimento Pedagogia Crítica. Ressalta-se, ainda, que as contribuições do educador vão ao encontro da criação e dos princípios norteadores dos Institutos Federais.

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail da comissão: anopaulofreire@poa.ifrs.edu.br

 

Leia também:

Vem aí, em 2021, “Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando Saberes”, série de ações alusivas ao centenário do educador brasileiro promovidas pelo Campus

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->