Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Programas de mestrado do campus recebem visita de pesquisadora de universidade francesa

Publicado: Terça, 17 de Mai de 2022, 15h54 | Última atualização em Terça, 17 de Mai de 2022, 17h25 | Acessos: 452

Entre os dias 10 e 13 de maio, o IFRS - Campus Porto Alegre recebeu a visita de Julie Thomas, pesquisadora e professora da Universidade Jean Monnet, situada na cidade de Saint-Étienne/França. A visita faz parte da construção de uma parceria com os mestrados profissionais de Informática na Educação (MPIE) e de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRS.

Após conhecer as instalações do Campus, durante a semana, a pesquisadora reuniu-se com as coordenações e professores dos referidos cursos, com vistas a discutir possibilidades de cooperação de ensino e pesquisa entre as instituições.

Na terça-feira, 10 de maio, à tarde, no auditório 913, no 9º andar da Torre Norte, houve encontro de Julie com pesquisadores do Campus e representante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS). Na quarta-feira, 11 de maio, a pesquisadora participou de atividades no IFRS - Campus Osório, com estudantes do curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica.

Já no dia 12, quinta-feira, ocorreu uma reunião entre a professora francesa e a comissão editorial da revista Scientia Tec, no turno da manhã, firmando uma parceria na elaboração de dois dossiês que tratarão dos processos de permanência e êxito de estudantes da EPT na França e no Brasil. À tarde, a docente relatou suas atividades de pesquisa e ensino aos professores do Mestrado ProfEPT, e foram discutidas as possibilidades de pesquisas conjuntas envolvendo gênero e ações de permanência e êxito na educação profissional e tecnológica.

Na manhã de sexta-feira, 13, Julie esteve com a turma ingressante em 2022 do Mestrado ProfEPT (fotos abaixo), no auditório do 9º andar da Torre Norte. Na oportunidade, ela apresentou sua pesquisa, detalhando os aspectos metodológicos e apontando semelhanças e diferenças entre pesquisas brasileiras e francesas na área da EPT. Estavam presentes os docentes que ministram as disciplinas de Metodologia e Seminário de Pesquisa e os mestrandos da turma 2022

Finalizando sua agenda no Campus, ainda na sexta-feira, durante a tarde, encontrou-se com professores do MPIE no POALAB, laboratório de fabricação digital do Campus (foto).

Socióloga e educadora física, Julie Thomas dedica-se sobretudo ao estudo de temas como corpo, gênero, sexualidade e saúde no contexto da educação profissional francesa.