Alunos de Processos Gerenciais realizam visita técnica em Cambará do Sul
No último sábado, 30 de junho, alunos da turma do segundo semestre do Curso Superior em Tecnologia em Processos Gerenciais (SPG) do IFRS – Campus Porto Alegre estiveram em Cambará do Sul para duas visitas técnicas realizadas dentro da disciplina de Gestão de Operações, ministrada pelo professor Claudio Farias.
A primeira visita aconteceu no Cambará Eco Hotel, primeiro hotel com moldes ecológicos sustentáveis dos Campos de Cima da Serra em Cambará do Sul - RS. No local, a turma conversou com o proprietário, José Antônio Brugnera, que explicou o funcionamento do lugar e também relatou como é a operação de um hotel 100% sustentável. Brugnera destacou o reaproveitamento de tudo que é produzido, inclusive o lixo orgânico. Além disso, frisou que o hotel não realiza nenhum tipo de desperdício, entre eles de comida. "Tudo é muito bem planejado, todos os nossos funcionários são treinados para atender todas as necessidades dos hóspedes e do hotel", declarou.
Logo após, a turma se deslocou até o sítio Querência Macanuda, que produz as geleias e antepastos Sabores da Querência. Lá foi recebida pelos proprietários do lugar, Álvaro Martins Junior e sua esposa Claudia, que explicaram como é feita a produção da geleia, desde a plantação das frutas até sua comercialização, seja física ou pela internet.
"A visita técnica foi de extrema importância para que nós, alunos, pudéssemos associar o conhecimento técnico adquirido em aula ao conhecimento prático empresarial. Conhecer as empresas, seus procedimentos e suas estratégias permitiu-nos pensar como gestores que após a conclusão do curso seremos. E, além dos ensinamentos associados à gestão de operações, os quais fomos buscar, adquirimos incentivo e lições reais de empreendedorismo e sustentabilidade", afirmou a aluna Gabriela Lelis Nascimento, representante da turma.
Já o aluno Leonardo Soares salientou que "a visita foi muito enriquecedora, tanto pessoal quanto profissionalmente falando, pois foi proporcionado conhecimento geográfico, cultural, político e econômico de uma região pouco explorada e conhecida por pessoas que moram em grandes centros, como nós, alunos do IFRS - Porto Alegre. Além de conhecermos de perto a operação de duas empresas de ramos, portes e estratégias diferentes. Foi ótimo!"
(Fotos: Camilla Marques / Texto: Katysuki Rossini – jornalista e aluna do SPG)
Redes Sociais