Biblioteca promove evento on-line "Atividade literária como lazer e terapia durante a pandemia" no dia 25 de abril
Com o propósito de celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, comemorado em 23 de abril, a Biblioteca Clóvis Vergara Marques (BCVM) do IFRS - Campus Porto Alegre promove no dia 25 de abril o evento on-line "A atividade literária como lazer e terapia durante a pandemia", às 16h, através da plataforma Google Meet. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo link: http://tiny.cc/esequz. O evento terá como palestrantes convidadas a professora Magali Lippert e a bibliotecária Neli Miotto, e mediação do bibliotecário do Campus, Filipe Xerxeneski da Silveira.
A data de 23 de abril foi instituída em 1995 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) com o objetivo de homenagear autores como William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de La Vega, e incentivar um maior contato com os livros, uma vez que a leitura proporciona inúmeros benefícios para as pessoas. Ainda hoje, os índices de leitura e leitores no Brasil são baixos e são diversos fatores que influenciam nesses índices, desde questões de acesso até o próprio interesse pela leitura.
Disponível em diversos formatos, gêneros e para os mais diversos públicos, os livros e a leitura podem ser ferramentas de trabalho ou lazer e podem proporcionar descobertas, inspiração, acolhimento, e outros tantos sentimentos. Envolvem e despertam o olhar crítico do leitor, propiciando-lhe maior autonomia e liberdade de pensamento. Por essas razões, ações de mediação à leitura possuem grande importância, tanto com o objetivo de envolver pessoas já leitoras, quanto incentivar novos leitores.
Com o intuito de envolver a comunidade atendida pela BCVM, esse evento foi proposto de forma a oportunizar um momento de conversas e trocas junto aos convidados, trazendo à discussão aspectos relacionados ao livro e à leitura e como a estratégia de leitura pode ter colaborado para amenizar o isolamento social durante a pandemia de Covid-19.
Redes Sociais