Câmpus Porto Alegre do IFRS realiza aula inaugural da sua segunda turma do Programa Mulheres Mil
Aconteceu na tarde de terça-feira, 24 de setembro, a Aula Inaugural da segunda turma do curso de Higienização em Serviços de Saúde do Programa Mulheres Mil do IFRS - Câmpus Porto Alegre.
Para compor a mesa do evento foram convidados o Diretor-Geral do Câmpus Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoi, o professor Walter Karwatzki, como representante da Diretoria de Extensão do Câmpus, a Coordenadora do Curso de Higienização de Serviços de Saúde e Representante do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Suzana Tambara, o Coordenador de Assessoria dos Territórios de Paz do Rio Grande do Sul, Carlos Roberto Correa, e a Gestora Institucional do Programa Mulheres Mil no IFRS, Gina Valente.
As primeiras palavras de boas-vindas às alunas vieram do Diretor do Campus Porto Alegre, Paulo Sangoi. Segundo ele, essa parceria entre duas grandes instituições como o IFRS e o GHC é o primeiro passo para uma mudança de vida para essas mulheres.
– Aproveitem. Aproveitem porque essas duas instituições são referências, tanto na área da saúde como na educação. E essa oportunidade é única. Sabemos que teremos desafios e dificuldades, mas estaremos todos juntos -, colocou Sangoi.
Já o professor Walter Karwatzki afirmou que as mulheres que foram selecionadas devem se considerar privilegiadas por poderem fazer parte de um Programa como esse. De acordo com ele, o programa é uma forma de mudar a vida das mulheres e ainda disse se sentir orgulhoso de poder ajudar nessa transformação.
A representante do GHC e Coordenadora do curso de Higienização de Serviços de Saúde, Suzana Tambara afirmou que existe uma demanda crescente para essa profissão e que todas estarão bem aparadas.
– Nós contamos com vocês. Contamos com o empenho de vocês. Vocês têm uma importância muito grande para nós, que estamos dando essa formação, mas para a sociedade como um todo. Vocês mudaram a vida de outras pessoas -, declarou Suzana.
Por sua vez, o coordenador de Assessoria dos Territórios de Paz do RS, Carlos Correa, destacou a importância da mulher e, mais do que isso, a importância da mãe para a mudança de toda a sociedade:
– Vocês, mulheres que estão aqui, hoje, são quem pode fazer a transformação. As mulheres de cada família são as que repassam para seus filhos aquilo que a sociedade pensam e se ela muda a família toda muda.
A Gestora Institucional do Programa Mulheres Mil no IFRS, Gina Valente, incentivou as mulheres presentes falando que a mesmas têm a capacidade de mudar o que está ao redor delas e, por isso, todas são tão importantes.
– A gente acredita em vocês, a sociedade acredita em vocês. Por isso tenham força, coragem. Mesmo com todas as dificuldades que enfrentarão saibam que o esforço será, e muito, reconhecido - , disse Gina.
Como parte das atividades do dia, a professora da área de Ciências Humanas do IFRS - Câmpus Porto Alegre Aline Ferraz realizou uma palestra que abordou sobre a Construção do Feminismo e das Relações de Gênero presentes na sociedade.
Ao final do encontro, as alunas receberam kits de material do curso, cartões vale-transporte e tickets alimentação.
O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído pela Portaria do Ministério da Educação nº 1.015/2011 e tem como objetivo fornecer as bases de uma política social de inclusão e gênero, contribuindo com a promoção da cidadania e a qualificação profissional de mulheres em condição de vulnerabilidade social.
Galeria de fotos:
Notícias relacionadas:
Gestoras do Programa Mulheres Mil do Câmpus Porto Alegre visitam comunidade da Lomba do Pinheiro
Reunião com servidores do Câmpus esclarece sobre a implantação do programa Mulheres Mil
Redes Sociais