Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Dois trabalhos de estudantes do Campus são premiados com Destaque no 7º Salão do IFRS
Início do conteúdo da página

Dois trabalhos de estudantes do Campus são premiados com Destaque no 7º Salão do IFRS

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 12h50 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2022, 15h01 | Acessos: 569

Estão divulgados os Destaques do 7º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. São destacados trabalhos do 11º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict), 10º Seminário de Extensão (Semex), 9º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept), 7º Seminário de Pós-graduação (SPG), e Mostra de Inovação e Tecnologias.

Dois trabalhos de estudantes do Campus Porto Alegre receberam Destaque, um no Sict e outro no SPG. São eles: 

Destaque SICT

Título: Condições ambientais de praças públicas de Porto Alegre, localizadas em regiões com diferentes realidades socioeconômicas, como fator estimulador à prática da atividade física

  • Autor: Daniel Ortiz Prado (Licenciatura em Ciências da Natureza)
  • Orientador: Ângelo Cássio Magalhães Horn
  • Área: Ciências da Saúde
  • Classificação na área: 2º lugar

Destaque SPG 

Título: Competências para inovar: uma perspectiva dos pesquisadores brasileiros e noruegueses

  • Autor: Kelly Rodrigues Janoski (Mestrado ProfNIT)
  • Orientador: Marília Bonzanini Bossle
  • Área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Classificação na área: 3º lugar

Os estudantes autores dos trabalhos receberão certificado de destaque. Confira a lista geral com todos os premiados.

O 7º Salão do IFRS ocorreu de 03 a 05 de novembro, no Campus Bento Gonçalves. O Campus Porto Alegre participou do início ao fim do evento, com 35 trabalhos inscritos, entre projetos de pesquisa, extensão, ensino e indissociáveis. A delegação do Campus contou com 25 estudantes bolsistas e 12 servidores. Os diretores de Extensão, Helen Scorsatto Ortiz, de Ensino, Marcia Bündchen, e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcelo Mallet Siqueira Campos, estiveram presentes e trabalharam também como avaliadores, respectivamente, no Semex, no Semept e no Sict. 

 

Delegação do Campus Porto Alegre no 7º Salão do IFRS

 

A sétima edição do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS foi especial. Realizada de 3 a 5 de novembro de 2022, marcou a volta ao formato presencial, depois de dois anos ocorrendo virtualmente devido à pandemia de Covid-19; foi o maior evento já realizado; e promoveu uma aproximação com as culturas indígenas.

O Salão 2022 teve a apresentação de cerca de 650 trabalhos, e a presença de mais de mil estudantes e servidores nos espaços do Campus Bento Gonçalves. Os três dias representaram uma amostra do que o IFRS faz de melhor. Foram momentos para compartilhar experiências, apresentar talentos, aprender com a diversidade dos 17 campi e refletir sobre a importância do respeito às diferenças. Foi também uma oportunidade para reencontros, abraços e integração.

A qualidade dos trabalhos apresentados pelos estudantes foi destacada pelos gestores da instituição, pelos avaliadores das sessões e também pelo comitê do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) presente. Na cerimônia de encerramento, na manhã do dia 5, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, salientou que os objetivos do Salão foram atingidos. “Nosso objetivo em um evento como este é prestar contas de tudo que estamos fazendo. Não por acaso tivemos aqui este ano mais de 650 projetos e ações apresentados: de pesquisa, de extensão, de ensino, de inovação, de arte e cultura, de internacionalização, de pós-graduação. Ou seja, o objetivo primeiro foi absolutamente atingido.”

Júlio lembrou, no entanto, que havia outro objetivo com esta sétima edição. “Queríamos ver o sorriso de vocês, a alegria de voltar ao IFRS. Tê-los reunidos aqui de novo, conversando, trocando abraços, experiências e compartilhando o que acontece nas nossas unidades. E esse objetivo da alegria, da esperança, também foi plenamente atingido.”

O reitor, os pró-reitores Marlova Benedetti (Extensão) e Lucas Coradini (Ensino) e a pró-reitora adjunta Marilia Bonzanini Bossle (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) fizeram agradecimentos às equipes das Pró-reitorias e aos coletivos dos campi que trabalharam pela realização do evento. Destacaram que o 7º salão será marcado pela alegria e pela esperança de que com educação, ciência, democracia, respeito ao meio ambiente, à diversidade étnica e cultural é possível construir um Brasil melhor. 

Sobre a sétima edição

O 7º Salão teve como tema central “Descolonizar o pensamento: ciência e saberes populares no bicentenário da independência do Brasil”. Para promover reflexões e aprendizados sobre os povos originários, houve uma roda de conversa com caciques de quatro comunidades indígenas Mbyá-Guarani, feira de artesanato indígena, uma atividade sobre a cultura Kaingáng e a palestra de abertura foi intitulada “Ciência e saberes populares como instrumento de emancipação social”.

O Salão é uma oportunidade de divulgação do que é produzido na instituição durante o ano letivo, em especial em projetos de pesquisa, extensão e ensino. Os estudantes apresentam oralmente os trabalhos dos quais participam como bolsistas ou voluntários, recebendo uma avaliação. 

Congregou o evento o 11º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); 10º Seminário de Extensão (Semex); 9º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); 7º Seminário de Pós-Graduação (SPG); 7º Seminário de Internacionalização; Sessão de Indissociabilidade; Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT); Mostra de Protótipos Automotivos; Mostra de Arte; 1º Encontro de Educação a Distância (EaD), Feira de Sabores e Saberes e paralelamente, ocorreu também a Mostra técnico-científica do Campus Bento Gonçalves. Teve também um Espaço Kids, para acolher crianças e famílias durante o evento.

Acesse o informativo especial sobre o 7º Salão.

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->