Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Câmpus participa do 32º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, parceria entre IFRS e UFRGS

Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2012, 17h39 | Última atualização em Segunda, 22 de Outubro de 2012, 17h39 | Acessos: 1347

Foi realizado nos dias 18 e 19 de outubro, o 32º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química – 32º EDEQ, organizado este ano pela UFRGS em parceria com o IFRS Câmpus Porto Alegre. Com o tema “Saberes docentes: memórias, narrativas e práticas”, o Encontro teve como objetivo retomar as diversas etapas da construção da educação em ciências e Química no Rio Grande do Sul, bem como demonstrar as práticas que fazem a diferença quando se fala em educação.

O evento contou com várias atividades, entre conferências, mesas redondas, painéis em debates, práticas docentes, minicursos, comunicações orais e pôsteres, que ocorreram em diferentes espaços, distribuídos entre as dependências da UFRGS (FABICO, Câmpus Saúde, Centro e Planetário), além da sede do IFRS Câmpus Porto Alegre na rua Ramiro Barcelos.

Entre os participantes do encontro estavam, principalmente, docentes e futuros docentes, discentes de licenciatura em Química e em Ciências e estudantes de pós-graduação de diversas instituições de Ensino e cidades do Estado.

A abertura oficial do evento ocorreu na manhã do dia 18 de outubro, no Salão de Festas da Reitoria da UFRGS. A mesa de abertura contou com a presença do vice-reitor da Universidade, Rui Oppermann, ao lado dos professores Cesar Petzhold, diretor do Instituto de Química da UFRGS; Márcia Moraes, diretora adjunta de Ensino do IFRS Câmpus Porto Alegre; e Rochele Loguercio, coordenadora geral do 32º EDEQ. Oppermann salientou a importância das discussões sobre o tema e disse que esse evento “nos proporciona valiosas trocas de saberes”.

Difundir o conhecimento da Química é um dos aspectos do EDEQ. Segundo o diretor do Instituto de Química da UFRGS, “a Química vai além da sala de aula, está presente no cotidiano e aliar esses dois aspectos é fundamental ao professor e aos alunos”.

Com a palavra, a Comissão Organizadora

Integraram a Comissão Organizadora do 32º EDEQ os professores IFRS Câmpus Porto Alegre Andréia Zucolotto, Lúcio Vieira e Aline Nichele, além de professores da UFRGS.

Segundo a professora Andréia, coordenadora adjunta da Comissão Organizadora, a competência de todos foi fundamental para o sucesso do evento. Ela destaca que, desde o início da organização do evento contou-se ainda com a disponibilidade dos alunos do curso Licenciatura em Ciências da Natureza do Câmpus, que atuaram como voluntários e organizaram grupos de apoio de "azuizinhos" (em referência à cor da camiseta usada por eles) para os dias de realização do evento.

Conforme a coordenadora da comissão, organizar um evento desse porte exige um enorme planejamento prévio e, além disso, “é, sem dúvida, uma oportunidade para o grupo estreitar relações, nesse caso com as pessoas da UFRGS envolvidas. A organização deste tipo de evento reúne muitos colaboradores e este é um dos grandes méritos dessa experiência, perceber o espírito de colaboração entre todos. Cabe ainda salientar a disponibilidade de colegas do câmpus que participaram da comissão científica do evento”, reforça ela.

Andréia conta que todos participantes elogiaram o evento, citando a organização e os espaços de fala disponibilizados para todo o público participante. Além de palestras de nomes reconhecidos na área, também estudantes, professores da educação básica, e pós-graduandos tiveram espaço para mostrar seus trabalhos de pesquisa e suas experiências de sala de aula.

“Todos destacaram a participação de nossos alunos da Licenciatura em Ciências da Natureza, que atuaram como voluntários e se mostraram alegres e dispostos em todas atividades das quais participaram. A participação de nossos professores como avaliadores de pôsteres foi destacada pelos participantes, que sentiram seus trabalhos valorizados no evento”, comenta a professora.

Sobre a importância de um evento como esse, que debate o ensino da Química, tanto para docentes como futuros docentes, Andréia Zucolotto coloca que o encontro é um evento tradicional no Rio Grande do Sul, sendo inclusive desencadeador de evento similar em nível nacional. “É um importante espaço de trocas de experiência, de aproximação de pesquisadores, professores e licenciandos, na busca por caminhos para qualificação da educação. Nossos alunos mostram-se entusiasmados por fazer parte dessa história e já estão planejando sua participação no próximo EDEQ”, complementa.

O próximo EDEQ será em 2013, em data ainda a ser definida, na cidade de Ijuí, sob organização da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

Para saber mais sobre o evento de 2012, acesse: www.ufrgs.br/edeq2012

Confira algumas fotos da participação do Câmpus durante algumas atividades no 32º EDEQ, entre elas o Painéis em Debate IV - Cenários e Saberes através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com as professoras do Câmpus Carine Loureiro e Aline Nichele, e a apresentação oral da aluna Gabrielli Pio, com o trabalho "Situação didática: uma proposta para o ensino de Ciências", além dos alunos que participaram e coloboraram no evento:

Painéis em Debate IV - Cenários e Saberes através das TICs, com a professora Carine Loureiro, do IFRS Câmpus Porto Alegre      Painéis em Debate IV - Cenários e Saberes através das TICs, com a professora Aline Nichele, do IFRS Câmpus Porto Alegre   Painéis em Debate IV - Cenários e Saberes através das TICs, com a professora Aline Nichele, do IFRS Câmpus Porto Alegre

Apresentação oral da aluna do IFRS Câmpus Porto Alegre, Gabrielli Pio   Apresentação oral da aluna do IFRS Câmpus Porto Alegre, Gabrielli Pio   Acadêmicos da Licenciatura em Ciências do Câmpus Porto Alegre: Ivan, Patrick e Rudá   Os "azuizinhos", estudantes que colaboraram na realização do evento