Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Segunda turma do Mestrado ProfEPT no IFRS participa de aula inaugural no Campus Porto Alegre

Publicado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 14h16 | Última atualização em Terça, 21 de Agosto de 2018, 11h45 | Acessos: 1113

Aula teve como tema "O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional"

Na tarde sexta-feira, 17 de agosto, foi realizada no IFRS - Campus Porto Alegre a aula inaugural da segunda turma IFRS do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Participaram da mesa de abertura da aula, no auditório Rui Cruse do campus, o reitor do IFRS, professor Júlio Xandro Heck; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS, professor Eduardo Girotto; representando o coordenador do Comitê Gestor Nacional do ProfEPT a coordenadora adjunta do Comitê Acadêmico Nacional, professora Maria Cristina Caminha de Castilhos França; a coordenadora do mestrado ProfEPT/IFRS , professora Clarice Monteiro Escott;  e o diretor-geral do IFRS - Campus Porto Alegre, professor Marcelo Augusto Schmitt. O diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Porto Alegre, Evandro Miletto, também esteve presente, acompanhando a abertura.

Em sua fala, o diretor-geral do campus, Marcelo Schmitt, deu as boas-vindas à nova turma. "A gente fica muito contente que mais uma turma do nosso conhecido ProfEPT começa nesse momento. Este campus, em conjunto com todo o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, de certa maneira tem dado um passo para que a gente cumpra aquilo que é nossa missão. Além da formação técnica, da formação tecnológica de nível superior, das licenciaturas, também é nossa missão formar profissionais na área da pós-graduação stricto sensu, especialmente na questão do mestrado profissional", salientou. 

O reitor do IFRS, Júlio Heck, em seu pronunciamento, também destacou o crescimento da pós-graduação no instituto. "Para o IFRS, esse momento é muito importante porque ele denota uma mudança institucional. Há três anos atrás nós não tínhamos nenhum mestrado no IFRS; em 2015 começaram os primeiros. Hoje já temos quatro funcionando. Somos o instituto do Sul do Brasil com mais programas de mestrado. Isso também é motivo de muito orgulho, porque mostra a verticalidade acontecendo e mostra que as opções feitas em outros tempos foram corretas e que estamos, sim, no bom caminho", colocou. 

Após a abertura oficial com os pronunciamentos das autoridades presentes, os novos alunos, ingressantes no semestre 2018/2, assistiram à aula inaugural com o tema O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Uma história de conquistas, limites e desafios, ministrada pela professora Drª. Maria Ciavatta, da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

   

Idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede, tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica visando a produção de conhecimento e o desenvolvimento de produtos educacionais. Coordenado pelo IFES, é ofertado conjuntamente por 36 institutos federais. 

Confira mais registros:

 

 

A coordenadora do mestrado ProfEPT/IFRS , professora Clarice Monteiro Escott

   

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS, professor Eduardo Girotto, e o reitor Júlio Heck

  

Público presente, e momento de perguntas ao final da palestra

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página