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Perguntas Frequentes para o semestre 2022/1

Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 10h24 | Última atualização em Sábado, 11 de Dezembro de 2021, 18h39 | Acessos: 12959

(Página em constante atualização.)

Estudante do IFRS - Campus Porto Alegre!

Neste espaço estão reunidas as principais dúvidas relacionadas às atividades letivas e o calendário acadêmico vigente. Mais informações e orientações serão acrescentadas ao longo do semestre, neste espaço, na homepage do site campus, no Canal do Telegram Avisos IFRS-PoA e também ao seu e-mail, para onde vão as orientações via Moodle.

A equipe de gestão do Campus Porto Alegre está mobilizada para auxiliar na sua chega e permanência nas atividades letivas regulares, que continuarão ocorrendo conforme estabelece a norma do IFRS. Conte conosco para apoiá-la(o) nessa caminhada! Contato para outras dúvidas ou sugestões: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Clique/toque nos textos abaixo para verificar as respostas!

  • PRIMEIRO ACESSO AOS SISTEMAS ACADÊMICOS

    Para os novos alunos, as credenciais (login e senha) são criadas automaticamente no ato da matrícula. Os principais sistemas são os de gestão acadêmica (Campus Digital - hospedado no Campus PoA - ainda usado nos PPCs antigos),  SIGAA (sistema novo hospedado na Reitoria - novos PPCs) e o Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem oficial onde as disciplinas são ministradas).   O aluno deve realizar o primeiro acesso aos sistemas abaixo, com as seguintes informações:

    1. SIGAA: Primeiro acesso requer cadastro através do link https://sig.ifrs.edu.br/sigaa/public/cadastro/discente.jsf (preencher todos os campos corretamente - ver o tutorial Unifica)
      • Usuário:    CPF
      • Senha: (definida pelo usuário no cadastro)
    2. Campus Digital: http://campusdigital.poa.ifrs.edu.br 
      • Usuário:  (número de matrícula - somente números)
      • Senha:  RG
    3. Moodle: acessar https://moodle.poa.ifrs.edu.br (o primeiro acesso é feito em 2 etapas: 1ª) acessar pela primeira vez e entrar com usuário e senha (ver abaixo) e preencher todos os campos corretamente, com nome completo e o seu e-mail de uso frequente. 2ª) o Moodle enviará um link de confirmação para o e-mail indicado - verifique lixeira e spam caso não esteja na caixa de entrada. Clique no link recebido no e-mail  e conclua o cadastro). Só após essa etapa inicial, que deve ser feita pelo aluno, o professor consegue localizá-lo no sistema, quando for o caso.
      • Usuário: (Matrícula - se aluno do Campus digital, ou CPF - se aluno do SIGAA)   
      • Senha: RG
    4. SACs: https://sacs.poa.ifrs.edu.br - Sistema de Abertura de Chamados (após o primeiro acesso ao campus)
      • Usuário: (Matrícula - se aluno do Campus digital, ou CPF - se aluno do SIGAA)      
      • Senha: RG
    5. Portal de Periódicos CAPES: siga as orientações contidas em https://www.poa.ifrs.edu.br/index.php/catalogo-de-servicos-dti#capes 

    Em caso de dificuldades ou dúvidas referentes ao primeiro acesso, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando Nome, Login, Matrícula (discente), Curso(discente), anexando um documento de identificação com foto digitalizado ou comprovante de matrícula do IFRS(discente).

  • ESQUECI MINHA SENHA! E AGORA?

    Esqueci minha senha, e agora
    Caso tenha esquecido a sua senha, envie e-mail para operacoes.sistemas@poa.ifrs.edu.br, informando NomeLoginMatrícula (discente), Curso(discente), anexando um documento de identificação com foto digitalizado ou comprovante de matrícula do IFRS(discente).
  • 1. REMATRÍCULA. Como faço para efetivar a rematrícula para o semestre 2022/1?

    Como faço para efetivar a rematrícula para o semestre 2022/1?

