Campus Porto Alegre sedia segundo módulo do Projeto de Formação GESAC
De 7 a 12 de fevereiro, o Campus Porto Alegre do IFRS está sediando o segundo módulo do Projeto de Formação GESAC.
Estão sendo recebidos nas dependências do campus, representantes de diversas comunidades carentes, indígenas e quilombolas, que irão participar de treinamentos sobre informática e cidadania.
Este treinamento visa à formação de monitores (multiplicadores) que irão disseminar este conhecimento em suas comunidades, onde estão instalados pontos de acesso a Internet Banda Larga através do Projeto Gesac.
Os conteúdos serão ministrados por professores do Instituto Federal do Paraná – IFPR e do Ministério da Educação – MEC.
O Projeto – O Projeto Formação Gesac está inserido no programa de inclusão digital GESAC – sigla de “Governo Eletrônico – Serviços de Atendimento ao Cidadão”, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações há cerca de oito anos, que leva internet em banda larga a mais de 11 mil telecentros em todo o país e utiliza ferramentas de tecnologia da informação e da comunicação para promover inclusão digital em todos os estados brasileiros, em especial em locais de difícil acesso e em comunidades em estado de vulnerabilidade social.
Com duração inicial de um ano, o Projeto capacita monitores e multiplicadores para a formação em mais de 700 pontos previamente selecionados por não possuírem atendimento de formação em Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs). O projeto beneficia mais de duas mil pessoas em todo o país.
A rede educacional é formada por professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), alunos tutores, monitores e multiplicadores. Os Promotores de Inclusão Digital (PIDs) apoiam a qualificação do uso dos Pontos Gesac, promovem o desenvolvimento de projetos comunitários, fortalecendo as redes de conhecimento e subsidiando a equipe de gestão do projeto.
O Projeto investe na utilização da tecnologia para a transformação social e por isso realiza nas cinco regiões do país, um programa de formação voltado para a construção de alternativas reais de interação com autonomia nas redes digitais, de participação social e política das comunidades e sujeitos envolvidos.
A formação desenvolve conteúdos gerais e específicos: Educomunicação, Educação e Cidadania, EAD, Software, Hardware e Redes. As temáticas são abordadas visando a transversalidade da tecnologia com outras áreas: comunicação comunitária, conselho gestor, economia solidária, consciência ambiental, educação e cultura.
O Projeto Formação Gesac é desenvolvido pelo Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério da Educação e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no endereço gesac.wordpress.com e no www.gesac.gov.br.
Redes Sociais