Câmpus participa do 32º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, parceria entre IFRS e UFRGS
Foi realizado nos dias 18 e 19 de outubro, o 32º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química – 32º EDEQ, organizado este ano pela UFRGS em parceria com o IFRS Câmpus Porto Alegre. Com o tema “Saberes docentes: memórias, narrativas e práticas”, o Encontro teve como objetivo retomar as diversas etapas da construção da educação em ciências e Química no Rio Grande do Sul, bem como demonstrar as práticas que fazem a diferença quando se fala em educação.
O evento contou com várias atividades, entre conferências, mesas redondas, painéis em debates, práticas docentes, minicursos, comunicações orais e pôsteres, que ocorreram em diferentes espaços, distribuídos entre as dependências da UFRGS (FABICO, Câmpus Saúde, Centro e Planetário), além da sede do IFRS Câmpus Porto Alegre na rua Ramiro Barcelos.
Entre os participantes do encontro estavam, principalmente, docentes e futuros docentes, discentes de licenciatura em Química e em Ciências e estudantes de pós-graduação de diversas instituições de Ensino e cidades do Estado.
A abertura oficial do evento ocorreu na manhã do dia 18 de outubro, no Salão de Festas da Reitoria da UFRGS. A mesa de abertura contou com a presença do vice-reitor da Universidade, Rui Oppermann, ao lado dos professores Cesar Petzhold, diretor do Instituto de Química da UFRGS; Márcia Moraes, diretora adjunta de Ensino do IFRS Câmpus Porto Alegre; e Rochele Loguercio, coordenadora geral do 32º EDEQ. Oppermann salientou a importância das discussões sobre o tema e disse que esse evento “nos proporciona valiosas trocas de saberes”.
Difundir o conhecimento da Química é um dos aspectos do EDEQ. Segundo o diretor do Instituto de Química da UFRGS, “a Química vai além da sala de aula, está presente no cotidiano e aliar esses dois aspectos é fundamental ao professor e aos alunos”.
Com a palavra, a Comissão Organizadora
Integraram a Comissão Organizadora do 32º EDEQ os professores IFRS Câmpus Porto Alegre Andréia Zucolotto, Lúcio Vieira e Aline Nichele, além de professores da UFRGS.
Segundo a professora Andréia, coordenadora adjunta da Comissão Organizadora, a competência de todos foi fundamental para o sucesso do evento. Ela destaca que, desde o início da organização do evento contou-se ainda com a disponibilidade dos alunos do curso Licenciatura em Ciências da Natureza do Câmpus, que atuaram como voluntários e organizaram grupos de apoio de "azuizinhos" (em referência à cor da camiseta usada por eles) para os dias de realização do evento.
Conforme a coordenadora da comissão, organizar um evento desse porte exige um enorme planejamento prévio e, além disso, “é, sem dúvida, uma oportunidade para o grupo estreitar relações, nesse caso com as pessoas da UFRGS envolvidas. A organização deste tipo de evento reúne muitos colaboradores e este é um dos grandes méritos dessa experiência, perceber o espírito de colaboração entre todos. Cabe ainda salientar a disponibilidade de colegas do câmpus que participaram da comissão científica do evento”, reforça ela.
Andréia conta que todos participantes elogiaram o evento, citando a organização e os espaços de fala disponibilizados para todo o público participante. Além de palestras de nomes reconhecidos na área, também estudantes, professores da educação básica, e pós-graduandos tiveram espaço para mostrar seus trabalhos de pesquisa e suas experiências de sala de aula.
“Todos destacaram a participação de nossos alunos da Licenciatura em Ciências da Natureza, que atuaram como voluntários e se mostraram alegres e dispostos em todas atividades das quais participaram. A participação de nossos professores como avaliadores de pôsteres foi destacada pelos participantes, que sentiram seus trabalhos valorizados no evento”, comenta a professora.
Sobre a importância de um evento como esse, que debate o ensino da Química, tanto para docentes como futuros docentes, Andréia Zucolotto coloca que o encontro é um evento tradicional no Rio Grande do Sul, sendo inclusive desencadeador de evento similar em nível nacional. “É um importante espaço de trocas de experiência, de aproximação de pesquisadores, professores e licenciandos, na busca por caminhos para qualificação da educação. Nossos alunos mostram-se entusiasmados por fazer parte dessa história e já estão planejando sua participação no próximo EDEQ”, complementa.
O próximo EDEQ será em 2013, em data ainda a ser definida, na cidade de Ijuí, sob organização da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.
Para saber mais sobre o evento de 2012, acesse: www.ufrgs.br/edeq2012
Confira algumas fotos da participação do Câmpus durante algumas atividades no 32º EDEQ, entre elas o Painéis em Debate IV - Cenários e Saberes através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com as professoras do Câmpus Carine Loureiro e Aline Nichele, e a apresentação oral da aluna Gabrielli Pio, com o trabalho "Situação didática: uma proposta para o ensino de Ciências", além dos alunos que participaram e coloboraram no evento:
Redes Sociais