    No período de 24 a 26 de janeiro de 2022, os sistemas Campus Digital e Portal do Aluno do SIGAA estarão disponíveis para você efetivar sua rematrícula on-line para o semestre letivo de 2022/1.

    No SIGAA, pelo site http://sig.ifrs.edu.br/sigaa, você acessa o Portal do Discente usando seu CPF e senha e após clica em "Ensino > Matricula On-Line > Realizar Matrícula".

    Se tiver dúvida de como deve proceder, acesse o link abaixo:

    https://unifica.ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2017/01/SIGAA-Matr%c3%adcula-On-Line.pdf.

    No Campus Digital: http://campusdigital.poa.ifrs.edu.br/ faça login usando o nº de sua matrícula e  senha, selecione o menu "Acadêmico" e escolha a opção "Efetuar/Modificar matrícula"

    Se tiver dúvida de como deve proceder, acesse o link abaixo:

    https://dti.poa.ifrs.edu.br/guiadoaluno/#rematricula.

    Verifique pelo link HORÁRIO DAS AULAS as disciplinas oferecidas para a sua rematrícula.

  • 2. Quando iniciam as aulas do semestre 2022/1?

    De acordo com o  Calendário Acadêmico as aulas do 1º semestre do ano letivo de 2022 iniciam dia 03 de março de 2022.

  • 3. Problemas com o MOODLE?

    Moodle é o nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem coordenado pelo NEAD. Se você está com dificuldades para acessá-lo ou precisa recuperar sua senha deve enviar e-mail para:

     Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Na mensagem, informe seu nome, login, nº de matrícula e nome do curso.

    Além disso, você pode conhecer mais sobre a funcionalidade do Moodle por meio dos materiais disponíveis nos links abaixo:

  • 4. Quero solicitar APROVEITAMENTO DE ESTUDOS. Como faço?

    Você poderá solicitar aproveitamento de estudos no período estabelecido no Calendário Acadêmico : de 27 de setembro a 01 de outubro de 2021.Preencha e assine o requerimento de aproveitamento de estudos (em word ou em pdf). Você pode salvar em PDF e incluir uma assinatura digital (link para aprender a fazer a assinatura: https://youtu.be/VSFfQjDEyy4). Ou se preferir, imprima, preencha, assine e após fazer uma foto bem nítida do documento inteiro.

    Além do requerimento, será necessário enviar a documentação comprobatória em arquivo único em PDF, a saber: Histórico Escolar ou Certificação, acompanhado da descrição de conteúdos, ementas e carga horária dos componentes curriculares, autenticados pela instituição de origem.

    (Para aprender a juntar PDF, assista o tutorial disponível em: https://youtu.be/GK1v5X15v90).

    Envie este requerimento preenchido e assinado, juntamente com a documentação comprobatória, por e-mail para o Setor de Protocolo do campus Porto Alegre: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o Assunto: Aproveitamento de Estudos.

  • 5. Quero solicitar CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS. Como faço?

    Solicite a Certificação de Conhecimentos no período estabelecido no Calendário Acadêmico : de 27 de setembro a 01 de outubro de 2021.Preencha e assine o requerimento de certificação de conhecimentos em uma das duas opções de download oferecidas (em word ou em pdf). Optando pelo word, após preencher, salve em PDF e inclua uma assinatura digital. Preferindo em pdf, imprima o requerimento, preencha, assine e faça uma foto bem nítida do documento inteiro. Envie este requerimento preenchido e por e-mail para o Setor de Protocolo do campus Porto Alegre: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o Assunto: Certificação de Conhecimentos.

    Atenção: Esta solicitação não se aplica aos estudantes matriculado nos Cursos Técnicos de nível médio de forma integrada (PROEJA).

  • 6. REINGRESSO.

    Quero voltar a estudar neste semestre que vem. Como faço?

