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Perguntas Frequentes para o retorno ao Calendário 2020/2021

Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 10h24 | Última atualização em Sábado, 22 de Mai de 2021, 11h35 | Acessos: 6450

(Página em constante atualização.)

Estudante do IFRS - Campus Porto Alegre!

Neste espaço estão reunidas as principais dúvidas relacionadas à retomada das atividades letivas com o calendário acadêmico vigente. Mais informações e orientações serão acrescentadas ao longo do semestre, neste espaço, na homepage do site campus, no Canal do Telegram Avisos IFRS-PoA e também ao seu e-mail, para onde vão as orientações via Moodle.

A equipe de gestão do Campus Porto Alegre está mobilizada para auxiliar o seu retorno às atividades letivas regulares, que continuarão ocorrendo somente pelo ensino remoto. Conte conosco para apoiá-la(o) nessa caminhada! Contato para outras dúvidas ou sugestões: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Clique/toque nos textos abaixo para verificar as respostas!

  • 1. Problemas com o MOODLE?

    Moodle é o nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem coordenado pelo NEAD. Se você está com dificuldades para acessar o Moodle e necessite recuperar sua senha deve enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou
    operacoes.sistemas@poa.ifrs.edu.br
     

    IMPORTANTE: na mensagem informe seu nome, login, matrícula e curso. Anexe um documento com foto digitalizado ou comprovante de matrícula do IFRS.

    Link do suporte Moodle e horário de atendimento do NEAD:
    Horário de atendimento (monitoria online) de 17 a 21 de maio/2021:
    • Monitor 1 - Todas as manhãs 07:30 às 09:30 
    • Monitor 2 -  dias 17/18 e 19 - 10:30 às 12:30 
    • Monitor 3 - Todas as noites - 18:00 às 20:00

    Além disso você pode conhecer mais sobre a funcionalidade do Moodle por meio dos materiais abaixo:

  • 2. APROVEITAMENTO DE ESTUDOS. Como faço para solicitar?

    Solicite o aproveitamento de estudos no período estabelecido no Calendário Acadêmico 2021: de 24 a 28 de maio de 2021.

    Preencha e assine o requerimento de aproveitamento de estudos (duas opções de download - para baixar este formulário clique em word ou em pdf).

    Você pode salvar em PDF e incluir uma assinatura digital. Para saber como configurar sua assinatura digital, assista o tutorial disponível em: https://youtu.be/VSFfQjDEyy4. Ou se preferir, imprima, preencha e assine. Após, fazer uma foto bem nítida do documento inteiro.

    Além do requerimento, será necessário enviar a documentação comprobatória em arquivo único em pdf, a saber: Histórico Escolar ou Certificação, acompanhado da descrição de conteúdos, ementas e carga horária dos componentes curriculares, autenticados pela instituição de origem. Para saber como juntar PDF assista o tutorial disponível em: https://youtu.be/GK1v5X15v90.

    Tudo pronto! Envie este requerimento preenchido e assinado juntamente com a documentação comprobatória inserindo-os nos espaços apropriados do Formulário on-line de Aproveitamento de Estudos: https://forms.gle/UaAWKHLY23thWDJS7.

    Para saber mais sobre Aproveitamento de Estudos, leia os Arts. 221 a 223 da Organização Didática do IFRS (p. 45).

  • 3. CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS. Como faço para solicitar?

    Solicite a Certificação de Conhecimentos no período estabelecido no Calendário Acadêmico 2021 : de 24 a 28 de maio de 2021.

    Preencha e assine o requerimento de certificação de conhecimentos em uma das duas opções de download oferecidas: clique em word ou em pdf. Optando pelo word, após preencher, salve em PDF e inclua uma assinatura digital. Preferindo em pdf, imprima o requerimento, preencha, assine e faça uma foto bem nítida do documento inteiro.

    Por fim, anexe o requerimento preenchido e assinado no espaço apropriado do formulário on-line de Certificação de Conhecimento: https://forms.gle/C1vMWT5quf3AYJBa9.

    Mais informações sobre Certificação de Conhecimentos, você encontra em Organização Didática do IFRS (Arts. 221 a 223 - p. 47).

    Atenção: Esta solicitação não se aplica aos(às) estudantes matriculados(as) nos Cursos Técnicos de nível médio na forma integrada (PROEJA).

  • 4. REINGRESSO. Estou com a minha matrícula trancada, como faço para retomar meus estudos em 2021/1?

    Solicite REINGRESSO ao curso no período estabelecido no calendário acadêmico: de 26 a 30 de abril de 2021 - (Cursos Técnicos e de Graduação).

     Preencha e assine o  requerimento de reingresso (duas opções de download - para baixar este formulário clique em word ou em pdf)

    Você pode salvar em PDF e incluir uma assinatura digital ou ainda imprimir, preencher e assinar.

    Após, fazer uma foto bem nítida do documento inteiro para enviar. 

    Tudo pronto! Agora é só preencher o formulário on-line e enviar o requerimento! 

    Formulário on-line de REINGRESSO: https://forms.gle/qD1MF87gwvSjVacr8

  • 5. REMATRÍCULA. Perdi o prazo da rematrícula. O que faço?

    REMATRÍCULAS FORA DE PRAZO

     Perdi o prazo da rematrícula. O que faço?

    De 10 a 19 de maio de 2021, período de ajuste de matrículas, os(as) estudantes que não conseguiram realizar a rematrícula no prazo do calendário acadêmico, terão uma nova oportunidade. Mas atenção, não é preciso acessar os sistemas Campus Digital e SIGAA.

