Divulgada classificação dos projetos de pesquisa do IFRS que concorrem a bolsas do CNPq
Foi divulgada no dia 16 de julho a classificação final dos projetos de pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) que concorrem a bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo Edital Propi/IFRS nº 009/2013. Os que obtiveram as melhores classificações serão contemplados conforme o número de bolsas que deve ser informado pelo CNPq a partir de 19 de julho.
O edital abrange três modalidades: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).
Do câmpus Porto Alegre foram selecionados oito projetos, sendo que um deles ficou em primeiro lugar na classificação: o projeto "Imagens em acervos que narram os tempos do trabalho na cidade".
Clique aqui para conferir a lista de todos os projetos selecionados.
Para realizar as avaliações, o Comitê Institucional dos Programas de Bolsas do CNPq do IFRS, composto por representantes da área de pesquisa dos 12 câmpus, reuniu-se na Reitoria nos dias 15 e 16 de julho. No dia 16, pesquisadores do CNPq também participaram, para averiguação do processo.
Integraram a comissão externa os bolsistas de produtividade CNPq Mara Zeni Andrade (UCS), Maura Corcini Lopes (Unisinos) e Alberto Miele (Embrapa). Eles reuniram-se com o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRS, Júlio Xandro Heck, e com o comitê institucional.
O presidente do comitê institucional, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, do Câmpus Bento Gonçalves, colocou que 55 projetos foram recebidos, um número considerado expressivo. Para a nota de classificação, consideraram-se o currículo lattes dos pesquisadores (docentes ou técnicos-administrativos da instituição) e o mérito dos projetos.
No site da reitoria do IFRS (www.ifrs.edu.br), link Pesquisa/Editais - Edital Propi 009/2013, é possível conferir todas as divulgações do processo.
(Texto adaptado, com informações e fotos do Departamento de Comunicação do IFRS - Reitoria)
Redes Sociais