    O período para Solicitação de Reingresso no semestre letivo de 2022/1 (para todos os Cursos Técnicos e de Graduação) é do dia 13 ao dia 17 de dezembro de 2021.  Para requerer o Reingresso preencha e assine o requerimento disponível em “Formulários do Ensino”. Você pode salvar o requerimento  em PDF e incluir uma assinatura digital, ou imprimir, preencher, assinar e após fazer uma foto bem nítida do documento inteiro, enviar, por email, para o Setor de Protocolo do campus Porto Alegre:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  Obtendo  deferimento à solicitação, não precisa se preocupar em realizar a Rematrícula. A CRE – Coordenadoria de Registros Estudantis, realizará sua matrícula nas disciplinas indicadas pela coordenação de curso para o seu Reingresso e no início do semestre você pode acessar o sistema onde seu curso está cadastrado (Campus Digital ou Portal do Aluno do SIGAA) para conferir o seu Atestado de Matrícula.

  • 7. E como sei se o meu curso é do SIGAA ou do Campus Digital?

    Como sei se o meu curso é do SIGAA ou do Campus Digital?

    Você pode identificar em qual sistema está cadastrado o seu curso, verificando o seu número de matrícula. Exemplo: Se o seu número de matrícula for no formato 0000/00-0, (07 dígitos), sua rematrícula será via Campus Digital; se o seu número de matrícula for no formato 1111111111 (10 dígitos), sua rematrícula será via portal discente do SIGAA.

  • 8. AJUSTE DE MATRÍCULA. Qual o período para solicitar ajuste de matrícula? Como faço para solicitar o ajuste?

    Solicite o ajuste de matrícula no período estabelecido no Calendário Acadêmico de 25 de fevereiro a 07 de março de 2022,  preenchendo e assinando o requerimento de ajuste de matrícula (em word ou em pdf). Você pode salvar em PDF e incluir uma assinatura digital. Ou ainda imprimir, preencher, assinar e após fazer uma foto bem nítida do documento inteiro, enviar por e-mail para o Setor de Protocolo do campus Porto Alegre: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o Assunto: Ajuste de Matrícula.

    (aqui tutorial explicativo para obter a assinatura digital:  https://youtu.be/VSFfQjDEyy4).

  • 9. TRANCAMENTO DE MATRÍCULA. Como faço o trancamento da minha matrícula para o semestre 2021/2?

    Você pode solicitar o trancamento de matrícula a qualquer momento! Basta você preencher e assinar o  requerimento de trancamento de matrícula (disponível em word ou em pdf). Você pode salvar em PDF e incluir uma assinatura digital. Ou ainda imprimir, preencher, assinar e após fazer uma foto bem nítida do documento inteiro, enviar por e-mail para o Setor de Protocolo do campus Porto Alegre: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o Assunto: Trancamento de Matrícula.

    Esse trancamento total poderá ser concedido por no máximo 50% do tempo do curso, considerando períodos letivos consecutivos ou não. Mas, atenção: o trancamento de matrícula deverá ser renovado a cada período letivo.

    (aqui tutorial explicativo para obter a assinatura digital:  https://youtu.be/VSFfQjDEyy4).

  • 10. TRANCAMENTO DE COMPONENTES CURRICULARES.

    Ao aluno é facultado solicitar o cancelamento e/ou trancamento de um ou mais componentes curriculares (disciplinas), desde que não tranque e/ou cancele todos os componentes em que esteja matriculado e que não seja aluno ingressante. Para isso, basta preencher o formulário disponível em: CANCELAMENTO OU TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS  e enviar para a CRE pelo e-mail:   registros.estudantis@poa.ifrs.edu.brO último dia para solicitar o trancamento ou o cancelamento de componentes curriculares, neste semestre, conforme Calendário Acadêmico, é o dia 29 de outubro de 2021.

  • 11. Como faço para entrar em contato com o(a) coordenador(a) do meu curso?

    No site do IFRS você encontrará um link com as informações sobre os cursos, o e-mail e o nome do(a) coordenador(a) do curso.

  • 12. Como fica minha situação se o componente curricular que preciso cursar não está sendo oferecido?

 

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