Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Dois trabalhos de estudantes do Campus são premiados com Destaque no 7º Salão do IFRS

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 12h50 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2022, 15h01 | Acessos: 569

Estão divulgados os Destaques do 7º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. São destacados trabalhos do 11º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict), 10º Seminário de Extensão (Semex), 9º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept), 7º Seminário de Pós-graduação (SPG), e Mostra de Inovação e Tecnologias.

Dois trabalhos de estudantes do Campus Porto Alegre receberam Destaque, um no Sict e outro no SPG. São eles:

Destaque SICT

Título: Condições ambientais de praças públicas de Porto Alegre, localizadas em regiões com diferentes realidades socioeconômicas, como fator estimulador à prática da atividade física

• Autor: Daniel Ortiz Prado (Licenciatura em Ciências da Natureza)
  • Orientador: Ângelo Cássio Magalhães Horn
  • Área: Ciências da Saúde
  • Classificação na área: 2º lugar

Destaque SPG

Título: Competências para inovar: uma perspectiva dos pesquisadores brasileiros e noruegueses

• Autor: Kelly Rodrigues Janoski (Mestrado ProfNIT)
  • Orientador: Marília Bonzanini Bossle
  • Área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Classificação na área: 3º lugar

Os estudantes autores dos trabalhos receberão certificado de destaque. Confira a lista geral com todos os premiados.

O 7º Salão do IFRS ocorreu de 03 a 05 de novembro, no Campus Bento Gonçalves. O Campus Porto Alegre participou do início ao fim do evento, com 35 trabalhos inscritos, entre projetos de pesquisa, extensão, ensino e indissociáveis. A delegação do Campus contou com 25 estudantes bolsistas e 12 servidores. Os diretores de Extensão, Helen Scorsatto Ortiz, de Ensino, Marcia Bündchen, e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcelo Mallet Siqueira Campos, estiveram presentes e trabalharam também como avaliadores, respectivamente, no Semex, no Semept e no Sict.

Delegação do Campus Porto Alegre no 7º Salão do IFRS

A sétima edição do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS foi especial. Realizada de 3 a 5 de novembro de 2022, marcou a volta ao formato presencial, depois de dois anos ocorrendo virtualmente devido à pandemia de Covid-19; foi o maior evento já realizado; e promoveu uma aproximação com as culturas indígenas.

O Salão 2022 teve a apresentação de cerca de 650 trabalhos, e a presença de mais de mil estudantes e servidores nos espaços do Campus Bento Gonçalves. Os três dias representaram uma amostra do que o IFRS faz de melhor. Foram momentos para compartilhar experiências, apresentar talentos, aprender com a diversidade dos 17 campi e refletir sobre a importância do respeito às diferenças. Foi também uma oportunidade para reencontros, abraços e integração.

A qualidade dos trabalhos apresentados pelos estudantes foi destacada pelos gestores da instituição, pelos avaliadores das sessões e também pelo comitê do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) presente. Na cerimônia de encerramento, na manhã do dia 5, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, salientou que os objetivos do Salão foram atingidos. “Nosso objetivo em um evento como este é prestar contas de tudo que estamos fazendo. Não por acaso tivemos aqui este ano mais de 650 projetos e ações apresentados: de pesquisa, de extensão, de ensino, de inovação, de arte e cultura, de internacionalização, de pós-graduação. Ou seja, o objetivo primeiro foi absolutamente atingido.”

Júlio lembrou, no entanto, que havia outro objetivo com esta sétima edição. “Queríamos ver o sorriso de vocês, a alegria de voltar ao IFRS. Tê-los reunidos aqui de novo, conversando, trocando abraços, experiências e compartilhando o que acontece nas nossas unidades. E esse objetivo da alegria, da esperança, também foi plenamente atingido.”

O reitor, os pró-reitores Marlova Benedetti (Extensão) e Lucas Coradini (Ensino) e a pró-reitora adjunta Marilia Bonzanini Bossle (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) fizeram agradecimentos às equipes das Pró-reitorias e aos coletivos dos campi que trabalharam pela realização do evento. Destacaram que o 7º salão será marcado pela alegria e pela esperança de que com educação, ciência, democracia, respeito ao meio ambiente, à diversidade étnica e cultural é possível construir um Brasil melhor.

Sobre a sétima edição

O 7º Salão teve como tema central “Descolonizar o pensamento: ciência e saberes populares no bicentenário da independência do Brasil”. Para promover reflexões e aprendizados sobre os povos originários, houve uma roda de conversa com caciques de quatro comunidades indígenas Mbyá-Guarani, feira de artesanato indígena, uma atividade sobre a cultura Kaingáng e a palestra de abertura foi intitulada “Ciência e saberes populares como instrumento de emancipação social”.

O Salão é uma oportunidade de divulgação do que é produzido na instituição durante o ano letivo, em especial em projetos de pesquisa, extensão e ensino. Os estudantes apresentam oralmente os trabalhos dos quais participam como bolsistas ou voluntários, recebendo uma avaliação.

Congregou o evento o 11º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); 10º Seminário de Extensão (Semex); 9º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); 7º Seminário de Pós-Graduação (SPG); 7º Seminário de Internacionalização; Sessão de Indissociabilidade; Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT); Mostra de Protótipos Automotivos; Mostra de Arte; 1º Encontro de Educação a Distância (EaD), Feira de Sabores e Saberes e paralelamente, ocorreu também a Mostra técnico-científica do Campus Bento Gonçalves. Teve também um Espaço Kids, para acolher crianças e famílias durante o evento.

Acesse o informativo especial sobre o 7º Salão.