Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Campus Porto Alegre é uma das instituições participantes do programa Scratch Educação Colaborativa

Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2022, 17h00 | Última atualização em Sexta, 20 de Mai de 2022, 18h30 | Acessos: 704

Na tarde de quarta-feira, 18 de maio, os professores André Peres, Silvia de Castro Bertagnolli, Marcia Hafele Islabão Franco, Marcelo Augusto Rauh Schmitt, Evandro Manara Miletto e Fabio Yoshimitsu Okuyama, do curso de Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS - Campus Porto Alegre, juntamente com alunos e ex-alunos do MPIE, da pesquisadora Carolina Rodeghiero, coordenadora pedagógica da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e professora visitante do Campus Porto Alegre pelo POALAB durante os anos de 2020 e 2021, e de Fabiana Lorenzi, articuladora nacional da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, celebraram o Scratch Day, em comemoração aos 15 anos do ambiente de programação Scratch. A atividade foi realizada no espaço do POALAB. Na ocasião, o grupo também celebrou a escolha do Campus Porto Alegre como uma das instituições participantes do programa Scratch Educação Colaborativa (SEC) da Fundação Scracth para os anos de 2022 a 2024.

O SEC é uma iniciativa que apoia e envolve organizações participantes de todo o mundo em uma experiência colaborativa em grupo, para fortalecer o compromisso da organização e implementação de equidade com programação criativa utilizando o Scratch e o ScratchJr. Os participantes desse programa se envolvem em uma série de experiências de aprendizagem colaborativa que são co-desenvolvidas e co-facilitadas por organizações parceiras do Scratch, enquanto trabalham para criar uma comunidade de prática autossustentável e estabelecer modelos de recursos de programação criativa centrados na equidade. Saiba mais no site: https://sip.scratch.mit.edu/sec/ .