Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Curso Técnico em Redes de Computadores faz visita técnica ao CPD da UFRGS

Curso Técnico em Redes de Computadores faz visita técnica ao CPD da UFRGS

Publicado: Terça, 23 de Abril de 2024, 05h33 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2024, 05h35 | Acessos: 213

No último dia 18/04/2024, os alunos do 3º Semestre do Curso Técnico em Redes de Computadores do IFRS, campus Porto Alegre tiveram a oportunidade única de participar de uma visita técnica ao Centro de Processamento de Dados (CPD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A visita foi conduzido pelo Professor César Augusto Hass Loureiro, Coordenador do curso. Como membro ativo do projeto do Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Rio Grande do Sul, o Professor César compartilhou valiosos insights em uma breve palestra sobre o funcionamento intrincado da Internet, tanto em escala nacional quanto regional. Detalhes sobre o fluxo de dados, tráfego e hierarquias dos controladores foram minuciosamente explicados, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda e prática do mundo das redes de computadores.

Além da palestra, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura de Datacenter da RNP, da metroPOA  e do IX (Internet eXchange), que abriga mais de 350 sistemas autônomos . Essa imersão prática permitiu aos alunos relacionar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com as aplicações reais do campo da tecnologia da informação.

A visita contou com a presença não apenas do Professor César, mas também de outros docentes,  entre eles os Professores Alex Martins de Oliveira, Marcelo Augusto Rauh Schmitt e Timoteo Alberto Peters Lange, todos eles contribuindo ativamente para o avanço do ensino de Redes de Computadores no instituto.