Atividade especial marca encerramento das aulas teóricas do curso de Auxiliar de Serviços Diversos do Campus Porto Alegre do IFRS
Para celebrar o encerramento das aulas teóricas, a turma de Auxiliar de Serviços Diversos do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) participou de uma atividade especial no dia 29 de janeiro de 2025. Durante o intervalo da aula, os estudantes tiveram uma confraternização com a participação de gestores do Programa no IFRS. Na ocasião, compartilharam depoimentos sobre suas experiências e ouviram mensagens de incentivo e encorajamento.
O curso é de Formação Inicial e Continuada (FIC) e será o primeiro do programa a ser concluído na instituição. As aulas começaram em 14 de outubro de 2024 e seguirão até meados de fevereiro de 2025. Nas próximas semanas, os estudantes ainda terão ações de orientação profissional, fundamentais para a inserção no mercado de trabalho.
Evolução e vontade de aprender
Durante a atividade especial, a coordenadora do curso, Gleide Penha de Oliveira, ressaltou o crescimento e a união dos estudantes ao longo da formação. “Observem-se e percebam o quanto vocês puderam aprender e aproveitar. Reflitam sobre como eram e como estão hoje. Lembrem-se do quanto cada um estendeu a mão ao colega durante esse período de convivência.”
Em seus relatos, os alunos destacaram como a oportunidade de participação no curso permitiu que reconhecessem sua capacidade de aprender e se preparar para novas oportunidades de trabalho e renda. A estudante Gislane Lopes de Moraes compartilhou sua experiência pessoal. “Todos tivemos percalços, passamos por dificuldades, sejam financeiras, sejam de saúde. Mas tivemos objetivo e estamos aqui, somos resistência. Há uns dez anos eu não estudava, estava envolvida com muitas coisas e tinha esquecido um pouco de mim. O Programa me trouxe isso de volta. Eu e cada um dos colegas vamos sair com a vontade de aprender mais”.
A pró-reitora de extensão do IFRS, Marlova Benedetti, agradeceu o empenho da equipe e relembrou desafios enfrentados por se tratar do início de uma parceria inédita entre as instituições. Ela parabenizou os estudantes, reforçando o compromisso do IFRS em oferecer não apenas cursos técnicos e superiores, mas também formações de curta duração que impactam positivamente a vida das pessoas dentro de suas realidades.
Representando o corpo docente, o professor Sady Darcy da Silva Junior elogiou a turma, especialmente pelo engajamento e desejo de aprendizado. A coordenadora-geral do Programa no IFRS, Leila Schwarz, agradeceu aos estudantes pela dedicação e fez um reconhecimento pessoal à coordenadora Gleide, por seu acolhimento e afeto com a turma.
O curso de Auxiliar de Serviços Diversos possui uma carga horária de 174 horas, com um processo de ensino-aprendizagem que alia teoria e prática. Ao longo dos meses, os 18 estudantes concluintes receberam conteúdos como: segurança do trabalho e meio ambiente; noções de 5S e boas práticas de limpeza; procedimentos operacionais e padrão de limpeza; higienização de instalações, equipamentos e móveis; noções básicas de almoxarifado, logística e habilidade para pequenos reparos de manutenção.
O IFRS no Autonomia e Renda Petrobras
O Programa Autonomia e Renda Petrobras foi lançado em junho de 2024, e o IFRS é um dos parceiros desde as primeiras iniciativas. Em outubro do mesmo ano, a instituição iniciou duas turmas: Auxiliar de Serviços Diversos, no Campus Porto Alegre; e Pintor Industrial, no Campus Alvorada. Para 2025, estão previstas novas turmas, agora no Campus Canoas, contemplando os cursos de Isolador de Tubulações, Auxiliar de Serviços Diversos e Pintor Industrial.
Sobre o Programa
O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan SENAI SESI. Seu principal objetivo é qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos, com bolsas-auxílio, e ampliando, assim, as chances de ingresso no mercado de trabalho. Os cursos têm como público prioritário pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente grupos minorizados. Mais informações no site autonomiaerenda.com.br.
Redes Sociais