Campus Porto Alegre inicia segunda edição do projeto IPEC para jovens com necessidades especiais
No último dia 20 de abril, o Campus Porto Alegre do IFRS deu início à segunda edição do Projeto de Iniciação em Panificação e Confeitaria (IPEC), curso voltado a jovens com necessidades especiais das escolas municipais de Porto Alegre.
O IPEC é destinado aos jovens aprendizes das escolas de educação especial de Porto Alegre vinculados ao Programa de Trabalho Educativo (PTE). O Projeto foi criado dentro do programa Alimentos, ação de Extensão do Campus Porto Alegre do IFRS, juntamente com o PTE das Escolas Especiais da Rede Municipal da capital, para aumentar as possibilidades de uma relação entre a educação especial e o mercado de trabalho.
A atividade visa iniciar os alunos nas técnicas básicas da panificação e da confeitaria e é formado por dois módulos: Curso de Iniciação em Confeitaria e o Curso de Iniciação em Panificação. Participam desta edição 12 alunos das escolas municipais Elyseu Paglioli e Lygia Morrone Averbuck.
Durante 12 oficinas, com aulas todas as quartas-feiras pela manhã, o projeto prevê, além da execução de formulações, ensinar noções básicas de higiene e manipulação de alimentos, características de qualidade e segurança no trabalho.
Os cursos são organizados e ministrados pelos professores do Curso Técnico de Panificação e Confeitaria, com o apoio do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do Campus Porto Alegre do IFRS, e as aulas ocorrem no laboratório de Panificação e Confeitaria do campus.
A primeira edição do IPEC foi em 2010. “Os primeiros cursos foram muito gratificantes. Os pais, professores e alunos ficaram surpreendidos com as habilidades desenvolvidas pela primeira turma”, comenta a professora Andrea Bordin Schumacher, do Técnico de Panificação e Confeitaria e responsável pelo Projeto IPEC.
Confira algumas fotos da primeira aula, ocorrida na semana passada, quando os alunos participaram da oficina "Elaboração de docinhos cobertos com chocolate".
Redes Sociais