Docentes do IFRS podem se cadastrar para atuar no mestrado em rede dos IFs; campus será um dos polos
Foi divulgado na quarta-feira, 16 de novembro de 2016, o edital para credenciamento de novos docentes para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O mestrado será ofertado em rede e contará com a participação de 18 institutos federais.
Conforme o edital, cada um dos institutos participantes especificou as áreas de atuação dos docentes dos quais necessita e o número de vagas. No total, em todo o Brasil, são 70 vagas.
As inscrições ficarão abertas até o dia 02 de dezembro. Os interessados devem procurar os coordenadores locais do ProfEPT para fazer a inscrição. A coordenação do IFRS está sob a responsabilidade da professora Clarice Monteiro Escott e as inscrições deverão ser feitas por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., juntamente com o encaminhamento da documentação citada no edital.
O pedido de credenciamento deverá ser enviado para o coordenador local do ProfEPT, acompanhado de uma cópia atualizada do Currículo Lattes, dos formulários anexos ao edital e de uma carta de anuência do diretor do campus em que atua declarando ciência da necessidade de 15 horas semanais dedicadas ao ProfEPT. O resultado parcial do credenciamento sai no dia 08 de dezembro, já o final, no dia 20 de dezembro.
Acesse o edital de credenciamento de docentes para o ProfEPT.
Informações complementares
O Comitê Gestor e a Comissão Acadêmica Nacional do programa de mestrado se reuniram no início de outubro para fazer os encaminhamentos pertinentes à abertura da primeira turma. Conforme as deliberações, o edital para alunos do ProfEPT tem previsão de ser publicado no início de 2017, e a expectativa é que as inscrições aconteçam entre fevereiro e março de 2017.
Em abril, haverá um exame nacional de seleção que acontecerá no mesmo dia, e ao mesmo tempo, em todos os 18 polos. A previsão é ofertar 400 vagas no mestrado, que tem formato semipresencial, com 510 horas de atividades didáticas e duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT; e Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT. Poderão cursar o mestrado profissional tanto os servidores docentes e técnico-administrativos dos institutos, quanto o público externo.
Veja os 18 institutos federais que terão polos do ProfEPT:
Instituto Federal do Amazonas
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Espírito Santo
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal de Goiás
Instituto Federal do Paraná
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Polo: Campus Porto Alegre
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal de Sergipe
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Redes Sociais