Câmpus Porto Alegre integra Fórum das Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre
O Câmpus Porto Alegre do IFRS agora integra o Fórum das Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre, rede permanente de trabalho conjunto com a prefeitura da capital para promover estudos e debates e buscar soluções para a cidade. O decreto municipal que institui o Fórum foi assinado pelo prefeito José Fortunati na última quarta-feira, 15 de abril. No evento, realizado no Salão Nobre do Paço dos Açorianos, 21 instituições interessadas em participar do colegiado, entre elas o IFRS, assinaram o termo de adesão. O diretor-geral do câmpus, Paulo Sangoi, esteve presente na ocasião para a assinatura do termo.
Com a publicação do decreto, todas as instituições de ensino superior de Porto Alegre que desejarem participar do Fórum poderão fazer a adesão. Fortunati destacou a importância dessa medida para qualificar políticas públicas e ações de governo, buscando um melhor atendimento à população. “É fundamental essa integração do saber com o fazer. As universidades têm um papel muito maior do que formar bons profissionais para o mercado de trabalho. Têm a responsabilidade de formar profissionais preparados para pensar e construir uma sociedade mais justa, cidades melhores, com qualidade de vida e serviços eficientes”, afirmou o prefeito. Ele disse ainda que pela primeira vez vê tantas instituições de ensino superior participarem juntas de um projeto, e que isso já é um indicativo da disposição para somar esforços na busca de soluções para os desafios enfrentados pelo poder público e pelas comunidades de Porto Alegre.
O Fórum das Instituições de Ensino Superior tem como objetivo promover estudos, debates e seminários na área de ciência, inovação e tecnologia e o desenvolvimento de ações, projetos e propostas para a consecução de políticas públicas nesta área. A secretária do Gabinete de Inovação e Tecnologia da prefeitura (Inovapoa), Maria Fernanda Bermudez, elogiou o empenho de servidores e instituições para concretizar a ideia. “O resultado deverá ser inúmeras ideias, incontáveis oportunidades que surgirão com esses debates, com essa troca. Porto Alegre deve ganhar destaque no ambiente acadêmico brasileiro e internacional a partir desse trabalho”, concluiu.
A primeira reunião oficial do colegiado ocorre no dia 23 de abril, tendo na pauta a discussão do planejamento anual das atividades do Fórum. A partir deste encontro, os membros terão 180 dias para a criação do seu regulamento interno.
Histórico – A criação do Fórum permanente e com todas as instituições de ensino superior, com sede na Capital, foi proposta pela prefeitura em 24 de novembro de 2014. A proposição começou a ser desenhada em agosto daquele ano, a partir de uma reunião com a presença de diversas instituições de ensino, parceiras do Inovapoa em projetos na área de qualificação, empreendedorismo e sustentabilidade, convidadas a debater a ideia. Pelo termo de adesão, serão representantes titulares do Fórum o reitor, o vice-reitor, pró-reitor, diretor-geral, o vice-diretor da instituição, sendo aceitos como representantes suplentes os substitutos que detenham cargo de direção.
Entidades que aderiram ao Fórum:
- Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing;
- Centro Educacional São Camilo;
- Centro Universitário Metodista IPA;
- Centro Universitário Ritter dos Reis;
- Factum Centro de Idéias em Educação S/S Ltda;
- Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – Fadergs;
- Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministerio Público – FMP;
- Faculdade de Tecnologia da Saúde – Fasaúde;
- Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre;
- Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre;
- Faculdade Faccentro;
- Faculdade IDC;
- Faculdade Monteiro Lobato;
- Faculdade Senac Porto Alegre;
- Faculdades Integradas São Judas Tadeu;
- FTec;
- Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios – Ibgen;
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS;
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS;
- Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos;
- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs;
- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – Ufcspa;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da PMPA)
Dirigentes das IES durante o ato de assinatura do termo de adesão, com o prefeito
(Foto: Luciano Lanes/PMPA)
Redes Sociais