Campus Porto Alegre realiza intervenção no Dia de Combate à AIDS
1º de Dezembro é o Dia Mundial de Combate à AIDS. Esse dia é destinado à conscientização e ao combate à doença. A proposta é chamar atenção para a necessidade do exame, a prevenção e também para acabar com o preconceito às pessoas infectadas.
Hoje já não existem mais grupos de risco, mas comportamentos de risco, já que o vírus se difunde de forma geral na população. A AIDS atinge indivíduos heterossexuais, homens ou mulheres, jovens na sua maioria pobres, com baixo grau de escolaridade. A transmissão predominante ocorre pelas vias sexual e sangüínea, além de o contágio também poder ocorrer em salões de beleza, através de alicates de unha, no uso compartilhado de agulhas, em consultórios odontológicos, ao colocar piercings e fazer tatuagens, etc.
Portanto, a AIDS/HIV não é transmitida pelo abraço, toque, ao compartilhar talheres, usar o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, na piscina, praia, etc. Deste modo, não se contrai AIDS estendendo a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.
A AIDS é uma doença grave que ainda não tem cura, mas hoje existem remédios que a controlam. Por isso, a prevenção é a melhor ferramenta na luta contra a AIDS e o uso de PRESERVATIVOS em TODAS as relações sexuais ainda é a principal maneira de prevenir-se.
O governo brasileiro oferece exame para constatar a doença através dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), que dão todo o apoio para os infectados.
No Campus Porto Alegre, nesse dia, haverá distribuição de preservativos.
Maiores informações:
CTA-Estadual: Av. João Pessoa, 1327. Fone: 3901-1418 e 3901-1447
Disque-AIDS: 0800-5410197 e 0800-611997
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.aids.gov.br
Equipe técnica:
Aline Martins Disconsi – Psicóloga CRP 07/16956 Janaína Turcato Zanchin – Psicóloga CRP 07/15051 Martha Helena Weizenmann – Assistente Social CRESS 8190 Fone: 3308-5393 / Sala 217 |
Redes Sociais