    A solicitação de rematrícula poderá ser realizada no mesmo formulário do ajuste de matrícula (para baixá-lo clique em uma das duas seguintes opções de download: word ou em pdf).  Envie o requerimento preenchido e assinado anexando-o ao Formulário on-line de AJUSTE DE MATRÍCULAhttps://forms.gle/KByWqcwsaXreMahRA

    "AS OFERTAS DAS DISCIPLINAS PARA O SEU CURSO VOCÊ ACESSA EMHORÁRIOS POR TURMA 2021/1 (https://www.poa.ifrs.edu.br/images/Documentos/2021/Ensino/Horarios_Aulas-2021-1_ENSINO-REMOTO_TURMAS_atualizacao4.pdf). (atualizado)

    Persistindo dúvidas escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • 6. SISTEMAS. E como sei que meu curso é do SIGAA ou Campus Digital?

    Você pode identificar em qual sistema está cadastrado seu curso verificando seu número de matrícula. Exemplo:

    1. Se seu número de matrícula for no formato 0000/00-0 , sua rematrícula será via Campus Digital;
    2. Se seu número de matrícula for no formato 1111111111 ( 10 dígitos), sua rematrícula será via portal discente do SIGAA.
  • 7. AJUSTE DE MATRÍCULA. Qual o período para solicitar ajuste de matrícula? Como faço para solicitar o ajuste?

    Solicite o ajuste de matrícula no período estabelecido no calendário acadêmico: de 10 a 19 de maio de 2021. 

    Preencha e assine o requerimento de ajuste de matrícula (duas opções de download - para baixar este formulário clique em word ou em pdf).

    Você pode salvar em PDF e incluir uma assinatura digital. Ou ainda imprimir, preencher e assinar. Após, fazer uma foto bem nítida do documento inteiro.

    Tudo pronto! No período previsto no Calendário Acadêmico 2021, envie este requerimento preenchido e assinado através do preenchimento do Formulário on-line de AJUSTE DE MATRÍCULAhttps://forms.gle/KByWqcwsaXreMahRA

  • 8. TRANCAMENTO DE MATRÍCULA. Como faço o trancamento da minha matrícula para o semestre 2021/1?

    Para solicitar o trancamento de matrícula, leia com atenção, preencha e assine o  requerimento de trancamento de matrícula (duas opções de download - para baixar este formulário clique em word ou em pdf). 

    Você pode salvar em PDF e incluir uma assinatura digital ou ainda imprimir, preencher e assinar. Para saber como configurar sua assinatura digital, assista o tutorial disponível em: https://youtu.be/VSFfQjDEyy4

    Tudo pronto! Agora é só enviar por e-mail o requerimento preenchido e assinado ao Setor de Protocolo do campus (e-mail para envio: equipe.protocolo@poa.ifrs.edu.br).

  • 9. Como fica a minha situação, se o COMPONENTE CURRICULAR que preciso cursar NÃO ESTÁ SENDO OFERECIDO?

    Se o componente curricular não pode ser oferecido no ensino remoto, a sua matrícula permanece válida até o retorno às atividades presenciais e à oferta do componente que falta.

    De acordo com a Resolução 15/2021 que aprovou a retomada do calendário acadêmico:

    Art. 38: As matrículas referentes ao período letivo de 2020/1 permanecem válidas aos estudantes que não tiverem acesso à retomada do calendário de forma remota, até o retorno do calendário de forma presencial.

    A(o) estudante terá a possibilidade de realizar a componente quando o ensino retornar presencialmente.

  • 10. Se não estiver matriculada(o) em nenhum componente ofertado em 2021/1( por já ter cursado todas as possíveis e que estão sendo oferecidas neste contexto de ensino remoto) eu perderei o vínculo com a instituição?

    Não, você não perderá o vínculo com o IFRS. 

    Caso necessite, poderá solicitar à  Coordenadoria de Registros Estudantis que emita um atestado informando que seu  vínculo está ativo na Instituição.  

    Envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando seu nome completo, número de matrícula e nome do curso.  O prazo para ficar pronto é de até 05 dias úteis.

  • 11. Com a RETOMADA DO CALENDÁRIO ACADÊMICO sou OBRIGADA(o) a me MATRICULAR?

    Com a retomada do calendário acadêmico, existem duas possibilidades:

    a) Rematricular-se - caso você tenha condições de realizar o ensino remoto, mesmo que com poucas componentes curriculares, você deve se rematricular no período de 03 a 05 de maio e cursar as componentes curriculares a partir de 17 de maio quando iniciam as aulas.

     Neste caso, o tempo volta a contar, porém, a Resolução 015/2020 também prevê que:

    Art 17. §1º O cancelamento de componentes curriculares, trancamento do curso e a reprovação no período de ensino remoto e no período imediatamente subsequente (semestre ou ano), não serão considerados na contabilização do tempo máximo de integralização dos cursos, ainda que constem no histórico escolar.

    b) Não se rematricular - Caso você não tenha condições de realizar o ensino remoto, a Resolução 015/2021, prevê: Art. 38 As matrículas referentes ao período letivo de 2020/1 permanecem válidas aos estudantes que não tiverem acesso à retomada do calendário de forma remota, até o retorno do calendário de forma presencial.

    Você não perderá o vínculo e nem contará o tempo para seu jubilamento. Mas também não poderá cursar nenhuma componente curricular.

  • 12. Como faço para entrar em contato com o(a) coordenador(a) do meu curso?

    No site do IFRS você encontrará um link com as informações sobre os cursos, o e-mail e o nome do(a) coordenador(a) do curso.

 

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