Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Educação em espaços prisionais foi tema de palestra aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza

Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2016, 08h16 | Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2016, 08h16 | Acessos: 723

Aconteceu no dia 20/10, no auditório térreo do IFRS – Campus Porto Alegre, uma roda de diálogo com o tema “Mulheres Mil: uma experiência no sistema prisional”. Os palestrantes foram os professores Fábio Azambuja Marçal e Guilherme Brandt de Oliveira, respectivamente atuais Diretor Geral e Diretor de Ensino do Campus Alvorada do IFRS.

O evento foi promovido pelas professoras do Campus Porto Alegre Helen Scorsatto Ortiz e Liliane Madruga Prestes como parte das discussões do componente “Educação na diversidade”, ministrado pelas mesmas. Participaram do evento discentes do quinto e do sétimo semestres do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, que puderam ter contato com experiências docentes em espaços não formais de ensino.

Em 2013, o Campus Alvorada promoveu, na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, o curso de Maquiagem Cênica, vinculado do Programa Mulheres Mil. Ao total, 27 apenadas se formaram, todas em situação de prisão em regime fechado. Os eixos e temáticas trabalhados foram: peles, rostos e formas faciais, maquiagem do dia a dia e de festas, entre outros.

Para o professor Marçal, o curso oferecido pelo IFRS no Madre Pelletier foi experiência bastante rica e necessária. “Rica porque movimentou o IFRS na busca de parcerias, algo que possibilitou atingir um público historicamente esquecido dos programas de educação profissional. Necessária porque potencializou, nas alunas e nos que se envolveram com o curso, elementos fundamentais de uma educação transformadora, como: respeito, solidariedade, qualidade profissional, entre outros”, explica.

Confira fotos da palestra:

[gallery link="file" ids="53496,53497,53498"]